Prime Contabilidade

Orçamento Empresarial: O que É e Como Fazer

Orçamento Empresarial: O que É e Como Fazer

Empreender com tranquilidade e fazer com que a empresa cresça de maneira saudável exige muitas habilidades e estratégias, mas se tivesse que resumir, poderíamos usar a palavra “planejamento”.

Planejar, planejar e planejar um pouco mais. Seja qual for o tamanho do seu empreendimento, você precisa ter em mãos um documento atualizado que possa lhe dar uma visão do futuro do negócio e sua saúde financeira nos mínimos detalhes.

Um destes documentos é chamado de “orçamento empresarial” e é nele que este artigo é focado. Está precisando de um auxílio na definição dos rumos financeiros do seu empreendimento, a fim de possibilitar um planejamento sólido para o ano que está por vir?

Então confira a seguir o que é, qual o objetivo e como fazer um orçamento empresarial.

O que é orçamento empresarial

O orçamento empresarial faz parte do planejamento financeiro e estratégico do negócio. Ele é um documento, que pode ser elaborado anualmente ou mensalmente, que detalha todas as despesas e receitas da empresa.

Ele não se baseia apenas em dados passados, é feita também uma análise crítica das perspectivas de mercado e dos objetivos da empresa.

Essa é uma ferramenta repleta de informações e de fundamental importância para projetar o futuro do empreendimento.

Quais os objetivos do orçamento empresarial?

O objetivo principal do orçamento empresarial é mapear as decisões financeiras durante os próximos meses ou ano que se inicia. Para muitos, isso significa gastar menos do que ganha e aumentar os seus lucros. Mas é claro que esses objetivos são diversos e podem variar de empresa para empresa.

Você pode querer, por exemplo, se basear no orçamento para estimar os custos do lançamento de um novo produto ou serviço, planejar novas contratações e aquisições, pensar em estratégias de investimentos, entre outros.

E existem vários caminhos para alcançar esses propósitos, mas para fazê-lo com segurança, você precisa de um orçamento empresarial.

Como fazer um orçamento empresarial?

Fazer um orçamento empresarial completamente do zero não é uma tarefa fácil. Como existem muitas informações e análise, o ideal é que seja feita por alguém com conhecimento e experiência em contabilidade.

No mais, veja a seguir as 7 etapas de um orçamento empresarial:

1. Diagnóstico financeiro

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da atual situação financeira da empresa. Você precisa reconhecer sua realidade, entendendo quais são suas limitações e problemas, mas também seus diferenciais e suas oportunidades.

Para tanto, o ideal é analisar as finanças dos últimos 3 anos, reunindo informações relevantes como a média de vendas dos anos anteriores, o lucro médio alcançado, os gastos com tributação, as sazonalidades nas vendas e dos produtos e possíveis gastos ordinários.

2. Objetivos e metas

Bom, nós já falamos sobre os objetivos do orçamento empresarial, você sabe quais são os objetivos da sua empresa? É importante saber antes mesmo de dar continuidade nas etapas, afinal, você precisa saber aonde quer chegar.

Para definir as suas metas, seja realista. Aliás, é justamente por isso que começamos com o diagnóstico da saúde financeira, você precisa conhecer sua estrutura e os recursos disponíveis.

Veja alguns exemplos:

  • Reduzir em 10% gastos com impostos por meio de um planejamento tributário;
  • Aumentar o faturamento do segundo trimestre em 25%;
  • Investir em uma nova filial.

3. Projete o próximo mês/ano

Está na hora de analisar o mercado e ser sincero consigo mesmo, qual é a projeção de vendas para o período futuro? Esta etapa é importante para ter uma base e projetar outros elementos como custos, despesas e investimentos.

Além da situação do mercado e as previsões de especialistas, considere também todos os canais de venda da empresa e todos os produtos/serviços presentes no portfólio.

Além das receitas das vendas, projete qualquer outra receita. Pense em outros ganhos extras.

4. Liste todos os custos e despesas

Nesta lista de custos entram tanto os custos fixos quanto os variáveis, e o mesmo vale para as despesas. É essencial que você contabilize todos esses gastos e faça uma estimativa para o próximo ano.

Para não se confundir, vamos lembrar:

  • Custo fixo: recorrentes e que, em princípio, não se alteram; como o aluguel e a folha de pagamento.
  • Custo variável: variam conforme o volume de produção; como a matéria-prima utilizada e os impostos pagos na comercialização.
  • Despesa fixa: despesas administrativas que não variam; como o IPTU, limpeza e manutenção.
  • Despesa variável: despesas administrativas que aumentam ou diminuem na mesma proporção das vendas; como a comissão de vendedores.

5. Calcule o ativo fixo

Os últimos itens a serem incluídos no orçamento são os ativos fixos da empresa, ou seja, todos os bens e direitos permanentes que garantem o seu funcionamento.

Tome como exemplo bens físicos como mobília e equipamentos, e também bens abstratos, como direitos de ordem jurídica ou patentes de produtos e marcas.

6. Escolha a ferramenta certa

Você não precisa fazer tudo isso à mão, aliás, não é recomendável. Para estruturar o seu orçamento empresarial, o ideal é investir em um software de gestão.

Empresas em estágio inicial podem contar, por exemplo, com um Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e planilhas de orçamento.

7. Planeje os investimentos

Agora que já é possível enxergar todas as informações sobre o financeiro da sua empresa, você pode começar a se planejar para atingir as suas metas e objetivos.

Ou seja, perceba quais são suas possibilidades de crescimento e em que áreas você precisa começar a mexer para destinar uma parte do lucro para seus projetos de expansão.

Depois disso tudo, não basta seguir os passos e não acompanhar o cumprimento deste orçamento ao longo do período determinado. O monitoramento é tão importante quanto a estruturação.

Como você pode ver, é trabalhoso. Mas para você não ter que quebrar a cabeça, você pode sempre contar com a ajuda especializada da Prime Contabilidade. Entre em contato!

 

Você gosta desse tipo de conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins