Fluxo de caixa: Por que é preciso fazer o controle?

Fluxo de caixa: Por que é preciso fazer o controle?

O fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante para toda e qualquer empresa que pretende ter vida longa em seu segmento de atuação. Por meio dele, é possível ter uma visão ampla das finanças, a fim de analisar histórico para fundamentar a tomada de decisões e fazer projeções para o futuro, que podem ser tanto positivas, com perspectivas de investimento, quanto negativas, quando elas demonstram a necessidade de cortes.

Com o avanço tecnológico e as oscilações da economia, as empresas passam por momentos de incertezas e de constantes mudanças, e a estabilidade financeira depende de uma boa gestão das finanças. Para tanto, ela precisa contar com informações precisas que mostrem entrada e saída de valores, além do orçamento disponível, incluindo investimentos ou empréstimos adquiridos. Nesse contexto, o fluxo de caixa se torna fundamental.

A seguir, confira outras razões que demonstram a importância do fluxo de caixa para o sucesso de qualquer negócio.

Gerenciamento de gastos

Um controle eficaz de fluxo de caixa pode detectar gastos desnecessários que a empresa vem realizando, a ponto de que essa inconsistência seja corrigida antes que provoque algum prejuízo à saúde financeira do negócio.

Esta análise é importante, pois além de evitar um desperdício dos recursos da empresa, trata-se de uma forma de aumentar o lucro, tendo em vista que, ao diagnosticar o problema, é possível solucioná-lo - antes mesmo que ele ocasione um dano mais grave.

Controle financeiro bem-sucedido

O fluxo de caixa garante, também, um maior controle das finanças da empresa. Para saber quanto se está gastando, com o quê, identificar quais os produtos ou serviços que estão dando mais lucro, bem como o que está entrando na empresa e de onde vem esse dinheiro, o fluxo de caixa é uma aliada essencial dos gestores e dos tomadores de decisão.

Redução de prejuízos e de furos no orçamento

Não é incomum que empreendedores acreditem que seus negócios estão obtendo alta lucratividade quando, na verdade, operam no prejuízo.

O controle do fluxo de caixa ajuda a evitar esse problema, favorecendo a identificação de custos que possam estar causando prejuízos ou comprometendo o seu orçamento.

Melhor planejamento das finanças e projeção de performance com o fluxo de caixa

Um dos pontos importantes do fluxo de caixa diz respeito ao planejamento financeiro. Esse controle permite ter um histórico das finanças e, a partir dele, fazer uma previsão de entrada e saída de receita para determinado mês, ou próximo ano, ao fazer uma análise comparativa anual, tornando possível uma projeção da performance financeira da empresa.

Com um histórico, os gestores sabem quais os meses em que o fluxo de caixa é maior e, desta forma, podem tomar decisões quanto aos investimentos, contratação de pessoal, etc., evitando que a empresa contraia empréstimos desnecessários em função de um mau planejamento.

De acordo com levantamento divulgado pela revista Exame, o descontrole financeiro é um dos principais motivos que levam ao fechamento de pequenas empresas. Para evitar fazer parte dessa estatística, é essencial fazer a gestão financeira de seu negócio.

Um bom controle do fluxo de caixa é uma ação fundamental para uma gestão de sucesso. Ele permite que o empresário acompanhe todas as movimentações de seu negócio e conheça a saúde financeira de sua empresa.

Sua empresa realiza o controle do fluxo de caixa? Como ele tem auxiliado o seu negócio? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Tmbém:

Como Chegar

Clique para acessar o mapa

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A
Palmas/Tocantins
77015-260
atendimento@primecont.net
63 3216-1284

Ver no Mapa