Prime Contabilidade

Livro Caixa para médicos e profissionais da saúde: por que e como fazer

Livro Caixa para médicos e profissionais da saúde: por que e como fazer

Você já sabe o que é e como funciona o Livro Caixa? Essa ferramenta contábil pode ser a sua aliada na hora da declaração do Imposto de Renda e também servir como uma fonte de informações gerenciais importantes para administrar o seu negócio.

Veremos neste artigo o que é, como funciona e quais são as vantagens do Livro Caixa para a sua atividade profissional!

O que é o Livro Caixa?

O Livro Caixa é um documento complementar da contabilidade que registra as entradas e saídas monetárias em ordem cronológica. O registro deve ser feito por todos os profissionais autônomos e liberais que possuem rendimento de trabalho não assalariado e também pode ser adotado pelas empresas.

O objetivo do livro é obter clareza na entrada e saída de dinheiro cronologicamente. Por isso, sua principal característica é que ele se refere apenas à realidade momentânea, sem considerar possibilidades de entradas ou de saídas futuras.

Como funciona?

O registro no Livro Caixa é muito simples de ser feito. Veja só os dados que você deve inserir:

  • Data do ocorrido
  • Breve histórico
  • Entradas ou créditos
  • Saídas ou débitos
  • Saldo

Para que serve?

Os registros devidamente feitos no Livro Caixa servem para dois fins: ferramenta financeira e apuração do imposto de renda.

  • Ferramenta financeira: o Livro Caixa que está sempre atualizado ilustra a situação financeira do negócio exercido pelo profissional liberal. Além disso, deixa registrado quais são as principais fontes de renda e quais são as principais despesas na rotina operacional.
  • Apuração do Imposto de Renda: muitas das despesas registradas no Livro Caixa podem ser deduzidas da base de tributação do Imposto de Renda. Se você utiliza o Carnê Leão, pode fazer a escrituração do Livro Caixa por sistema eletrônico. Os valores recolhidos por você mensalmente ficarão registrados e deverão ser exportados no ajuste anual do IRPF.
  • O limite das deduções com o Livro Caixa é o valor da receita mensal recebida pela atividade exercida. Se em determinado mês as despesas superarem as receitas, é possível somar o excesso às despesas dos meses subsequentes até dezembro. O excesso de despesas em dezembro, porém, não deve ser informado neste mês nem levado para janeiro do ano seguinte.

Quais são as vantagens para profissionais da saúde?

Como acabamos de ver, o Livro Caixa possui duas funções principais e ambas podem ser exploradas pelo profissional da área da saúde no exercício de suas atividades.

Como ferramenta financeira, o Livro Caixa pode ilustrar como está o caixa do negócio: será que os resultados estão sendo positivos ou negativos? Com o que você está gastando o seu dinheiro? É possível reduzir essas despesas? Qual das atividades exercidas por você traz o maior retorno financeiro?

Já na apuração do Imposto de Renda, é que o Livro Caixa se torna mais importante, já que ele é responsável pela dedução de alguns valores e, por consequência, diminui o valor a ser desembolsado para esse fim. Sendo assim, é importante ter conhecimento de quais são as despesas que são dedutíveis do Imposto de Renda. Confira as principais:

  • Despesas de custeio, que são aquelas ligadas à atividade principal exercida pelo profissional, tais como aluguel, energia elétrica, água e telefone;
  • Passagens, hospedagem, deslocamento, alimentação e até mesmo inscrição em congressos e seminários da área médica;
  • Aquisição de hardware, software e livros;
  • Assinatura de publicações da área.

Você já conhecia o Livro Caixa? Gostou das informações apresentadas? Deixe o seu comentário!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins