Prime Contabilidade

5 dicas de empreendedorismo para tirar a empresa do vermelho

5 dicas de empreendedorismo para tirar a empresa do vermelho

A inadimplência de empresas no Brasil já era alta, no ano de 2020, impulsionadas pelas consequências da pandemia do novo coronavírus, a quantidade de empresas declarando falência chegou a níveis preocupantes.

É verdade que as altas e baixas da economia brasileira preparam o cenário para que essa seja a realidade das empresas do país, mas a falta de domínio de conceitos de gestão financeira por parte de pequenos empreendedores também acaba piorando a situação.

Mas antes de se desesperar, é preciso saber que, mesmo com uma realidade financeira ruim, é possível buscar a sobrevivência dos negócios sem, necessariamente, declarar falência.

Para recuperar a estabilidade, separamos 5 dicas de empreendedorismo que incluem negociação de dívidas e empréstimo empresarial. Lembre-se sempre que antes de tomar qualquer decisão, o ideal é ter estratégias muito bem planejadas.

Boa leitura!

Evite ficar no vermelho

A frase que se leva para toda vida empresarial: é melhor prevenir do que remediar.

Ao iniciar o seu empreendimento, você precisa ter bem claro alguns pontos fundamentais. Questões como pesquisa de mercado para o seu nicho, começar com os recursos financeiros e equipamentos corretos, investir em profissionais capacitados e ter um plano de ação, é essencial para evitar problemas futuros.

Além disso, não há nada como investir em um contador e deixar assuntos dos quais não se tem conhecimento nas mãos certas.

Se ainda assim chegar em um ponto onde você se encontra no vermelho, a primeira coisa a se fazer é uma reflexão dos reais motivos que o levaram até essa situação. Seja sincero consigo mesmo!

A seguir, veja nossas dicas de empreendedorismo.

Dicas para sair do vermelho

1. Faça um diagnóstico das dívidas

Como dissemos anteriormente, é preciso ser sincero consigo mesmo ao tentar entender onde, quando e como o erro foi cometido. Se você não sabe quanto e para quem deve, também não saberá como sair dessa situação.

Faça uma lista com o nome do credor, o valor inicial e atual da dívida, o tipo de dívida (se é cartão de crédito, cheque especial, com fornecedores, impostos, etc) e os juros e multas sendo cobrados.

O ideal é deixar esses dados sempre atualizados em uma planilha, que pode ser feita no excel ou até mesmo em programas específicos para isso.

2. Não tenha medo de recorrer à negociação de dívidas

Alguns empresários possuem receio de recorrer a essa opção, mas agora que você já sabe a origem da dívida, também saberá como saná-las.

Entre em contato com o credor e comece a negociar. Coloque todo o seu poder de influência e persuasão para jogo, e tenha uma conversa simples, buscando alternativas. Não fique acanhado para pedir mais tempo no prazo de pagamento, por exemplo.

Mas cuidado: ao fazer a negociação de dívidas, não vá de cabeça vazia; você precisa de um bom plano estratégico, não só para convencer o credor, mas também para não correr o risco de comprometer o saldo saudável da empresa.

3. Corte ou reduza gastos

Com a análise e organização que mencionamos na primeira dica, você terá uma ideia dos itens que gastaram mais do que deveriam e daqueles que podem ser cortados. No início pode parecer que todo gasto é importante, mas aceite a nossa dica: durante uma crise aquilo que é supérfluo começa a ficar evidente.

Reveja, por exemplo, serviços contratados ou investimentos que ainda não geraram frutos. Veja se consegue renegociar contratos, ou até mesmo trocar os fornecedores para algo com mais custo-benefício.

Estabeleça um critério e faça uma análise de todos os seus gastos.

4. Busque um empréstimo empresarial

Existem diferentes linhas de crédito empresarial no mercado, principalmente para micro e pequenas empresas, que conversam com cada possível necessidade. Tal como capital de giro, financiamento de máquinas e equipamentos, créditos para projetos de expansão, entre outros. Nós já nos aprofundamos neste assunto por aqui no blog, se quiser mais informações, clique aqui!

O que algumas pessoas não sabem é que, dependendo do planejamento financeiro e das perspectivas de mercado, o empréstimo empresarial também pode ser uma saída para resolver dívidas de pequenas empresas.

5. Mantenha o livro de caixa organizado

Se tivéssemos que resumir todo esse artigo em apenas uma palavra, seria “organização”. Você pode sair da situação em que se encontra com as nossas 4 primeiras dicas, com certeza; mas, se não mantiver o livro caixa organizado, logo voltará para a estaca zero.

Você sabe o que é fluxo de caixa? É basicamente o registro da sua saúde financeira. Alguns especialistas chamam esse registro de “bola de cristal do empreendedor”, e de certa forma, ele é.

É o livro caixa que vai te dizer o que está certo e o que está errado na sua saúde financeira, é ele que vai determinar os seus próximos passos com relação à investimentos e aquisições. Não à toa, o fluxo de caixa deve ser acompanhado, atualizado e analisado diariamente.

Você gosta desse tipo de conteúdo? Aqui no blog da Prime você encontra diversas dicas de assessoria contábil e saúde financeira, não deixe de conferir!

Antes de ir, assine a nossa newsletter para receber as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins