Prime Contabilidade

5 dicas importantes para você escolher um contador

5 dicas importantes para você escolher um contador

Se você é dono de empresa sabe o quanto é importante ter ao lado um profissional de confiança, principalmente quando várias decisões importantes precisam ser tomadas. O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à escolha de um bom profissional contábil, já que será ele que irá ditar os rumos que seu negócio terá que tomar.

O contador é o primeiro consultor da empresa, suas funções vão muito além de fazer relatório e apresentar a situação financeira do negócio, as responsabilidades se estendem a apresentar os custos, a rentabilidade, redefinir estratégias para reduzir a carga tributária, e acima de tudo, instruir o empresário nas melhores decisões a serem tomadas.

E para ajudar você a decidir como escolher um contador para sua empresa elaboramos 5 dicas para não entrar numa fria.

Busque referências

Antes de qualquer decisão, verifique se o contador possui registro no Conselho Regional de Contabilidade, pois além de ser ilegal a contratação de profissionais desabilitados, a empresa pode ser multada.

A informação prévia a respeito do profissional é de grande valia, buscar informações junto a outras empresas continua sendo o melhor método de saber se realmente o perfil do candidato condiz com o que ele afirma. Procure saber também quais foram seus outros empregadores ou clientes, e caso o contador já tenha certa familiaridade com o ramo do negócio, já é meio caminho andado.

Teste a disponibilidade

De nada adianta a empresa fechar um grande número de contratos, alcançar o tão sonhado resultado positivo, se na hora H o contador não está presente, simplesmente desaparece. É preciso colocar na balança a qualidade e a quantidade do serviço prestado e a disponibilidade do profissional em executar as tarefas possam surgir.

Outro grande diferencial que deve ser levado em conta são os canais de comunicação que o profissional traz para dentro da empresa, possibilitando caminhos mais ágeis e diretos na resolução de problemas. Um contador com um bom networking vale ouro nos dias de hoje.

Contador atualizado e pró-ativo

Inúmeras são as alterações diárias na legislação, seja na área contábil, fiscal e trabalhista. Considerando a rapidez em que as informações acontecem, é indispensável que o profissional contábil se recicle constantemente, principalmente em relação à legislação tributária, o que permite, por vezes, reduzir os custos fiscais e gerenciais da empresa.

Contador que apenas se preocupa em manter os livros contábeis em dia já é ultrapassado, as novas exigências de mercado requerem que este tipo de profissional desempenhe funções além daquelas que realiza rotineiramente, como responder as questões fiscais e tributárias. Ou seja, ele passa a atuar na parte de administração, marketing e informática, amparando na tomada de decisão como um consultor.

Adequação do profissional com o perfil da empresa

Não contrate um contador simplesmente pelo valor cobrado pelos serviços prestados. A escolha de um bom profissional contábil deve vir aliada ao perfil de profissional que a empresa espera contratar. É interessante que o contador já tenha certa experiência com outros clientes no mesmo ramo do seu negócio, o que possibilita um conhecimento prévio das questões específicas da área. Lembre-se: um bom contador não é apenas um funcionário ou prestador de serviço, ele deve ser um verdadeiro parceiro da sua empresa.

Relacionamento

Finalmente, e um dos mais importantes, é saber se você se sente bem com o profissional que está contratando. Caso a resposta seja negativa e não houver empatia, este não é o contador que procura para guiar os negócios da sua empresa. A confiança apenas será estabelecida se o relacionamento dentro do ambiente de trabalho for de mútua entrega profissional.

Sua empresa utiliza alguma das dicas destacadas acima na hora de contratar um contador? Compartilhe conosco sua experiência, deixe sua contribuição nos comentários!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins