Prime Contabilidade

A importância das Demonstrações Contábeis e Financeiras

A importância das Demonstrações Contábeis e Financeiras

A contabilidade pode parecer um bicho de sete cabeças para quem olha de longe. Apesar dos termos técnicos e complicados, algumas ferramentas da área contábil são bem simples e, principalmente, fundamentais para a saúde financeira do seu negócio. Uma destas ferramentas é o demonstrativo financeiro e contábil.

Como um gestor pode tomar decisões empresariais importantes sem o amparo de dados e informações adequadas do dia a dia? É para evitar riscos e conseguir tomar decisões mais seguras e assertivas que as demonstrações contábeis e financeiras entram em cena.

Esse conjunto de relatórios contábeis irá fornecer informações sobre a situação patrimonial, econômica e financeira, possibilitando a melhor adequação da empresa com investidores, clientes, fornecedores, bancos e governos.

Não sabe o que pode ser considerado como demonstrativo financeiro e contábil? Então continue lendo, conheça as principais demonstrações contábeis e a importância das mesmas.

Principais demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis e financeiras são resumos de toda a atividade monetária dentro de uma instituição. Existem diversos tipos de demonstrativos e, apesar de exigidos por meio de lei para algumas empresas, nem todos são obrigatórios para todas as empresas.

Outro detalhe é que, via de regra, não existe diferença entre demonstrações contábeis e demonstrações financeiras, o último termo, no entanto, é utilizado por empresas de capital aberto.

Veja a seguir a lista dos principais demonstrativos contábeis e financeiros:

Balanço Patrimonial (BP)

O Balanço Patrimonial é o demonstrativo contábil. Ele tem característica estática e é um bom panorama para entender a entidade em questão durante determinado momento. Pode ser utilizado também como instrumento de verificação de equilíbrio de resultados.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

É utilizado por entidades para verificar o desempenho econômico em determinado período. Ele irá demonstrar se as receitas superaram as despesas, gerando lucro.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

É uma demonstração de todas as movimentações do Patrimônio Líquido da empresa durante determinado período. Neste relatório, podem ser incluídas as Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados, como parte do mesmo.

Demonstração do Valor Adicionado (ou Agregado) (DVA)

Demonstra a geração e distribuição de riqueza em um determinado período de tempo.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros como compras, investimentos e recebimentos em determinado período. Nós já preparamos um artigo especial sobre o assunto aqui no blog, não deixe de conferir.

Quais as vantagens dos demonstrativos financeiros e contábeis?

Como mencionamos na introdução do artigo, a importância das demonstrações financeiras e contábeis está na possibilidade de analisar, de forma profunda e certeira, a saúde financeira da empresa.

Além de ser essencial para manter as contas em dia, esses demonstrativos são muito utilizados por instituições financeiras e outros investidores na hora de definir empréstimos e créditos.

Veja a importância das demonstrações contábeis e financeiras:

  • Melhora a tomada de decisões
  • Ajuda a conseguir crédito no mercado
  • Permite o monitoramento dos investimentos e resultados
  • Evita prejuízos
  • Prova a confiabilidade do negócio

Ou seja, sem os demonstrativos organizados e atualizados, você não conseguirá fazer projeções para o futuro, não terá melhoras na pontualidade dos pagamentos, não terá noção do tempo de retorno do investimento inicial, entre muitas outras facilidades.

As empresas que mantêm a tributação pelo regime de Lucro Real são obrigadas, por lei, a organizar esses documentos de modo a comprovar os resultados da organização, mas isso não significa que as outras empresas não devam utilizar esses documentos para compreender a evolução do capital e o desenvolvimento dos negócios.

Antes de ir embora, o que você precisa compreender é que não existe fórmula mágica para a elaboração correta das demonstrações contábeis. Por isso, o ideal é contar com um olhar especializado, que conheça os termos com profundidade e saiba atualizar e organizar informações de forma ágil e segura.

Você pode contar com a Prime Contabilidade. É só entrar em contato!

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins