Prime Contabilidade

Gestão na crise: garanta a saúde financeira da sua empresa durante a pandemia

Gestão na crise: garanta a saúde financeira da sua empresa durante a pandemia

A pandemia gerada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, não está afetando somente os sistemas de saúde de todo o mundo, mas também impactou de forma preocupante a economia dos países.

No Brasil, desde que o primeiro caso da doença foi identificado, no último dia 26 de fevereiro, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS) e de outros órgãos mundiais, a maior parte da população se isolou em casa para evitar a contaminação, diminuindo drasticamente o consumo.

A consequência do isolamento, observando pelo lado financeiro, é a dificuldade financeira em que muitas empresas se encontram, principalmente para os negócios menores. Uma onda de demissões também é recorrente da pandemia.

Em pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) divulgada após publicação do decreto municipal que endurecia as regras de funcionamento do comércio visando evitar aglomerações, estava previsto que pelo menos 60% dos empresários da Capital teriam que reduzir seus quadros de funcionários. E essas baixas já começaram a serem efetivadas no decorrer de março. Nesse cenário, muitos trabalhadores passaram a fazer parte das estatísticas de desemprego.

Mas o que fazer para gerir de forma correta sua empresa para evitar maiores impactos nas finanças nesse momento de instabilidade do mercado e de redução no faturamento?

Uma das soluções é se reinventar e criar alternativas para vender. Por exemplo, muitas empresas estão oferecendo seus produtos por delivery, ou seja, vendem através da internet e entregam na casa do cliente. Dessa forma evitam aglomerações em seus estabelecimentos e garantem a segurança de seus compradores.

Também é de grande valia a negociação com fornecedores. Nesse momento, a prática de estender prazos de pagamentos está sendo acionada por muitas empresas, então compensa conversar com os fornecedores para não ficar inadimplente com seus compromissos.

Os bancos também estão ampliando prazos de pagamento, então dívidas com essas instituições podem ser renegociadas, tendo a oportunidade de aumentar prazos de adequação de prestações para que caibam em um faturamento mais enxuto.

Também é de extrema importância a consciência de que é vital para a saúde das finanças evitar despesas que não sejam de extrema necessidade.

Pensando nos problemas enfrentados pelos empresários enquanto a pandemia for uma preocupação geral, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um guia com dicas de gestão de financeira. Entre os passos que devem ser seguidos pelas empresas, além das dicas já citadas, estão:

Levantamento

Faça um levantamento das despesas previstas para os próximos três meses, separando os valores de acordo com o tipo de despesa.

Defina suas prioridades

Conheça suas despesas a serem pagas nos próximos meses para ter facilidade de definir as prioridades da empresa no momento em que o faturamento cai. Assim será possível priorizar as despesas que mais impactam no orçamento.

Novas formas de faturamento

Use e abuse de promoções de produtos que estão há muito tempo em estoque; diversifique e amplie as formas de pagamento; e implemente estratégias de divulgação dos seus produtos por meio do marketing digital intensificando sua presença no Facebook, Whatsapp, Instagram, ou outras redes sociais.

Atenção ao fluxo de caixa

Realize a gestão do fluxo de caixa da empresa, considerando as receitas e despesas previstas. Tudo isso servirá para que a empresa não corra o risco de não ter dinheiro para cumprir seus compromissos financeiros.

Se sua empresa conta com um setor de contabilidade operante, essa é a hora de ter controle dos números, fazer projeções, esticar os prazos e apertar os gastos. Antes de tomar qualquer decisão de emergência, como empréstimos e demissões, é necessário garantir que a medida não trará mais prejuízos do que benefícios. A atenção e organização às finanças de sua empresa fará toda a diferença para enfrentar esse momento de crise por qual passa a economia no País e no mundo.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins