Prime Contabilidade

O caixa é rei: dicas para manter um fluxo de caixa saudável em seu negócio

O caixa é rei: dicas para manter um fluxo de caixa saudável em seu negócio

Não importa qual o mercado que sua empresa atua. Muito menos o nicho em específico que ela atende. Um dos maiores segredos por trás do sucesso e do crescimento sustentável de qualquer negócio está no fluxo de caixa saudável.

Mas nem todos empresários conhecem as vantagens de manter o seu caixa em ordem e a importância que esta atitude traz para todo e qualquer procedimento realizado dentro de uma empresa.

Aliás, você sabe como manter um fluxo de caixa saudável e quais as dicas de especialistas na área de finanças para sua empresa não estagnar nem passar por apertos?

Pensando em responder estas e todas as outras perguntas que podem surgir no decorrer deste artigo, a Prime Contabilidade preparou mais um material completo para você investir no seu bem mais valioso: a sua empresa. Confira:

Como manter um fluxo de caixa saudável em seu negócio

Primeiramente, para manter um fluxo de caixa saudável, todo empreendedor precisa realizar um planejamento estratégico focado na parte financeira.

Este planejamento deve contar com sua equipe responsável pela área e com a colaboração de uma empresa especializada, caso julgar necessário.

Contudo, há várias maneiras de você controlar seu fluxo de caixa de forma eficaz, aplicando as técnicas que separamos abaixo:

Controle o seu fluxo de caixa

Por mais que esta primeira dica pareça bem óbvia, muitos empreendedores esquecem da importância de um fluxo de caixa devidamente controlado.

Explicar a importância deste controle é bem simples: um fluxo de caixa sob supervisão tem uma noção ampla das saídas e entradas no caixa da sua empresa — o que serve como base para qualquer ação que o seu negócio irá tomar.

Por isso, antes de seguir as demais dicas abaixo ou comprar cursos que prometem soluções milaborantes para este problema, tenha certeza de que está tomando as medidas básicas para evitar que o seu fluxo de caixa tome um caminho diferente do esperado.

Mantenha o seu fluxo de caixa atualizado diariamente

Muitos devem pensar que manter o seu fluxo de caixa atualizado todos os dias pode ser um exagero. Porém, esta atitude evita que você realize certos procedimentos baseados em incertezas.

Quando você acompanha toda a movimentação diariamente, dificilmente acontecerá surpresas indesejadas.

Além do mais, ao atualizar as entradas e saídas de dinheiro todos os dias, você consegue se planejar muito melhor, aumentado sua capacidade de investimento e de angariar bons negócios.

Isto sem mencionar o fato de você corrigir todos os erros que possam ocorrer no dia, por exemplo: uma venda que não foi dada a entrada devida, o pagamento aos fornecedores que não foi dado baixa como saída e afins.

Atualizar o fluxo de caixa deixa o empresário alinhado com a realidade do seu negócio. Minimiza drasticamente os riscos e aumenta o controle sobre as entradas e saídas.

Projete o seu fluxo de caixa antes de tudo

Quando se tem um planejamento por trás do fluxo de caixa, fica muito mais fácil de prever o futuro de sua empresa.

No próprio projeto elaborado, você poderá inserir todos os valores que ainda tem para receber e os valores que serão necessários gastar para manter tudo em ordem.

Na parte das saídas, por exemplo, você terá todas as informações necessárias dos pagamentos que serão realizados aos fornecedores durante um certo tempo.

Claro, quanto melhor for o seu planejamento, mais fácil será prever o futuro de sua empresa. Porém, evite fazer planejamentos muito alongados, pois além de fugirem da realidade, nunca sabemos quando iremos passar por um forte período de recessão.

Quando você estiver olhando as entradas do seu caixa, você terá a exata noção de quando será possível sua empresa faturar, os prazos de pagamento e até os juros que podem surgir pelo caminho.

Nas saídas, por exemplo, podem ser previstos os pagamentos a fornecedores que serão feitos nos meses seguintes, assim como os custos fixos que se repetem mês a mês.

O fluxo de caixa projetado fará com que você esteja preparado para os diferentes momentos do ciclo de crescimento da empresa. Com isso, será possível se organizar e planejar possíveis cortes de gastos ou investimentos em momentos estratégicos. 

Mantenha o seu capital de giro sob controle

Este é o erro mais comum que os empresários cometem, comprometendo muito a saúde financeira da sua empresa — principalmente quando o negócio ainda está em fase embrionária.

Há várias atitudes que comprometem o seu fluxo de caixa, aqui estão algumas delas:

  • Gestão de estoque ineficiente;
  • Dinheiro estagnado no caixa;
  • Recebimentos atrasados de clientes;
  • Queda abrupta nas vendas;
  • Inadimplência alta.

Justamente por causa dos fatores citados acima, é fundamental que sua empresa tenha um capital de giro para ser utilizado devidamente.

O capital de giro nada mais é do que um valor reservado para não deixar que o seu negócio pare de operar por problemas no fluxo de caixa.

Esta reserva faz com que as engrenagens empresariais continuem girando, mesmo que não os recebimentos esperados não tenham entrado no prazo correto.

Muitas empresas, principalmente as do setor de varejo, vendem muito mais em determinadas época do que em outras. Contudo, é necessário um capital de giro eficaz para enfrentar os meses de menos movimento.

Agora você já sabe quais as principais dicas para manter um fluxo de caixa saudável no seu negócio.

Sua importância se resume em todas as ações tomadas pela sua empresa. Não deixe que um fluxo de caixa mal administrado atrapalhe o crescimento do seu negócio.

Siga nossas dicas citadas acima para aumentar sua capacidade de investimento e potencializar o seu empreendimento.

A Prime Contabilidade auxilia sua empresa nas tomadas de decisões, análise e interpretação de todos os fatos que envolvem a rotina de trabalho da sua empresa diariamente. Elaboramos todos os demonstrativos contábeis para ajudar o seu negócio a manter o crescimento de forma sustentável. Entre em contato conosco e conheça pessoalmente nossas soluções personalizadas para atender as necessidades do seu negócio.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins