Prime Contabilidade

04 vantagens de abrir uma empresa SLU

04 vantagens de abrir uma empresa SLU

O tema “SLU” está em alta. Afinal, além de ser a mais nova preferida dos empreendedores, ela também passa a ser a substituta da EIRELI, que já teve seu fim determinado.

Mas você sabe o que é a Sociedade Limitada Unipessoal? Sabe quais são as diferenças e as vantagens com relação à EIRELI?

Esse formato jurídico tem se destacado e é uma ótima opção para pequenos empreendedores de primeira viagem que buscam por segurança na hora de abrir o próprio negócio. Além de oferecer mais oportunidades de crescimento, essa nova modalidade parece ter resolvido os principais problemas da EIRELI.

Continue lendo e saiba quais são as vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal.

Fim da EIRELI

Como detalhamos no nosso artigo especial sobre o assunto, o fim da EIRELI se dá a partir de uma perda gradual de registros desta modalidade. A exigência de um alto valor de capital social fez com que a modalidade fosse se tornando desinteressante.

Outro motivo para a queda de registros foi o surgimento de reformulações de outras modalidades e novas opções, como a própria Sociedade Limitada Unipessoal.

Em meio a esta problemática, em agosto de 2021 foi declarado o fim da EIRELI. Os novos empreendimentos, portanto, não podem mais ser registrados na modalidade, e aquelas empresas já registradas passam a ser, automaticamente, empresas SLU.

Empresa SLU

Caso você faça parte do grupo de empreendedores já registrados como EIRELI, não precisa se preocupar. Deve apenas ficar atento para a alteração da razão social da empresa, que passará de “EIRELI” para “LTDA”, e fazer essa alteração em locais em que a empresa tenha cadastro.

A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) surgiu em 2019 e rapidamente se tornou a nova primeira opção dos pequenos empreendedores. Ela é muito semelhante à EIRELI, com a diferença de não exigir um capital social mínimo tão alto – que era a principal reclamação contra a antiga modalidade.

Não deixe de conferir os tipos de sociedades empresariais existentes!

Vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal

Agora que você já sabe o que é e como surgiu a Sociedade Limitada Unipessoal, veja a seguir as quatro principais vantagens de abrir uma empresa SLU:

1. Você não precisa de um sócio

Um dos maiores atrativos da EIRELI também pode ser encontrado na Sociedade Limitada Unipessoal. Apesar de ter ‘sociedade’ no nome, você não precisa de sócios para abrir uma empresa SLU.

É uma opção especialmente viável para o pequeno empreendedor já que não exige um alto investimento. É possível que haja aumento de atividades regulamentadas, como médicos, advogados, contadores, engenheiros, jornalistas, entre outros, algo que também não era garantido na EIRELI.

2. Não exige capital social mínimo

Como citamos anteriormente, a principal desvantagem da EIRELI é solucionada aqui.

Enquanto que para abrir uma empresa EIRELI você precisa apresentar cerca de 100 vezes o salário mínimo vigente como capital social mínimo, a empresa SLU não possui uma exigência mínima – você pode utilizar qualquer valor. Ou seja, uma vantagem de custo-benefício.

3. Separa patrimônio pessoal e profissional

O que pequenos empresários e empreendedores de primeira viagem mais precisam é de uma garantia de segurança patrimonial e isso a SLU também oferece.

Como o nome já diz, a responsabilidade da sociedade é limitada, ou seja, o patrimônio pessoal do empresário é separado do da empresa.

Isso significa que, se a empresa sofrer com alguma perda, o patrimônio pessoal do empreendedor está seguro.

4. Você pode abrir mais de uma SLU

Outra grande diferença entre a EIRELI e a SLU é a possibilidade de ter mais de uma empresa no mesmo formato.

Assim como a questão do capital social mínimo, esse é um ponto que deixou muitos empreendedores satisfeitos e fez com que a escolha pela Sociedade Limitada Unipessoal fosse um movimento natural.

Já pensou em poder abrir novas empresas, com os mesmo benefícios, conforme os negócios crescem? É de fato um combustível para o empreendedorismo brasileiro.

Quem pode abrir uma empresa SLU?

A modalidade de Sociedade Limitada Unipessoal não possui restrições quanto às atividades permitidas. Ou seja, se você tem mais de 18 anos e deseja começar um negócio sem sócios, você pode atuar com a atividade que desejar.

Os únicos que não estão aptos para a abertura de uma empresa SLU são aqueles empresários que já possuem uma MEI aberta.

E, é claro, se você pretende ter um sócio em algum momento – seja no começo por um curto prazo, ou mais adiante – não indicamos que você escolha a SLU, afinal, terá que fazer a migração de formato.

Está precisando de ajuda para migrar ou para abrir o seu próprio negócio? Com a Prime Contabilidade você tem acesso a uma consultoria 360º. Cuide do seu negócio, deixe as questões burocráticas com a gente!

Você gosta desse tipo de conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins