Confira aqui um passo a passo para abrir uma empresa
Antes de qualquer coisa, saiba que o ideal para abrir uma empresa é empreender! Dessa forma, os empreendedores possuem muito mais chances de sucesso do que pessoas que apenas querem montar o negócio próprio por outro estímulo que não seja alcançar o sucesso.
Agora, se você se encaixa no perfil de empreendedor, vamos começar os trabalhos. Sua ideia é realmente boa? E o mercado? Vale a pena arriscar um investimento nesse momento? Veja o passo a passo para você abrir a sua empresa:
O que você precisa saber para abrir uma empresa?
Primeiramente, tenha ideia do que você quer trabalhar e como sua empresa vai trabalhar. Além disso, você também precisa criar um cronograma de trabalho e contratar um contador.
Dentro desse cronograma de trabalho, você precisa colocar todos os prazos para que possa dar início aos trabalhos da empresa. É importante também ter em mente o valor do investimento que você pretende oferecer nessa parte do processo de criação da sua empresa.
Você precisa também definir a modalidade da empresa. Existem alguns tipos de empresas, como as corporações, sociedade e a empresa individual, entre outros. Estude qual a melhor modalidade de empresa para você.
Se a sua ideia envolver a sociedade, saiba que é muito difícil fazer com que ela comece a funcionar em até um mês, normalmente o processo dura um pouco mais que isso. O valor do capital investido também pode interferir nesse prazo.
Porém, se a sua empresa for construída através do MEI – Micro Empreendedor Individual saiba que você terá o seu CNPJ em mãos logo após se cadastrar. Mas lembre-se que o MEI possui algumas diferenças, mas vale a pena se questionar qual a melhor forma para você.
1º Passo: Definir os dados básicos
Para dar início aos processos, você precisa definir os dados básicos de sua empresa:
- Razão social;
- Endereço;
- CNAE’s – Classificação Nacional de Atividades Econômicas;
- Quadro societário;
- Tributação.
Lembre-se que você também precisa decidir qual a modalidade da empresa, assim como o nome da empresa social e o nome fantasia, que também é conhecido como a marca (que deverá ser registrada para evitar problemas futuros).
Para isso, verifique a disponibilidade do nome e da marca que você pretende criar para sua empresa. Afinal, não é permitido duas empresas com o mesmo nome registradas.
2º Passo: Localização
É preciso um alvará de funcionamento para que sua empresa possa finalmente abrir as portas, sem ele é impossível funcionar legalmente.
Dependendo do ramo de atuação, as exigências para o alvará são poucas, outras maiores. Principalmente, quando sua empresa precisa de espaço para estoque ou envolve o atendimento a clientes.
O alvará é emitido pela prefeitura da cidade onde a sua empresa estará localizada, sendo assim, é preciso conhecer as regras de cada prefeitura para conseguir o alvará e colocar sua empresa para funcionar.
3º Passo: Contrato Social
Para que sua empresa exista de fato é preciso elaborar o Contrato Social. Com o contrato pronto, é preciso fazer o registro na Junta Comercial e também na Receita Federal (CNPJ).
É necessário conter, nesse contrato, todas as informações da empresa, como a atividade que será exercida, a participação que cada sócio envolvido terá, as funções de cada um e outros detalhes que sejam considerados importantes estarem dentro do contrato.
O ideal é buscar um advogado nessa etapa, pois é esse profissional que irá elaborar – ou corrigir – o contrato feito, não deixando nada para trás e amarrando as brechas que possam existir.
Feito o contrato, basta se dirigir à Junta Comercial e Receita Federal, levando o contrato e os documentos pessoais de cada sócios. Após essa etapa, sua empresa já começa a existir, pois os órgãos responsáveis já sabem de sua existência.
4º Passo: Nota Fiscal Eletrônica
E finalmente, para sua empresa funcionar é preciso que ela possa emitir a nota fiscal eletrônica. Esse passo é necessário para que você possa receber e operar o que sua empresa fatura.
Seguindo esses passos, você, empreendedor, poderá dar início a sua tão sonhada carreira de sucesso! E uma última dica: continue empreendendo sempre, todos os dias. Incentive sua equipe a trabalhar sempre unida.
Encontre agora a solução contábil para a sua empresa!
Veja também:
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Últimos Postados
- Vantagens do BPO Financeiro na gestão financeira empresarial
- Posso emprestar o CNPJ?” Veja os riscos e desvantagens
- Entenda como funciona: produtos monofásicos, PIS e COFINS na origem
- Empresa de Assessoria Financeira em Palmas - Conheça os serviços e saiba como contratar
- Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira