Como as informações contábeis auxiliam nas decisões da sua empresa

Como as informações contábeis auxiliam nas decisões da sua empresa

Enquanto as grandes empresas já fazem uso das informações contábeis para auxiliar na gestão de seus negócios, muitas micro e pequenas empresas ainda enxergam a contabilidade como uma mera formalidade e uma despesa a mais no final do mês.

Mas já faz algum tempo que a contabilidade deixou de se preocupar apenas com cálculo de impostos, elaboração de demonstrações e atendimento a legislações, estendendo seu papel para o auxílio de tomada de decisões. A importância das informações contábeis já é reconhecida hoje por contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas.

Portanto, neste artigo, veremos como as informações contábeis podem auxiliar a tomada de decisão no seu negócio!

O que a contabilidade pode oferecer?

Os custos para manter a contabilidade são bem altos. Englobam os inventários, conciliações, livros, entre outros. Será que não é um desperdício utilizar isso tudo apenas para atender ao fisco?

Quando ficamos presos somente ao cumprimento de burocracias, acabamos deixando de lado informações muito relevantes, que poderiam estar sendo muito bem aproveitadas. Os gestores podem embasar as suas decisões em fatos reais apurados a partir de uma técnica eficaz, que é o que a contabilidade faz.

As informações contábeis podem ser utilizadas com diversas finalidades. Vamos ver algumas delas.

  • Apuração de custos: Você sabe exatamente quais são os custos que você tem que cobrir na venda de um produto? Muitas vezes aquele valor de R$100,00 do preço de venda acaba caindo pela metade quando descontados todos os custos, e compreender isso é essencial para uma boa gestão.
  • Fluxo de caixa: O fluxo de caixa registra todas as movimentações realizadas pela empresa, de entradas e saídas. Baseado nisso, você terá conhecimento sobre a origem e a destinação do dinheiro que passa pela sua empresa.
  • Determinar o preço de venda: Com base no que você determina o seu preço de venda? Muitos gestores o determinam baseados apenas nos preços cobrados pela concorrência, ou então colocam uma margem em cima do preço de compra. Na verdade, o ideal é realizar um cálculo que leve em conta todas as despesas envolvidas no processo, para que o valor de venda realmente gere lucro para a empresa.
  • Planejamento tributário: Você sabia que é possível economizar um grande valor com tributos apenas através de um enquadramento correto? De acordo com a estrutura e os rendimentos de sua empresa, um ou outro regime tributário será melhor e mais rentável.
  • Gestão de estoques: Com uma boa gestão de estoques você saberá os níveis mínimos de estoque, quanto é preciso pedir em cada pedido e quais são as melhores épocas de compra. Tudo isso reduzirá custos, tempo gasto e aumentará a produtividade do negócio.
  • Orçamento: O orçamento representa as estimativas futuras para o seu negócio. Com base nas informações contábeis, você poderá orçar os valores que deverão ser desembolsados e o quanto você irá receber em períodos futuros.
  • Cálculo do ponto de equilíbrio: O ponto de equilíbrio mostra o número mínimo de vendas que você deve fazer para que o resultado daquele período não seja negativo. Ou seja, permite que você planeje o número mínimo de vendas mês a mês para estar sempre no positivo.
  • Controle de contas a pagar e a receber: Permite o monitoramento de todas as contas que estão pendentes de pagamento e aquelas que você tem a receber. Não perca nenhum prazo de pagamento e nem deixe de receber o que lhe é devido.

É hora de mudanças?

Quais das informações citadas a cima você possui no momento? Cabe apenas a você tirar o máximo possível das informações contábeis. Possuir conhecimento total sobre cada pequeno aspecto do negócio torna a gestão muito mais simples e facilita as projeções para o futuro.

Você notou algum aspecto que pode ser melhorado no seu negócio? Gostou do conteúdo apresentado? Deixe o seu comentário!

Veja Também:

Como Chegar

Clique para acessar o mapa

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A
Palmas/Tocantins
77015-260
atendimento@primecont.net
63 3216-1284

Ver no Mapa