Prime Contabilidade

Empréstimo empresarial: modalidades, diferenças e segurança

Empréstimo empresarial: modalidades, diferenças e segurança

Expandir o negócio é o sonho de todo empreendedor, mas nem sempre o empresário possui as ferramentas financeiras necessárias para investir, seja em capacitação ou equipamentos, no tão sonhado empreendimento. Nessas horas, uma alternativa é recorrer a um empréstimo empresarial.

Mas o que é, como funciona e quais são os tipos de empréstimos empresariais? É normal não ter a resposta para essas perguntas. Mas, se você empresário está considerando essa opção, então é importantíssimo que você entenda pelo menos o básico antes de fazer o pedido.

Afinal, as opções são variadas. Você pode, por exemplo, recorrer a empréstimos de bancos, empréstimos online e até mesmo do governo. Nem tudo são flores, é preciso tomar cuidado com a segurança da proposta para não causar ainda mais prejuízos a sua empresa.

O que é um empréstimo empresarial? Qual a diferença entre empréstimo e financiamento? E o crédito financeiro, onde entra nessa história?

As respostas para essas e outras perguntas você encontra nesse artigo. Continue lendo!

O que é um empréstimo empresarial?

Um empréstimo empresarial é quando uma instituição financeira, privada ou pública, cede um montante de recurso financeiro temporariamente. Ou seja, a empresa receptora deve devolver, em valores parcelados e com incidência de juros, o valor emprestado.

Para as empresas, existem linhas de crédito que consideram o segmento da empresa e finalidade do custeio; normalmente, ele é aprovado para custear investimentos.

O acordo é feito diretamente entre empresa e instituição financeira e no contrato deve constar detalhes da operação. Como o valor do crédito, a data de vencimento e o valor das parcelas, as taxas de juros ao mês, tarifas, impostos, entre outros.

O empréstimo empresarial é um bom acordo quando os valores das parcelas não ultrapassem 25% do lucro líquido pretendido. Caso o contrário, existe o risco da empresa não conseguir honrar com o acordo e ir à falência.

Tipos de empréstimos

Como comentado anteriormente, estão disponíveis para as empresas brasileiras diferentes linhas de crédito que trabalham de acordo com a finalidade do empréstimo. Veja a seguir:

1. Capital de giro

O empréstimo empresarial de capital de giro é restrito para empresas e tem como finalidade manter as operações diárias do empreendimento. Ou seja, pagar conta de luz, água, telefone, salários dos colaboradores, repor estoques, comprar insumos, etc.

Para esse tipo de empréstimo as taxas de juros são pré-fixadas e atualmente variam entre 1,40% a 3,39% ao mês; e o financiamento é sem carência e de curto prazo.

2. Cartão BNDES

O cartão BNDES visa financiar investimentos em empresas MEI e MPMEs, é emitido por instituições credenciadas pelo BNDES e oferece crédito pré-aprovado de até R$ 2 milhões, com pagamento em até 48 meses.

Importante deixar claro que o empréstimo não pode ser usado para outra finalidade senão o investimento da empresa. Ou seja, o cartão só pode ser utilizado para a aquisição de bens estipulados pelo banco em questão.

3. Microcrédito para PJ

O programa de microcrédito é social e impulsionado pelo Governo Federal. Ele é caracterizado pelo combate à pobreza e destina-se a pequenos empreendedores, formais ou informais, e até mesmo pessoas físicas.

Profissionais autônomos como vendedores, cabeleireiros, eletricistas, faxineiras, artesãos e outros, são exemplos de beneficiados pelo microcrédito.

As taxas de juros cobradas são muito inferiores às linhas de crédito tradicionais do mercado.

4. Investimento fixo

Esse tipo de empréstimo empresarial é destinado a implantação, modernização e expansão da empresa. Ou seja, esse empréstimo financia o ativo imobilizado da empresa.

5. Investimento misto

Possui as mesmas características do empréstimo de capital de giro (juros, financiamento e garantias), no entanto, ao invés de manter as operações diárias, ele é destinado para investimentos.

6. Antecipação de receita

Nessa modalidade, os valores a receber da empresa são ofertados como garantia. Existem 3 formas de formalizar o financiamento: descontos de promissórias e duplicatas, desconto de cheques e faturas de cartões de crédito.

7. Venda, compra e conta garantida

Na modalidade de venda a empresa recebe o valor à vista obtendo empréstimo para os compradores.

Em compra, a empresa adquire tudo o que precisa dos fornecedores e o banco paga à vista, negociando por um valor mais baixo. A empresa deve, então, pagar o valor emprestado a prazo.

O empréstimo de conta garantida está diretamente relacionado à conta corrente empresarial. Costuma ter juros bem maiores que as outras modalidades e isso pode ser um problema. Em contrapartida, o valor é concedido de forma automática.

Crédito financeiro

Crédito financeiro é um atestado de reconhecimento e boa reputação entre a empresa “devedora” e a instituição financeira credora.

É a partir desse crédito que a instituição irá analisar os pedidos de empréstimos. Essa análise existe como uma forma de assegurar que a instituição irá receber o valor emprestado. Atestando a capacidade da empresa em honrar com o compromisso.

Ou seja, é fundamental que a empresa esteja em dia com seus deveres, mantendo um cadastro positivo e as garantias conservadas.

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

A principal diferença entre empréstimo e financiamento está na aplicação do dinheiro.

Enquanto no empréstimo o banco entrega um montante ao devedor, no investimento o próprio banco faz a compra de um bem e esse mesmo é dado como garantia até a quitação da dívida.

Em outras palavras, durante um empréstimo empresarial, a instituição financeira assume riscos maiores e por isso os juros também tendem a ser maiores.

No financiamento a instituição tem a garantia do direito à posse do bem financiado caso a pessoa jurídica ou física não consiga pagar.

5 cuidados ao pedir um empréstimo para a sua empresa

Se você está procurando por empréstimos e financiamentos, você deve saber, antes de mais nada, que as decisões devem ser bem estudadas e não tomadas de forma precipitada.

Analise suas contas e despesas e tenha a garantia de que poderá pagar as parcelas determinadas durante o acordo. Lembre-se do que falamos no início do artigo, elas não devem comprometer mais de 25% do seu lucro líquido por mês.

Para isso, você deve estudar as diversas opções de empréstimo empresarial e levar em conta os valores do juros e as garantias pedidas.

Além disso, leve em consideração os seguintes cuidados:

  1. Pesquisa sobre a instituição financeira; ela é confiável?
  2. Caso peça um empréstimo online, confira a segurança do site;
  3. Analise os fatores de restrição;
  4. Elabore um plano de negócios, além de lhe ajudar a definir os próximos passos, irá mostrar ao banco que sua empresa é confiável;
  5. Não faça pagamentos antecipados.

Não fique com receio de buscar uma ajuda personalizada, nestes casos é o mais seguro a se fazer. A Prime Contabilidade pode te ajudar nesta missão, esclarecendo dúvidas e explicando o contrato passo a passo.

Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins