5 Dicas de Gestão Contábil para Profissionais da Saúde
Você que é médico ou profissional de saúde e tem sua própria clínica sabe o quão difícil é atender seus pacientes e ainda ter que gerir o seu próprio negócio. São diversas preocupações, como tentar entender o melhor tipo de tributação para você e sua clínica, contratação e treinamento de funcionários, verificação das finanças, entre outras que tornam a sua rotina bastante cansativa.
Mas, você pode facilitar alguns processos, deixá-los automatizados ou contar com serviços especializados de contabilidade para médicos, o que vai lhe garantir maior segurança, eficiência e, é claro, tempo para se dedicar a outras funções. Elaboramos, para o post de hoje, 5 dicas de gestão contábil para profissionais da saúde. Acompanhe:
1. Automatização
Muitas de suas tarefas podem ser automatizadas e integradas, o que permitirá que sejam evitados erros e retrabalhos. Você pode também automatizar as fichas de seus pacientes, o que lhe poupará tempo e trabalho, porém não se esqueça de sempre ter algo físico, em caso de falha de sistema ou impossibilidade de acessar os dados.
Muitos destes softwares também permitem o agendamento racional de consultas, como o envio de lembretes, o que evita que o paciente se atrase ou se esqueça. Isto só ajudará a tornar o seu dia mais fácil e organizado.
2. Organização e Controle
Defina uma rotina com sua secretária, procure organizar as suas contas a pagar para evitar multas e juros, definir uma conferência dos extratos bancários e de convênios para verificar se os recebimentos de sua clínica estão em dia. A partir do momento em que você implantar a cultura da organização, tudo ficará mais rápido e fácil.
3. Tenha um sistema de gestão financeira
Tenha um sistema de gestão financeira para que possam ser inseridos todos os dados do dia a dia da clínica e treine seus funcionários para que eles estejam atentos ao registro de tudo o que acontece. Com ele, você poderá criar e utilizar algumas ferramentas muitos importantes como o fluxo de caixa.
4. Use o fluxo de caixa
Invista no fluxo de caixa, uma ferramenta simples e que permite que seja feito o controle do fluxo dos seus recursos. Com a sua documentação já organizada, é só separar os saldos inicias de sua conta caixa, de suas contas correntes, registrar as entradas que podem ser de convênios, pagamento de consultas por pacientes e pelas saídas com gastos com funcionários e as despesas com energia elétrica ou alguma compra do consultório.
No fluxo de caixa, você poderá entender como o dinheiro está sendo gasto, separando suas despesas por categoria e, se for o caso, poderá traçar uma estratégia de economia ou mudança de hábitos. Com ele, você também poderá saber quanto tem de dinheiro para investir ou adquirir novos equipamentos e instalações.
5. Contrate serviços terceirizados
Invista seu dinheiro na terceirização de serviços especializados, como é o caso da contabilidade e também de assessoria tributária e, se for o caso, até mesmo de recursos humanos. Lembre-se que um bom escritório contábil pode gerar economia com o planejamento tributário e evitar erros na entrega de demonstrações e obrigações, já que possui pessoal altamente especializado.
Você viu que, para gerir seu negócio, é preciso um pouco de preparo, organização e investimento. Conheça nossas soluções de contabilidade para médicos e entenda melhor como podemos lhe ajudar na gestão do seu negócio para que você possa ficar tranquilo e com suas finanças em dia.
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Últimos Postados
- Vantagens do BPO Financeiro na gestão financeira empresarial
- Posso emprestar o CNPJ?” Veja os riscos e desvantagens
- Entenda como funciona: produtos monofásicos, PIS e COFINS na origem
- Empresa de Assessoria Financeira em Palmas - Conheça os serviços e saiba como contratar
- Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira