Prime Contabilidade

Como escolher um escritório de contabilidade em Palmas?

Como escolher um escritório de contabilidade em Palmas?

Nem todo mundo possui a expertise necessária para administrar as finanças de uma empresa, principalmente na realidade burocrática em que o Brasil vive. Todos nós temos nossas especialidades e não temos conhecimento e experiência em todos os campos de atuação existentes por aí.

Mas a contabilidade não precisa ser um bicho de sete cabeças. É para sanar esse problema que existem os escritórios de contabilidade, responsáveis pelas resoluções e acompanhamentos de todas as questões burocráticas de uma empresa.

Tomar todos os cuidados e escolher o melhor escritório contábil é, portanto, fundamental antes de confiar a sua empresa nas mãos de terceiros e fechar qualquer parceria.

Neste conteúdo, você irá encontrar os principais diferenciais que deverá levar em conta antes de escolher um escritório de contabilidade para a realização dos serviços.

Continue lendo!

O que faz um escritório de contabilidade?

Um escritório de contabilidade busca organizar toda a documentação relevante para o funcionamento de uma empresa, ajudando a gerenciar as contas da empresa e a registrar o histórico das movimentações para que sirva de base para as tomadas de decisão futuras.

É também função do escritório compilar informações relevantes para os governos municipais, estaduais e federais, por meio do pagamento de tributos para as prefeituras, INSS, Receita Federal e outros órgãos. Mantendo a empresa dentro da lei.

O escritório pode agir em diversos departamentos como o contábil (patrimônio, lucro e prejuízo da empresa), o pessoal (recursos humanos), o fiscal (impostos e contribuições devidas) e o societário (alvarás, filiais, licenças,etc).

E também pode ser especializado em diferentes áreas de atuação. Veja, por exemplo, por que investir em uma contabilidade para médicos.

Com a contratação de um escritório de contabilidade, a sua empresa tem maior controle e melhor planejamento. Ou seja, a contabilidade não serve apenas para que o empreendedor fuja das burocracias, ela também ajuda a trilhar o caminho da empresa.

Serviços fundamentais oferecidos por um escritório de contabilidade

Ter a sua disposição os serviços de um escritório de contabilidade especializado, pode transformar a sua empresa, pensando na saúde financeira como algo verdadeiramente estratégico e servindo para a tomada de decisões mais acertadas, ao invés de apenas cumprir com a sua sobrevivência.

Além de evitar riscos de falência e manter a empresa em dia com relação às leis e aos órgãos fiscalizadores, os serviços contábeis são capazes de abrir novas possibilidades para o futuro da empresa, oportunizando novos investimentos.

Veja a seguir como isso é feito na prática:

Imposto de Renda

Uma das principais obrigações fiscais anuais é a declaração do Imposto de Renda. Cometer erros no preenchimento ou entregar a declaração com atrasos pode fazer com que você tenha sérios problemas com o Leão.

Então, todo escritório de contabilidade que se preste deve oferecer um time de profissionais pronto para auxiliar nos cálculos, no recolhimento de documentos e no preenchimento da declaração. Tudo isso deve ser feito com antecedência e máxima atenção.

Setor de Departamento Pessoal

Outro serviço importante é o de departamento pessoal, para garantir o bom funcionamento da organização e reduzir ao máximo os riscos relacionados ao setor burocrático ligado aos funcionários.

Estão incluídos aqui, desde a admissão e a rescisão de funcionários, até a realização da gestão da folha de pagamento e outras rotinas trabalhistas e previdenciárias, como férias e licenças.

É também papel do escritório fazer o acompanhamento da legislação e das fiscalizações, assim como apresentar defesas de infrações.

Abertura de empresas

Um bom escritório de contabilidade busca desburocratizar todos os processos para você. É por isso que o serviço de abertura e baixa de empresas é um dos mais fundamentais no portfólio de uma empresa contábil.

O registro de empresas, contratos e alterações, assim como a escolha do tipo jurídico e do regime de tributação, deve ficar sob responsabilidade do escritório de contabilidade, enquanto você foca no seu negócio.

Veja também como formalizar um negócio!

Acompanhamento fiscal e tributário

Durante o dia a dia da sua empresa, você irá precisar de um olhar especializado para acompanhar e apurar continuamente os impostos emitidos pelo seu negócio de forma a reduzir ao máximo a carga tributária da sua empresa.

