Prime Contabilidade

Como criar um plano de crescimento para o seu negócio: 5 passos

Como criar um plano de crescimento para o seu negócio: 5 passos

Não importa o quão confortável o seu negócio esteja, mais cedo ou mais tarde todos os empresários enfrentam a necessidade de expandir o empreendimento. Neste sentido, elaborar um plano de crescimento empresarial é essencial para fundamentar decisões estratégicas e obter mais sucesso.

Esse planejamento vai além de anotar os desejos do empresário. Ele serve para ter a certeza que determinado trabalho e investimento vão valer a pena. A partir dele cria-se metas de curto, médio e longo prazo. Afinal, um bom planejamento não é só interessante para o crescimento, mas também para evitar, ou se preparar para enfrentar, possíveis desafios e adversidades.

Se você não faz ideia de por onde começar, não se preocupe. Neste artigo a gente vai te explicar o que é um plano de crescimento, qual a importância de se ter um plano bem estruturado e quais são os 5 passos fundamentais para a construção de um bom planejamento.

Continue com a gente!

O que é um plano de crescimento?

Para que um empreendimento obtenha sucesso, o crescimento deve acontecer de maneira ordenada. Caso o contrário, podem surgir metas antagônicas que atrapalham o crescimento e podem levar a empresa a ter dificuldades.

O planejamento vai demonstrar se as metas e os desejos do empreendedor são viáveis. Então criar um planejamento é, basicamente, pegar um papel e uma caneta e decorrer de todas os desejos, os caminhos possíveis para se alcançar-los e os riscos a serem evitados.

Você pode buscar dois tipos de crescimento: o orgânico e o fusão. O primeiro refere-se ao modelo onde a empresa cresce graças à ações próprias. Já o método fusão é quando a empresa une forças com outros empreendimentos.

Além deste segundo, normalmente, ser mais improvável, crescer por conta própria costuma gerar credibilidade dentro do mercado, por isso as empresas buscam por um crescimento orgânico.

Seja qual for o tipo de crescimento definido, planejar é um passo essencial para o sucesso da sua empresa ou projeto.

A diferença de um plano de crescimento bem estruturado

Grandes empresas se utilizam de um bom planejamento para não serem deixadas para trás com a chegada de novos concorrentes. É preciso inovar para direcionar o seu negócio para onde o público está se movimentando.

São diversos exemplos de grande nomes de mercado que não entenderam as tendências e consequentemente erraram no seu posicionamento e direcionamento, caindo em irrelevância. Se nós mencionamos a Kodak e a Blockbuster, acho que você entende do que estamos falando, não é mesmo?

Por isso, mesmo que neste momento você esteja satisfeito com o caminhar do seu negócio, é preciso estar sempre em alerta com o desenvolvimento do mercado, e como isso pode lhe atingir.

5 passos importantes

Para tanto, separamos 5 passos importantes para desenvolver um plano de crescimento que converse com as necessidades do seu negócio.

Conheça o seu público

Você deve conhecer o seu público. Logo, a primeira pergunta que deve ser feita é: quem queremos e quem podemos atingir?

Parece óbvio quando continuamos repetindo isso. Mas é aqui que muitas empresas erram. Você não pode tentar vender algo para alguém que não está disposto a comprar. Portanto, fuja da definições básicas de público, busque por informações detalhadas.

Estas informações podem ser encontradas por meio de questionários, entrevistas, por análise de concorrência, entre outros. São elas que vão te dizer se o seu negócio está caminhando na direção correta.

Descubra o momento do mercado

Analisar o mercado talvez seja o passo mais importante de todos. Depois de descobrir o seu público, você deve buscar descobrir quem são os seus fornecedores, seus concorrentes, produtos e serviços.

Conheça o seu diferencial. No que você é melhor, e no que você é pior com relação aos seus concorrentes. O que eles estão fazendo para se manterem no mercado?

Investigue também o momento financeiro do seu local, país, estados e cidade e quanto seu contexto permite investimentos. Evite dar passos em falso. É necessário saber se o mercado que você está inserido está estacionado, em queda ou crescimento.

Invista nos seus funcionários

Uma empresa não consegue crescer sem a ajuda de seus funcionários. Logo, eles precisam se sentir motivados para contribuir com o crescimento do negócio.

Funcionários que crescem junto com a empresa, garantem o entendimento do que é preciso para continuar crescendo. Invista em programas de treinamento que visem capacitações específicas conforme as necessidades sejam encontradas.

Funcionários mais felizes e confiantes são mais produtivos. Por isso, crie mecanismos para mantê-los envolvidos.

Defina o objetivo estratégico e as metas

O objetivo estratégico se refere a premissa responsável por definir todas as ações. Uma boa dica é começar a frase chave com um verbo e logo em seguida um número. Por exemplo: abrir mais três unidades.

Perceba, todas as ações serão direcionadas para este objetivo. Então cuidado, não defina um objetivo fora da realidade. Aliás, é para evitar isso que nós temos outros quatro passos neste artigo. Eles vão te dizer o que é possível e porque buscar por este objetivo.

E, por fim, não confunda objetivo com metas. As metas e as ações são passos importantes para atingir o objetivo.

Digamos que foi constatado que para conseguir abrir mais três unidades, é preciso que o setor de vendas aumente em 25% o lucro. Abrir três unidades é o objetivo, aumentar o lucro é um caminho para isso, logo é uma meta.

Depois que as metas forem estabelecidas, você poderá criar ações. Para atingir estas meta, o que podemos fazer?

Mantenha o planejamento financeiro em dia

Para que você possa crescer, você precisa ter dinheiro para investir. Depois que você fez um diagnóstico da situação financeira externa, análise a situação interna.

Para isso, mantenha o fluxo de caixa organizado, e a partir das informações dele, projete o futuro. Determine quais serão as suas prioridades, e alinhe as suas finanças com as metas estabelecidas.

Como vimos, planejamento é uma parte essencial em TODOS os momentos de um empreendimento. Neste caso, dar um passo à frente no sentido de crescer ou reposicionar a sua empresa no mercado é tão desafiador e arriscado quanto o próprio momento de abertura do negócio, por isso todo estudo, preparação e antecipação dos riscos são bem-vindos e fundamentais para obter êxito!

Este conteúdo foi útil para você? Não se esqueça de nos deixar o seu feedback nos comentários. A Prime Contabilidade tem muito mais para te contar, continue lendo nosso blog e descubra mais conteúdos como este.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins