Prime Contabilidade

Home office: adapte sua empresa para trabalhar em casa

Home office: adapte sua empresa para trabalhar em casa

Se tem uma coisa que essa pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, tem feito é levar as pessoas a se adaptarem às condições de isolamento social. E isso se aplica também às empresas, que precisaram adaptar suas rotinas e dos colaboradores para o trabalho em casa.

O isolamento social é considerado de extrema importância para evitar a maior disseminação da Covid-19, doença que já matou milhares e acometeu outras centenas de pessoas só no Brasil, sendo uma atitude enfaticamente recomendada pelas autoridades de saúde. Então, as palavras ‘fique em casa’ devem ser levadas ao pé da letra, ainda mais no mundo dos negócios.

Como a pandemia também afetou drasticamente a economia mundial, para não saírem no prejuízo, os empresários estão se reinventando e adaptando suas casas e de seus funcionários para que a vida não pare, e o trabalho siga através do home office.

Entretanto, não é fácil essa transição de rotinas. Para que o trabalho não se misture com a rotina familiar, é preciso adaptar o ambiente para realização das atividades.

Dicas

Então, para começar é importante criar um plano de ação para iniciar essa adaptação. Anote quais são as etapas a serem cumpridas, prazos e colaboradores responsáveis para cada área dentro da empresa. Os que trabalharão em home office deverão receber os equipamentos necessários e também as orientações de prazos.

É importante ainda mapear os processos de sua empresa, desde as funções mais internas até o oferecimento do serviço ao público.

O empresário ou gestor não pode esquecer ainda de ajustar todos os processos com a equipe de informática responsável pelos sistemas utilizados. Isso é de extrema importância, já que a internet será imprescindível para os trabalhadores atuando de forma remota, além de garantir a segurança dos processos contra ameaças cibernéticas.

Com tudo pronto para a migração, você também precisa treinar seus colaboradores para seguir os novos processos de trabalho de casa.

Reuniões são necessárias para a organização do trabalho, então agende-as com frequência com os que estão trabalhando em home office. Elas servirão para nortear as ações e informar os colaboradores sobre as decisões.

Não deixe de comunicar seus clientes e parceiros sobre as mudanças, até porque, nesse momento crítico em que todos estão passando, eles precisam entender e até se adaptar às novas ações de sua empresa.

Para completar, certifique-se que todas as ferramentas utilizadas pelos colaboradores sejam as mesmas, e uma boa opção é usar o sistema de nuvem para que o trabalho em equipe seja acessado e alimentado por todos. Com sistemas como esse, é possível armazenar todos os documentos da empresa, como dados e planilhas. O uso de bancos e serviços digitais para executar as transações financeiras também é recomendado, evitando assim o comparecimento em agências bancárias e minimizando os riscos de algum integrante de sua equipe contrair a Covid-19.

Se sua empresa ainda não estava adaptada com as opções oferecidas pelas tecnologias digitais, esse é o momento de se atualizar e treinar sua equipe para contratempos similares aos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Esse momento é delicado e para muitas empresas, e infelizmente muitas não resistiram a essa crise econômica. Mas a organização e adaptação de suas atividades garantirão a continuidade do seu negócio e o emprego de seus colaboradores.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins