Prime Contabilidade

Saiba como a contabilidade pode ajudar empresários em tempos de pandemia

Saiba como a contabilidade pode ajudar empresários em tempos de pandemia

Quando o ano de 2020 começou, apesar dos rumores sobre o que ocorria em outros países com relação à pandemia de Covid-19, ninguém imaginava a tempestade que o país teria que enfrentar, principalmente nos setores da saúde e da economia.

Com relação à economia, a crise financeira está assombrando tanto empresários como trabalhadores nos últimos três meses, já que muitos não estão conseguindo manter seus negócios e, consequentemente, os postos de trabalho. Nessa nova realidade o mundo empresarial precisa se reinventar e adaptar-se às dificuldades que surgiram, a contabilidade é uma grande aliada para os empresários para atravessar esse período de incertezas causado pela pandemia do novo coronavírus.

Escritórios de contabilidade e assessoria contábil podem orientar de diversas formas, a começar por conhecer a fundo quais as aflições e dúvidas dos seus clientes, já que desde o início da crise financeira novas medidas de órgãos oficiais sobre prazos e outras mudanças foram tomadas a fim de auxiliar os empresários a não fecharem as portas.

Aos contadores cabe a tarefa de analisar qual a realidade da empresa no sentido de saber quais os números, vendas, caixa, quais impostos estão em aberto, como está a situação dos funcionários, ou seja, vislumbrar um panorama geral do cliente para então desenvolverem estratégias no intuito de enfrentar a crise sem fechar as portas.

Informações e prazos

Com o auxílio de uma assessoria contábil, você, empresário, que está sendo bombardeado com um turbilhão de informações sobre a pandemia, seja de números da Covid-19, medidas do governo federal ou prazos e mais prazos, sem contar as fake news espalhadas só para atrapalhar a vida das pessoas e confundir ainda mais, pode ter acesso a informações seguras, principalmente com relação ao seu negócio.

Esses profissionais poderão, após identificar as necessidades de seu negócio, dar informações de adiamentos de pagamentos de impostos, quais são e se sua empresa se encaixa, com relação aos tributos, nas medidas anunciadas pelo governo, além de ver a possibilidade de se ter incentivos fiscais e tributários.

Entre as medidas do governo federal que afetam os empresários e devem ter uma atenção especial estão:

  • MP 927/2020, que altera regras trabalhistas durante o período de calamidade pública devido ao Covid-19;
  • MP 936/2020, com medidas trabalhistas complementares para enfrentamento da pandemia.

O contador ainda deve analisar profundamente como está o fluxo de caixa de seus clientes, para saber como andam as movimentações para identificar o que é necessário para manter o capital de giro. Com essa demanda analisada, fica mais fácil para o empresário tomar decisões e traçar estratégias sobre o negócio da empresa.

Planejamento Tributário

A assessoria contábil ainda tem a tarefa de auxiliar o cliente a fazer um planejamento tributário da empresa. Mas do que se trata? Esse processo consiste em analisar e encontrar melhores configurações de enquadramento de forma a reduzir a carga tributária da empresa de forma legal.

Esse planejamento e possível redução dos impostos vai depender do tipo de negócio, e entre as operações praticadas no país estão o Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado. O contador vai orientar em qual deles seu negócio se enquadra, visando se enquadrar na legislação e auxiliar sua empresa.

Muita calma nessa hora

A pandemia assustou e, por mais preocupante que seja, fez com que milhares de empresas não conseguissem sobreviver, deixando milhões de pessoas desempregadas não só no Brasil, mas em todo o mundo. Mas é imprescindível nesse momento de crise manter a calma, e buscar ajuda especializada para seu negócio, como é o caso da contabilidade.

Com toda a situação de sua empresa analisada por um profissional da contabilidade, vai ser possível tomar as decisões corretas, e o mais importante, dentro da legalidade e explorando todas as possibilidades para a saúde de seu negócio.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins