Prime Contabilidade

Contabilidade para não contadores

Contabilidade para não contadores

Nos dias de hoje, além de terem que administrar o fluxo de caixa da empresa e as ambições profissionais da equipe, os pequenos empresários ainda precisam compreender os termos gerais do universo da contabilidade. Embora árdua e difícil, esta tarefa é extremamente necessária, já que todos os empreendedores lidam quase que diariamente com o desafio de dominar o complexo cenário da legislação tributária do país.

Todo este esforço tem como principal objetivo garantir a continuidade da empresa no mercado, já que conhecendo alguns termos o gestor consegue compreender melhor os documentos financeiros do seu negócio e, assim, evitar possíveis erros e penalizações. Para facilitar o seu estudo, listamos os principais termos utilizados na contabilidade para que você comece a entender suas definições desde já. Veja-os:

Livro Caixa

É um livro de registro contábil, em que são lançados todos os recebimentos e pagamentos em dinheiro do caixa da empresa. Ele representa, em outras palavras, o ‘controle pessoal’ da empresa, podendo inclusive ajudar os gestores na hora da declaração do Imposto de Renda.

Livro Razão

O Livro Razão é responsável por controlar, separadamente, o movimento de todas as contas do negócio. Com ele, o empresário consegue visualizar em detalhes as contas dos lançamentos, podendo apurar os resultados e elaborar melhor as demonstrações contábeis.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é responsável por refletir a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado momento. Seu conceito se baseia no funcionamento de uma balança de dois pratos, em que sempre os dois lados estão igualados.

Caso não estejam, então isto significa que a empresa está sofrendo com erros em sua contabilidade. Mas ao invés de pratos, o balanço financeiro utiliza duas colunas: a do lado esquerdo (Ativo) e a do lado direito (Passivo).

Ativo

O Ativo faz parte do Balanço Patrimonial e envolve o conjunto de bens e direitos da empresa. Como a finalidade de qualquer empresa é o lucro, então o Ativo representa a aplicação desses bens e direitos de maneira que eles possam produzir lucro.

Passivo

O Passivo refere-se às obrigações da empresa para com terceiros. Em outras palavras, é a dívida que o negócio tem com eles, incluindo contas, salários, impostos, financiamentos e empréstimos a pagar.

Grau de liquidez

O grau de liquidez representa o maior ou menor prazo no qual os bens e direitos do negócio podem ser transformados em recursos financeiros. No Balanço Patrimonial, as contas do Ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez.

Grau de exigibilidade

O grau de exigibilidade é o maior ou menor prazo em que as contas (obrigações da empresa para com terceiros) devem ser pagas. No Balanço Patrimonial, as contas do Passivo são classificadas de acordo com a ordem decrescente de exigibilidade.

DRE

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é uma ferramenta que evidencia a formação do resultado líquido da empresa, a partir do confronto das receitas, custos e despesas do negócio em um determinado período de tempo.

DVA

O DVA (Demonstrativo de Valor Adicionado) é um informe que evidencia o valor da riqueza gerada pela empresa em um determinado período e sua respectiva distribuição entre acionistas, financiadores e funcionários.

Balancete

O balancete é um demonstrativo que reúne todas as contas em movimento na empresa, bem como os seus respectivos saltos de débito e crédito. Ele pode ser utilizado para verificar se os lançamentos contábeis realizados em um determinado período estão corretos.

Pró-labore

O pró-labore é um valor fixo que corresponde à remuneração do empresário ou dos sócios por seu trabalho na empresa. Mas vale lembrar que o valor pago ao gestor deve ser de acordo com o seu trabalho, e não por quanto ele gostaria de ganhar.

Ficou com dúvida em algum termo contábil? Conte para a gente nos comentários para que possamos ajudá-lo!

Veja também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins