logo primecont

O que acontece se minha empresa ficar sem contador?

O que acontece se minha empresa ficar sem contador?

O contador é o profissional que faz o cálculo de todos os tributos devidos ao município, estado e união e zela pelo cumprimento de todas as obrigações tributárias. Pela lei, a empresa não é obrigada a ter um contador. Mas, afinal, o que acontece se uma empresa não tiver contador?

Em um primeiro momento, nada. Afinal, não ter um contador não é uma infração ou ilegalidade. No entanto, o trabalho de contabilidade é essencial para todas as empresas, tanto as pequenas, médias e grandes. E esse trabalho é sim obrigatório!

Com a quantidade de tarefas e prazos para cumprir, não ter um contador especializado cuidando da contabilidade da sua empresa pode acarretar em alguns problemas. Acompanhe abaixo:

1.Formar dívidas

Para estar dentro da lei a empresa precisa pagar todos os tributos correspondentes a sua função, tamanho e espécie. Sem uma atenção dedicada para esse assunto, algum tributo pode ser esquecido. Ainda mais no Brasil, que eles são inúmeros e complexos!

Caso a empresa não pague, ela entra em débito com os órgãos públicos. Isso, além de gerar uma dívida, também impede diversas transações que exigem certidões negativas de contas.

2. Problemas de legalidade

Toda empresa precisa manter guias de pagamento, contrato social, declarações, balanços e livros contábeis, que são exigências dos órgãos públicos. E, não cumpri-las, podem tornar sua empresa irregular e trazer diversas complicações. Geralmente, apenas um contador conhece e sabe como funcionam todos esses procedimentos.

3. Baixo crescimento

Os empresários costumam se concentrar nas atividades e sua execução, sem pensar nos pontos financeiros e tributários de cada ação. Já o contador, costuma analisar o desempenho do empreendimento, gestão de riscos, desenvolvimento financeiro e, assim, ajudar na tomada de algumas decisões importantes para a empresa. Sem esse olhar especializado, alguns erros podem ser cometidos, atrasando o ritmo de crescimento do negócio.

Por que contar com a ajuda de um contador?

Não são todas as empresas e situações que precisam de um contador contratado. Tudo depende das necessidades da empresa e da complexidade das contas. Em alguns casos, a ajuda de um consultor e/ou de uma assessoria contábil já pode surtir muitos resultados.

Ter um contador terceirizado reduz os gastos com equipe interna, mantém o foco da empresa em suas atividades específicas e tem a vantagem de estar em contato com um profissional que também trabalha com outras empresas, e, por isso, está por dentro das tendências do mercado e possui muita experiência.

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

logo primecont

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins