Prime Contabilidade

Fluxo de caixa: por que sem ele sua empresa pode estar em risco

Fluxo de caixa: por que sem ele sua empresa pode estar em risco

Você mantém um fluxo de caixa atualizado em sua empresa? Muitos gestores desconhecem o importante papel dessa ferramenta na análise dos seus próprios negócios e na geração de informações essenciais para o crescimento do seu empreendimento.

O fluxo de caixa é construído com base em todas as operações realizadas pela empresa. Ou seja, é o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro ocorridas em determinado período de tempo, que indicam também se o saldo final foi positivo ou negativo.

Você sabia que sem o fluxo de caixa a sua empresa pode estar em risco? Quer saber por quê? Vamos lá!

Os riscos da falta de um fluxo de caixa

Deixar de manter um fluxo de caixa é uma atitude bastante arriscada para qualquer negócio. A gestão da sua empresa pode ficar comprometida pela carência das informações que o fluxo de caixa é capaz de fornecer. Vamos ver alguns dos principais riscos:

  • Confusão entre patrimônio pessoal e empresarial: Deixar de registrar todas as entradas e saídas de recursos da atividade profissional pode ocasionar uma confusão entre o patrimônio pessoal e o empresarial. Isso acontece quando você utiliza o dinheiro recebido por um serviço prestado para comprar uma nova peça de roupa, por exemplo. Ao final de um longo período, você não será capaz de mensurar o quanto a atividade está realmente rendendo e o quanto foi gasto com você mesmo.
  • Falta de conhecimento sobre as operações realizadas: Sem um registro de todas as operações que você realiza, fica muito difícil visualizar quais são as principais entradas e saídas. Qual dos serviços que você presta é o mais rentável? E quais são as suas principais despesas ao longo de um ano? Essas informações são essenciais para traçar as melhores estratégias de negócio.
  • Dificuldade em diagnosticar a situação da empresa: Através da análise do fluxo de caixa, é possível identificar o capital de giro disponível, o que ajuda a determinar políticas de ajustes de preços, redução de custos, ou a possibilidade de investimento. Além disso, é possível calcular o faturamento mínimo mensal para cobrir as despesas e verificar se o volume de serviços está bom.
  • Viver somente o presente: É muito difícil fazer projeções e planejamentos para o futuro sem informações que sirvam de base para isso. O fluxo de caixa fornece dados que permitem analisar e projetar cenários futuros, não deixando a empresa aprisionada ao presente.
  • Regular o seu pró-labore: O pró-labore é o nome dado para o salário dos sócios. No caso, é a sua própria remuneração. Muitos gestores adotam valores completamente arbitrários para isso, mas com base nas informações de um fluxo de caixa é possível chegar a um valor que não prejudique o andamento das operações da empresa e permitam que você receba o suficiente para suprir as suas necessidades pessoais.

Dicas para manter um bom fluxo de caixa

Agora que você já sabe o quão importante é o fluxo de caixa e os riscos que está correndo sem ele, confira algumas dicas para manter um bom fluxo de caixa:

  • Faça um levantamento das entradas e saídas: Antes de qualquer coisa, comece fazendo uma análise de todos os custos fixos e variáveis, receitas em caixa e a receber. Essas serão as primeiras informações utilizadas por você.
  • Mantenha as informações sempre atualizadas: Pior ainda do que deixar de fazer o fluxo de caixa é manter um documento desatualizado e com informações equivocadas, o que gera uma análise distorcida. Portanto, não deixe que passe uma entrada ou saída sem que ela seja devidamente registrada.
  • Faça análises regularmente: A grande vantagem oferecida pelo fluxo de caixa é a grande quantidade de informações que você pode conseguir através de sua análise. Sendo assim, não faça apenas para cumprir uma formalidade. Faça bom uso dos dados que estarão em suas mãos.
  • Seja realista: Faça registros e projeções dentro da realidade, sem superestimar os resultados futuros e nem subestimar o potencial da sua empresa. Esses planejamentos em longo prazo serão muito importantes para dar um norte ao crescimento do seu negócio.

Você sabia dos riscos que corre sem um fluxo de caixa? Já faz uso dessa ferramenta? Deixe o seu comentário!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins