Empreendedorismo e contabilidade: qual a relação entre os dois?

Empreendedorismo e contabilidade: qual a relação entre os dois?

Apesar de serem conceitos diferentes, empreendedorismo e contabilidade são áreas interdependentes. A contabilidade mostra-se fundamental no preparo, suporte e planejamento das operações dos negócios, independentemente de seu porte ou setor de atuação.

Por isso, o serviço contábil, conforme dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é um dos mais procurados por empreendedores no país.

No entanto, ainda há empreendedores, sobretudo no início de suas atividades empresariais, que não compreendem bem a relação entre empreendedorismo e contabilidade e como o serviço contábil pode facilitar a operação e o crescimento de seu negócio.

Diante disso, neste artigo, conheça a importância da contabilidade para o empreendedorismo. Acompanhe.

Empreendedorismo e contabilidade devem andar juntos para o sucesso do negócio

O empreendedor, sobretudo em micro e pequenas empresas, envolve-se em uma série de atividades e processos, muitas vezes operacionais, e acabam deixando em segundo plano questões que envolvem planejamento e estratégia. No entanto, agir desse modo pode trazer consequências graves.

Conforme pesquisa do Sebrae, entre os principais motivos para fechamento de empresas no Brasil, estão problemas administrativos e contábeis. Em contrapartida, os negócios que conseguiram evitar seu fechamento de portas apontam o planejamento e a gestão financeira eficaz como motivadores.

Nessa análise preliminar já fica claro que o apoio de um profissional da contabilidade pode favorecer o sucesso e a continuidade dos negócios. Ele ajudará a organizar as rotinas da empresa, sua estruturação fiscal e contábil e na mensuração de seu retorno financeiro.

Ainda, a contabilidade é fonte de dados fundamentais para que o empreendedor conheça seu negócio, suas finanças e suas possibilidades de crescimento, munindo-o de informações que facilitarão seu processo de tomada de decisão e a gestão de seu negócio.

Portanto, a contabilidade é uma ferramenta de gestão que ajuda empreendedores a organizarem o planejamento fiscal do negócio, a optarem pelo melhor regime tributário, a determinarem o pró-labore corretamente, a manterem em dia suas obrigações perante o governo, a obterem melhor performance e a administrar seus negócios de modo mais eficiente.

Quando contratar um contador?

Para que se tenha todos os benefícios possíveis a partir da relação entre empreendedorismo e contabilidade, é preciso estabelecer um relacionamento contínuo, e não apenas pontual. Veja, resumidamente, como o contador pode auxiliá-lo em todas as etapas de seu negócio:

Abertura da empresa

O contador tem papel essencial desde a constituição do negócio. Ele irá acompanhar o registro da nova empresa na Junta Comercial ou no cartório civil e agilizar a sua regularização em diversos órgãos, como Receita Federal, INSS e prefeitura do município.

Ainda, é nesse momento que o empreendedor deverá optar pelo regime tributário de sua empresa. Essa opção envolve a análise e o levantamento de informações que garantirão que o empreendimento seja enquadrado corretamente para o pagamento de tributos sem excessos.

Assim, os processos burocráticos demandados para a abertura do negócio serão simplificados e agilizados, permitindo que você inicie suas atividades mais rapidamente e tendo a certeza de que nada tenha ficado irregular junto ao governo.

Operação da empresa

Como vimos anteriormente, empreendedorismo e contabilidade caminham juntos para uma operação eficiente dos negócios. Entre as atividades mais rotineiras que o contador poderá desenvolver estão a prestação de contas ao Fisco, o balanço, DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), a apuração de impostos, a realização de declarações, escrituração fiscal, entre outras.

Fechamento da empresa

Mesmo no caso de fechamento de negócios, o suporte de um contador é fundamental. É preciso dar baixa no CNPJ e apresentar uma série de documentos. E, depois disso, você certamente precisará de auxílio para recomeçar um novo empreendimento e organizar suas finanças pessoais.

Mas não é caro para o empreendedor contratar um contador?

Antes de mais nada, é necessário considerar a contratação de um contador não como um gasto opcional, mas como um investimento. Ainda, lembre-se de que o custo de lidar com eventuais autuações do governo deverá ser maior do que o de contar com o apoio de um contador.

Dito isso, é importante saber que a contratação de um serviço contábil terceirizado apresenta custo acessível para os empreendedores, sendo uma ótima alternativa para que você não precise integrar internamente uma equipe contábil que será mais onerosa a seu negócio.

E então, ficou mais claro para você por que empreendedorismo e contabilidade apresentam uma relação crucial para a boa operação e o sucesso dos negócios? Deixe sua mensagem nos comentários!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Como Chegar

Clique para acessar o mapa

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A
Palmas/Tocantins
77015-260
atendimento@primecont.net
63 3216-1284

Ver no Mapa