Então, um escritório de contabilidade deve oferecer serviços de rotina fiscais e tributárias (lançamento de notas fiscais e envio de declarações obrigatórias), serviços de apuração de impostos Federais, Estaduais e Municipais, a escrituração de livros fiscais, a emissão de guias, o acompanhamento de legislação e fiscalização, entre outros.

Assessoria contábil

Para além de deixar todas as obrigações em dia, um escritório contábil também ajuda a empresa a tomar decisões futuras com base na análise e interpretação de todos os fatos que envolvem a rotina de trabalho da sua empresa diariamente.

O escritório se compromete a elaborar todos os demonstrativos contábeis para ajudar o seu negócio a manter o crescimento de forma sustentável.

Fazem parte da entrega: escrituração contábil, livro caixa, emissão de demonstrações como balancetes, livro diário, livro razão e cadastros em geral.

Serviços especializados nas áreas contábil, tributária, trabalhista e societária

Outros serviços oferecidos por escritórios de contabilidade são mais especializados em consultoria e auditoria nas áreas contábil, tributária, trabalhista e societária.

Aqui, estão inclusos serviços como: planejamento estratégico, desenvolvimento organizacional, gestão financeira, saneamento financeiro e tributário, planejamento tributário, e auditoria financeira e contábil.

5 dicas para escolher um bom escritório de contabilidade em Palmas

Avalie indicações

Uma boa maneira de escolher o melhor escritório de contabilidade em Palmas é verificando as avaliações feitas por antigos clientes. A partir das indicações, você conseguirá ter uma noção de confiabilidade ou não.

Para fazer isso, você pode começar pesquisando comentários na internet. Verifique como funciona o suporte da empresa, qual o nível de profissionalismo do escritório e qual a qualidade do atendimento.

Confirme a situação cadastral do escritório

Para evitar cair em golpes e não deixar a saúde financeira da sua empresa nas mãos de pessoas mal intencionadas, é sempre importante verificar, junto aos órgãos específicos, qual a situação cadastral do escritório de contabilidade.

Consulte também os conselhos específicos para a área, como o Sescon e o CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Analise a tecnologia disponibilizada

A tecnologia mudou a forma de lidar com o trabalho em muitas áreas da sociedade, com a contabilidade não foi diferente.

Ter a sua disposição tecnologias de ponta é muito importante para não ter que perder tempo com burocracias e outros contratempos. Verifique se o escritório que você busca possui plataformas modernas de atendimento que facilitem o seu acesso aos relatórios e outras informações importantes.

Dessa forma, você terá sempre em mãos aquilo que precisa, trazendo mais economia, comodidade e segurança.

Investigue o comprometimento com a segurança dos dados

No momento de confiar os dados da sua empresa nas mãos de terceiros, não há nada mais importante do que a garantia de que esses dados estão seguros.

Portanto, procure por escritórios que mantenham seus backups criptografados sempre em dia utilizando boas práticas e executando homologação de recuperação de dados semanalmente.

De preferência, veja se você pode contar com um sistema de espelhamentos de discos e informações salvas em nuvens, para dar total segurança aos seus dados.

Confira os modelos de relatórios enviados pelo escritório

Por fim, um escritório de contabilidade precisa, de forma obrigatória, elaborar os seguintes relatórios contábeis: Livro Razão, Livro Diário, Balanço Patrimonial e DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).

Informações como cobrança de tributos e folha de pagamento dos funcionários, também devem ser enviadas mensalmente.

Ou seja, é interessante conhecer os modelos para saber, de antemão, se os mesmos irão satisfazer a organização da sua empresa. Afinal, esses relatórios trazem informações valiosas que servem de subsídio para tomar decisões em relação ao futuro e, portanto, devem ser facilmente compreendidas e acessadas.

O mercado da contabilidade é bem concorrido e acirrado. Por isso, opções de escritórios de contabilidade em Palmas, ou na região mais próxima a você, é o que não faltam. No entanto, para atender às demandas que surgem com as constantes mudanças na economia e na legislação brasileira, são necessários profissionais gabaritados e bem qualificados.

Não dá para confiar a prestação de contas da sua empresa nas mãos de escritórios sem credibilidade. Confie naquela que consegue aliar a boa e velha qualificação humana à tecnologia, garantindo um diferencial na prestação de serviços e no atendimento ao cliente.

Esperamos que com as nossas dicas você possa tomar a melhor decisão. Até a próxima!

Achou esse conteúdo útil para você? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins