Prime Contabilidade

Erros a serem evitados na gestão financeira da sua empresa

Erros a serem evitados na gestão financeira da sua empresa

Dívidas com bancos, impostos atrasados, falta de capital de giro, saldo no vermelho. Vira e mexe os empreendedores se veem afogados em números. Equívocos na gestão financeira são suficientes para fechar as portas de qualquer empresa, por isso, é preciso cautela em tempos de instabilidade econômica.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e estatística), quatro em cada 10 empresas fecham suas portas antes de completarem 2 anos de funcionamento. Entre os principais motivos estão à falta de organização e planejamento da rotina de movimentações diárias, descontrole na operação do fluxo de caixa, e principalmente a falta de marketing de mercado, uma vez que, estabelecer a marca frente à concorrência depende da aceitabilidade do cliente.

Seja qual for o porte do seu empreendimento, o planejamento financeiro deve estar no topo das prioridades. É preciso ter em mente que o fracasso e o sucesso de um negócio estão diretamente relacionados a um bom gerenciamento, é preciso ter tudo muito claro para não ficar no vermelho.

Confira uma lista de 3 erros que devem ser evitados na gestão financeira da sua empresa para mantê-la competitiva no mercado.

Descontrole do Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é uma das melhores ferramentas no controle das movimentações diárias, é através dele que você poderá tomar importantes decisões e realizar um bom planejamento financeiro. É o erro mais comum entre as empresas é não dar o devido valor a organização das informações.

Muitos empresários se preocupam unicamente em vender e produzir e esquecem que é preciso ter controle dos custos envolvidos, das despesas, das receitas, das contas a pagar e a receber. Se você não pratica diariamente este check-list, em breve seus negócios estarão em apuros. O descontrole do fluxo de caixa é uma das coisas que pode acabar rapidamente com a sua empresa.

Lembre-se que: uma venda só é realmente boa se você receber por ela. O fluxo de caixa auxilia nas projeções de pagamentos e ajuda nas movimentações diárias de dinheiro em caixa.

Misturar as finanças da empresa com as pessoais

Esse é um dos erros mais comuns e que pode colocar em sinal vermelho as finanças da sua empresa. Misturar as finanças pessoais com os gastos e lucros da empresa é uma prática comum, mas que pode resultar em sérios problemas. Ao fazer isso, além de perder o controle das próprias finanças, você também passa a colocar em jogo as contas da empresa. Por isso, é preciso separar as receitas e os custos destes dois setores da sua vida.

Misturar as finanças pessoais com as da empresa é colocar em risco a sobrevivência dos seus negócios, é preciso cautela na hora de fazer as retiradas, para que a empresa não fique sem recursos.

O ideal é estabelecer um pró-labore e realizar retiradas mensais, e manter controle e registro de cada movimentação, seja de investimento de capital, de reembolsos ou de pagamentos com cartão de crédito pessoal. Só assim você terá sucesso não apenas na vida profissional e também na pessoal.

Falta de profissionalização na área

Um grave erro que muitos empresários cometem é pensar que contratando apenas “marinheiros de primeira viagem” todos os problemas estarão resolvidos. Muitos empresários pensam mil vezes antes de contratar um bom profissional pelo simples fato de ter que arcar com uma maior remuneração. É preciso pensar com cautela na hora de montar uma equipe, já que muita coisa pode estar sendo colocada em jogo. Seja na falta de planejamento e gestão, atraso no pagamento de tributos e um sistema de informação inadequado.

É preciso colocar na balança e analisar quais são os objetivos e estratégias de negócios que a empresa quer desenvolver, uma vez que o sucesso ou fracasso está diretamente relacionado aos sistemas profissionais de gestão.

E você, já cometeu alguns destes erros na sua empresa? Como saiu dessa situação? Conte pra gente nos comentários.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins