Prime Contabilidade

Saiba como controlar o fluxo de caixa da sua empresa: 3 dicas importantes

Saiba como controlar o fluxo de caixa da sua empresa: 3 dicas importantes

Aprender a lidar com o fluxo de caixa é uma das maneiras mais certeiras de garantir o controle das finanças da empresa. Se o mantiver constantemente atualizado, é possível desenvolver um planejamento econômico adequado para o seu negócio.

O fluxo de caixa diz respeito às movimentações financeiras do seu negócio, e toda empresa tem uma, independente do seu porte. É a partir de um fluxo organizado que nasce uma empresa saudável e preparada para o futuro.

Ainda existem muitos empreendedores por aí que não conseguem registrar e organizar todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai. Isso pode causar déficit financeiro e jogar toda a expectativa que você tinha com relação ao seu negócio por água abaixo.

Por isso, saber cada vez mais sobre o assunto nunca é demais. Neste artigo iremos abordar a importância de manter o fluxo de caixa monitorado e organizado, e de quebra, te daremos dicas de como fazer isso.

Por que o fluxo de caixa é tão importante?

Sem delongas: ele é importante porque é aqui que se inicia todo o controle financeiro.

Ele está dividido em 5 partes básicas: o saldo inicial, as entradas de caixa, as saídas de caixa, o saldo operacional (o resultado das entradas menos as saídas) e por último, o saldo final (resultado da soma do saldo inicial com o saldo operacional).

Este fluxo nos proporciona uma visão muito mais ampla e significativa do que simplesmente olhar o saldo de finanças no final do mês. Com o registro das movimentações dentro da empresa, é possível visualizar dois aspectos importantes da situação financeira do seu negócio: a explicitação de algum erro ou acerto cometido no passado, e as projeções que podemos fazer para o futuro.

Ou seja, estes dois aspectos ajudam a avaliar as possibilidades de investimentos. Eles respondem algumas perguntas essenciais que fazemos durante a administração da empresa: vai faltar dinheiro? Vou ter que fazer um empréstimo? Posso fazer novas aquisições?

Por isso, esta é uma ferramenta importantíssima para ajudar no crescimento do seu negócio. Mas para que isso aconteça, é preciso que o registro das movimentações seja feito com transparência e disciplina.

Diferentes tipos de fluxo de caixa para diferentes necessidades

Uma das partes mais importantes do monitoramento, é entender a necessidade atual da sua empresa. Existem diversos tipos e modelos de fluxo de caixa, e cada um deve ser aplicado conforme o resultado que você espera ter.

O fluxo simples, por exemplo, é uma ótima opção para aqueles que estão começando o negócio e ainda não possuem muita experiência ou conhecimento na área. Este fluxo traz informações básicas e por isso é mais fácil de organizar.

Já o fluxo de caixa livre se refere a geração de lucro durante um prazo determinado, em um cenário muito específico.

O fluxo operacional, também recomendado para empresas pequenas, contabiliza movimentações responsáveis pelo mantimento da empresa. Não contabiliza investimentos, impostos ou juros.

Estes são só alguns dos tipos de fluxo de caixa. Esteja atento para as necessidades do seu negócio.

3 dicas importantes para controlar o fluxo de caixa

Você deve registrar TUDO que entra e sai da empresa

E quando nós dizemos tudo, nós estamos nos referindo à tudo mesmo. Inclusive o bolo comprado para o aniversário de algum funcionário da empresa, um cafézinho da tarde ou uma caneta que faltava na hora do aperto.

Estas anotações podem ser feitas em um caderno à mão, ou em sistemas digitais. Não importa onde você o faça, o importante é fazer de forma transparente e disciplinada. É importante que as anotações sejam feitas exatamente na hora do gasto, afinal, estes pequenos gastos por vezes passam despercebidos.

Não se esqueça de anotar parcelas e juros. Se você fez uma compra e parcelou o pagamento em 5 vezes, anote o valor dividido em 5 vezes. Assim, você saberá que nos próximos meses, terá que comprometer um determinado valor.

Crie categorias para cada tipo de gasto

Conhecer a origem dos gastos é essencial para embasar a sua análise no final do mês.

Despesas com os salários, manutenção da empresa e gastos ocasionais, como aquele bolo de aniversário, não devem ser dispostos no mesmo local. Afinal, se algum corte precisar ser feito, você precisa ter a noção real de qual categoria está extrapolando o limite de valor.

Categorize e organize conforme prioridade de atenção, origem e necessidade, por exemplo. O processo se tornará muito mais simples e fácil.

Projete o futuro

Agora que você tem os dados da sua empresa organizados, você pode identificar, com bastante antecedência, as tendências do próximo mês.

Não basta sobreviver a cada mês, você precisa ter um plano de crescimento. E já que as informações já estão separadas, use-as a seu favor.

Crie estratégias de investimentos, por exemplo. Crie projetos de prospecção de clientes. Crie promoções e benefícios para os seus clientes, se for o caso. O importante é estar sempre atento para as necessidades do futuro.

A Prime Contabilidade tem muito mais para te contar. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos te auxiliar no fluxo de caixa da sua empresa.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins