RH: a importância de uma boa gestão
Ninguém quer trabalhar em um ambiente autoritário, com trabalho e pressão em excesso, desmotivados e cansados. Esse tipo de ambiente afasta tanto o funcionário, que passa a procurar por outras opções, como o cliente, que não recebe o trabalho com a qualidade esperada.
Muitas empresas não enxergam o investimento no ambiente e bem-estar dos seus funcionários como algo importante. Mas essa é uma tendência dentro do mundo corporativo e as empresas que fazem pouco caso da situação podem ser deixadas para trás.
Para que esse investimento seja possível, as empresas contam com o departamento de RH. Este departamento é responsável por muito mais do que apenas contratar e demitir funcionários.
Algumas pessoas ainda não entendem a real importância do RH nas empresas, para sanar dúvidas que possam ser geradas sobre o assunto, a Prime Contabilidade preparou este artigo. Quer saber mais sobre? Continue com a gente.
O que é e como funciona o RH?
O departamento de recursos humanos (RH) é o departamento de gestão dos profissionais da empresa.
Essa gestão vai além da contratação e da demissão, o RH associa habilidades e métodos a políticas e práticas definidas para alcançar os objetivos da empresa.
Ou seja, é responsabilidade desse setor o desenvolvimento do funcionário. Isso inclui criar políticas de convivência e tornar o ambiente de trabalho o mais prazeroso possível para todos os envolvidos.
Um grande erro que as empresas podem cometer é justamente não saber enxergar as possibilidades criadas pelo RH, e deixar apenas as questões burocráticas como responsabilidade desse departamento.
A gestão de recursos humanos é um sistema abrangente que cuida da gestão de pessoas, da gestão de competências, do recrutamento e seleção, da manutenção e do monitoramento do “capital humano” da empresa.
Quais são os setores do RH?
Em princípio o RH pode ser dividido em 6 setores. Um setor fica responsável pelos cargos e salários. Ou seja, define os salários correspondentes aos cargos, desenvolve um plano de carreira para o funcionário e dialoga sobre os objetivos de crescimento da empresa.
Outro setor fica responsável pelo desenvolvimento humano. Ele vai identificar potenciais, direcionando para cursos e treinamentos, com a intenção de reconhecimento e valorização da equipe.
O setor mais conhecido é o de recrutamento e seleção, onde são feitas as entrevistas e testes para a contratação de novos funcionários e as partes burocráticas da demissão.
Também deve existir um setor responsável por cuidar dos benefícios dos funcionários, como vale transporte, seguro de vida e planos de saúde, assim como as folhas de pagamento.
Existe também o departamento pessoal, responsável pela garantia do cumprimento das normas trabalhistas e os direitos envolvidos.
E por último um setor responsável por evitar acidentes, garantir equipamentos de segurança e o bem-estar geral no ambiente de trabalho.
A importância do RH para a sua empresa
Agora que você já descobriu os setores e as responsabilidades da gestão de recursos humanos, vamos nos aprofundar e entender como todas essas ações podem ajudar no crescimento da sua empresa.
Melhora a comunicação interna
Para poder alinhar o perfil do funcionário com os objetivos da empresa é necessário uma preocupação com o tom de voz e a abordagem. O RH é o responsável por encontrar o tom de voz ideal para conversar com cada colaborador.
O departamento pode criar ferramentas de feedback para poder intermediar o relacionamento entre gestor e equipe. Ele deve estar sempre aberto para ouvir as necessidades de ambos os lados, mediando de forma responsável a fim de criar um ambiente de equilíbrio.
Melhora a imagem da empresa
Como já falamos aqui, um ambiente desagradável e desmotivador não afeta apenas os funcionários, afeta também os clientes, que não recebem o trabalho esperado.
Hoje, já são diversas as plataformas de classificação e críticas as empresas na internet. Muitos futuros funcionários e os próprios clientes usam essas classificações para decidir se pretendem fazer negócio com a empresa.
Logo, é importante sempre manter uma boa imagem nos corredores internos da empresa, mantendo os funcionários motivados para que problemas não sejam externalizados fora do ambiente propício.
Ajuda no clima organizacional
Seguindo a mesma lógica da boa imagem, uma empresa que respeita os direitos trabalhistas de seus funcionários tende a atrair bons olhares.
Esse respeito vai além da relação entre o empregador e os funcionários. O respeito entre os próprios funcionários também deve ser obrigatório. E é responsabilidade da empresa garantir esse ambiente profissional, afinal, em casos de processos por abusos morais, por exemplo, é a empresa que deve responder.
O RH, portanto, tem a responsabilidade de fazer com que a visão, a missão e os valores da empresa estejam bem claros para todos os funcionários.
Forma lideranças
Um bom RH tem a capacidade de observar oportunidades e talentos, gestando a carreira dos funcionários da empresa a fim de criar novas lideranças. Afinal, para que uma empresa cresça, os funcionários devem crescer juntos.
O departamento deve estar preparado para entender os pontos fortes e os pontos fracos de cada colaborador, estimulando o crescimento profissional individual de cada um.
Mostrar caminhos para seus colaboradores, como aumento de salários e mudanças de cargos, é uma ótima forma de ajudar na motivação do empregado, que começa a ter desempenhos mais positivos.
Agora que você já sabe a importância do RH, que tal procurar uma ajuda para a gestão deste departamento na sua empresa? A Prime Contabilidade está pronta para atender às suas necessidades. Entre em contato conosco.
O que você achou deste conteúdo? O blog da Prime tem muitos outros artigos como este esperando por você. Deixe seu feedback nos comentários e nos conte como podemos te auxiliar.
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Últimos Postados
- Vantagens do BPO Financeiro na gestão financeira empresarial
- Posso emprestar o CNPJ?” Veja os riscos e desvantagens
- Entenda como funciona: produtos monofásicos, PIS e COFINS na origem
- Empresa de Assessoria Financeira em Palmas - Conheça os serviços e saiba como contratar
- Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira