Prime Contabilidade

Qual a importância do contador para os médicos?

Qual a importância do contador para os médicos?

Entre atendimentos a clientes, plantões, chamadas de emergência, cirurgias e outras exigências profissionais, a gestão do negócio acaba sendo deixada de lado por muitos médicos. É claro que a prioridade deve ser o exercício de sua profissão e para dar todas as condições para que o profissional da saúde realize o seu trabalho sem maiores preocupações surge a figura do contador.

Por meio do auxílio de um contador, o médico poderá focar no seu trabalho tendo a certeza de que todas as obrigações legais estarão em dia e ainda com todo o suporte para a gestão financeira de suas atividades. Vamos ver um pouco mais da importância do contador para os médicos!

Cumprimento das obrigações legais

Para muitos médicos diagnosticar doenças e realizar procedimentos cirúrgicos parecem ser tarefas fáceis perto de lidar com as legislações tributárias e com as suas finanças.

Com o auxílio de um bom contador, o profissional liberal ficará em dia com todas as suas obrigações legais sem precisar passar pelo estresse de pesquisar legislações, ir a vários órgãos e emitir guias de pagamento.

Para os médicos, que optaram pela caracterização como pessoa jurídica, a contratação de um contador é obrigatória para que seja feita a escrituração contábil. Já os médicos, que trabalham como pessoa física, eles não são obrigados, mas o auxílio de um contador para manter as obrigações contábeis em dia se torna altamente recomendável.

Adaptação às mudanças na legislação

Para os profissionais que se aventuram buscando cumprir todas as obrigações legais por conta própria é muito importante estar ligado nas mudanças na legislação, que são muito frequentes em nosso país.

Em um mês, um procedimento é feito de uma forma e, no mês seguinte, outro procedimento completamente diferente pode tomar o seu lugar. Não bastasse isso, sabemos que as penalidades podem ser severas para quem não realiza todas as obrigações legais corretamente.

Faz parte das atividades de um profissional da contabilidade estar em dia com todas as mudanças na legislação, e, por isso, é muito mais tranquilo para ele se adaptar às novas exigências e deixar os seus clientes devidamente legalizados.

Informações para gestão do negócio

Através dos dados que são informados ao contador, ele pode ser responsável por gerar relatórios contendo informações riquíssimas para a gestão do negócio de um profissional da saúde.

Por não possuir muito tempo disponível para cuidar de suas finanças, os médicos podem ficar perdidos em relação aos valores recebidos e gastos. Mais do que o transtorno pela desorganização, essa atitude pode comprometer também a sobrevivência do seu negócio.

Tranquilidade para exercer o seu trabalho

Sabendo que tudo está de acordo com as exigências legais e conseguindo gerir as suas finanças sem precisar empreender muitos esforços, o médico terá toda a liberdade para exercer o seu trabalho com tranquilidade. Isso garantirá que ele volte todas as suas forças para o que é realmente mais importante.

Por meio da contratação de um profissional da contabilidade, o médico pode tirar muitas vantagens para o seu negócio. Você já conhecia a importância do contador para esses profissionais? Compartilhe as suas experiências nos comentários!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins