Prime Contabilidade

Entenda quais são as diferenças entre rentabilidade e lucratividade

Entenda quais são as diferenças entre rentabilidade e lucratividade

Se você é um empreendedor, independente do porte de sua empresa, certamente já deve ter ouvido falar sobre rentabilidade e lucratividade. Apesar da semelhança dos dois termos, há muita diferença entre os seus conceitos e é muito comum que as pessoas se confundam com os seus respectivos significados. Mas, é importante entender as suas diferenças, pois na hora de fazer um planejamento de negócios detalhado ou até mesmo na gestão financeira de uma empresa a interpretação errônea entre rentabilidade e lucratividade pode causar problemas que podem comprometer a saúde financeira e até mesmo a existência de um negócio.

Nem sempre um produto ou serviço, que aparentemente é lucrativo, é também rentável para uma empresa em curto, médio ou longo prazo. Continue lendo este post para entender o porquê. Acompanhe:

1. Entendendo o conceito de Lucratividade

O conceito de lucratividade é bastante simples. O lucro de um determinado produto ou serviço consiste basicamente na receita que a empresa obtém com a sua comercialização. Após ter sido subtraído o seu custo de produção e os seus tributos. Ou seja:

Receita de venda - Custo de produção - Carga tributária = Lucro

Lucratividade = Lucro Líquido X 100 ÷ Receita Total

"Então, quer dizer que se a minha empresa está vendendo um determinado produto em grandes quantidades, estou obtendo rentabilidade nesta operação?"

Infelizmente não é tão simples assim, pois nem sempre a grande rotatividade de um produto e a entrada de lucro é rentável para uma empresa. Muitas vezes, a impressão de se estar lucrando pode, na verdade, estar dirigindo a empresa para um caminho sem volta na direção oposta.

2. Entendendo o conceito de Rentabilidade

Como dito acima, vender bastante nem sempre significa que a sua empresa está de fato em uma empreitada rentável. É preciso analisar alguns fatores de extrema importância para que seja possível determinar qual a sua margem de rentabilidade:

  • O preço que foi estipulado para a comercialização de um produto;
  • Quais são os descontos que andam sendo aplicados na venda deste produto;
  • A quantidade deste mesmo produto que a sua empresa tem em estoque;
  • Quais as estratégias de venda que a sua empresa tem utilizado para promover a sua venda;
  • O investimento utilizado para a produção do estoque do produto em questão.

O conceito de rentabilidade é mais amplo do que o conceito de lucratividade, uma vez que o lucro mostra apenas os resultados de um prazo mais curto (uma semana, um mês, um semestre ou um ano). A rentabilidade visa oferecer os resultados de retorno de investimento em longo prazo.

É lógico que não podemos ignorar o conceito de lucratividade, pois dependendo do ramo que sua empresa atua no mercado, como, por exemplo, a venda de produtos relacionados a uma temporada ou época específica do ano (roupas, acessórios, calçados e etc) há uma necessidade de que a lucratividade seja maior do que o habitual.

O cálculo para que você descubra qual a rentabilidade de sua empresa é tão simples quanto o cálculo para descobrir a lucratividade. A ideia é encontrar o percentual de retorno de investimento que a sua empresa realizou dividindo o lucro pelo valor de capital de investimento e multiplicá-lo por 100:

Rentabilidade = (Lucro Líquido ÷ Capital de investimento) x 100

3. Conclusão

Como toda empresa, o seu negócio sobrevive por meio dos resultados. Portanto, sempre calcule minuciosamente e considere todas as possibilidades que um investimento poderá acarretar para o seu empreendimento, não somente em curto e médio prazo. Pois, o que irá garantir a sobrevivência do seu negócio é a sua capacidade de se planejar em longo prazo.

Caso você tenha alguma experiência para compartilhar ou ainda dúvidas sobre as diferenças entre rentabilidade e lucratividade, não deixe de entrar em contato!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins