Prime Contabilidade

Confira aqui um passo a passo para abrir uma empresa

Confira aqui um passo a passo para abrir uma empresa

Antes de qualquer coisa, saiba que o ideal para abrir uma empresa é empreender! Dessa forma, os empreendedores possuem muito mais chances de sucesso do que pessoas que apenas querem montar o negócio próprio por outro estímulo que não seja alcançar o sucesso.

Agora, se você se encaixa no perfil de empreendedor, vamos começar os trabalhos. Sua ideia é realmente boa? E o mercado? Vale a pena arriscar um investimento nesse momento? Veja o passo a passo para você abrir a sua empresa:

O que você precisa saber para abrir uma empresa?

Primeiramente, tenha ideia do que você quer trabalhar e como sua empresa vai trabalhar. Além disso, você também precisa criar um cronograma de trabalho e contratar um contador.

Dentro desse cronograma de trabalho, você precisa colocar todos os prazos para que possa dar início aos trabalhos da empresa. É importante também ter em mente o valor do investimento que você pretende oferecer nessa parte do processo de criação da sua empresa.

Você precisa também definir a modalidade da empresa. Existem alguns tipos de empresas, como as corporações, sociedade e a empresa individual, entre outros. Estude qual a melhor modalidade de empresa para você.

Se a sua ideia envolver a sociedade, saiba que é muito difícil fazer com que ela comece a funcionar em até um mês, normalmente o processo dura um pouco mais que isso. O valor do capital investido também pode interferir nesse prazo.

Porém, se a sua empresa for construída através do MEI – Micro Empreendedor Individual saiba que você terá o seu CNPJ em mãos logo após se cadastrar. Mas lembre-se que o MEI possui algumas diferenças, mas vale a pena se questionar qual a melhor forma para você.

1º Passo: Definir os dados básicos

Para dar início aos processos, você precisa definir os dados básicos de sua empresa:

  • Razão social;
  • Endereço;
  • CNAE’s – Classificação Nacional de Atividades Econômicas;
  • Quadro societário;
  • Tributação.

Lembre-se que você também precisa decidir qual a modalidade da empresa, assim como o nome da empresa social e o nome fantasia, que também é conhecido como a marca (que deverá ser registrada para evitar problemas futuros).

Para isso, verifique a disponibilidade do nome e da marca que você pretende criar para sua empresa. Afinal, não é permitido duas empresas com o mesmo nome registradas.

2º Passo: Localização

É preciso um alvará de funcionamento para que sua empresa possa finalmente abrir as portas, sem ele é impossível funcionar legalmente.

Dependendo do ramo de atuação, as exigências para o alvará são poucas, outras maiores. Principalmente, quando sua empresa precisa de espaço para estoque ou envolve o atendimento a clientes.

O alvará é emitido pela prefeitura da cidade onde a sua empresa estará localizada, sendo assim, é preciso conhecer as regras de cada prefeitura para conseguir o alvará e colocar sua empresa para funcionar.

3º Passo: Contrato Social

Para que sua empresa exista de fato é preciso elaborar o Contrato Social. Com o contrato pronto, é preciso fazer o registro na Junta Comercial e também na Receita Federal (CNPJ).

É necessário conter, nesse contrato, todas as informações da empresa, como a atividade que será exercida, a participação que cada sócio envolvido terá, as funções de cada um e outros detalhes que sejam considerados importantes estarem dentro do contrato.

O ideal é buscar um advogado nessa etapa, pois é esse profissional que irá elaborar – ou corrigir – o contrato feito, não deixando nada para trás e amarrando as brechas que possam existir.

Feito o contrato, basta se dirigir à Junta Comercial e Receita Federal, levando o contrato e os documentos pessoais de cada sócios. Após essa etapa, sua empresa já começa a existir, pois os órgãos responsáveis já sabem de sua existência.

4º Passo: Nota Fiscal Eletrônica

E finalmente, para sua empresa funcionar é preciso que ela possa emitir a nota fiscal eletrônica. Esse passo é necessário para que você possa receber e operar o que sua empresa fatura.

Seguindo esses passos, você, empreendedor, poderá dar início a sua tão sonhada carreira de sucesso! E uma última dica: continue empreendendo sempre, todos os dias. Incentive sua equipe a trabalhar sempre unida.

Encontre agora a solução contábil para a sua empresa!

Veja também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins