Prime Contabilidade

Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira

Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira

O Brasil é um país muito rico quando se trata de empreendedorismo, sendo um dos que mais abrem empresas no mundo. Mas pela instabilidade econômica e as burocracias do meio, o Brasil também fecha muitas empresas. Segundo o Valor Econômico, a maioria das empresas no país não dura 10 anos, e uma empresa a cada cinco fecha, após um ano de funcionamento.

Outro ponto importante para entender essa realidade é visualizar a falta de educação financeira entre os novos empreendedores. Sem esse conhecimento, como prevenir e superar problemas?

Pensando nisso, a Prime preparou este conteúdo com uma lição de educação financeira básica: a necessidade de se ter uma reserva financeira. Sabe aquele dinheiro guardado para emergências? É dele que vamos falar por aqui.

Continue lendo e saiba mais!

O que é reserva financeira?

Uma reserva financeira, como citamos anteriormente, é um dinheiro emergencial. Digamos que a sua empresa passe por dificuldades como a quebra de algum equipamento, a perda de um grande volume de clientes simultaneamente ou não consiga quitar a folha de pagamento, por exemplo; são em momentos como estes que a reserva financeira deve ser utilizada.

Mas de onde sai esse dinheiro? Esse montante é separado mês a mês, do faturamento da empresa, exclusivamente para que você possa cobrir gastos de emergência, que não estejam previstos no seu orçamento.

Perceba, o montante normalmente não é retirado do lucro (o valor que sobra depois de você arcar com todas as despesas) e sim do faturamento (todo e qualquer valor que entra na empresa). A reserva financeira deve ser pensada como um gasto fixo, só que para o futuro. Dito isso, a reserva financeira pode ser contabilizada como reserva de capital ou reserva de lucros.

Ah, e cuidado com os conceitos: reserva financeira e caixa (capital de giro) não são a mesma coisa.

Para que situações deve-se fazer uso da reserva financeira?

A reserva financeira é um montante separado para casos emergenciais. Ok. Mas quais situações podem de fato ser consideradas emergenciais?

É sempre importante perguntar-se se é de fato uma questão de sobrevivência da empresa, se é para cobrir algum prejuízo ou se é para lançar um novo serviço/produto, por exemplo, para poder tomar a melhor decisão.

Antes de recorrer à reserva, você deve analisar bem o momento interno e externo da empresa, tendo um planejamento pronto para conseguir repor o valor retirado. O ideal é ter uma consultoria contábil ao seu lado para conseguir fazer esse estudo de mercado.

Como pequenas empresas podem fazer uma reserva financeira?

Quando a criação de uma reserva financeira é mencionada, geralmente ela é relacionada a grandes empresas. Isso está errado. Micro e pequenas empresas podem e devem ter dinheiro de segurança guardado para lidar com os contratempos que todos os mercados e nichos podem enfrentar.

O fechamento de empresas, que citamos no início deste conteúdo, poderia ser facilmente evitado se existisse um controle maior da saúde financeira dos pequenos negócios. A reserva financeira empresarial é uma boa maneira de fazer isso.

Então, se você é um pequeno empreendedor e quer aprender a fazer uma reserva financeira para a sua empresa, a primeira coisa que você precisa saber é que tudo irá depender de alguns fatores, como a segurança que você tem na capacidade do seu negócio, quantas pessoas estão envolvidas e quais são as previsões para o futuro da empresa.

O recomendado é ter em uma reserva financeira entre 6 a 12 vezes o valor de seus gastos mensais (despesas fixas e variáveis). Para chegar a esse valor, você precisa identificar o faturamento da sua empresa e multiplicá-lo por 6 ou por 12.

Só depois de ter esse resultado será possível fazer uma análise de quanto montante é necessário – e executável – retirar de cada mês, e quanto tempo será necessário para isso.

Como investir o dinheiro guardado

Uma reserva financeira não precisa, necessariamente, ser contabilizada em poupança. A poupança pode inclusive ter uma rentabilidade baixa, visto que depende da inflação. Existem outras alternativas de investimento que podem ser mais atrativas do que deixar em banco.

Você pode optar por investir em outros locais, como: Tesouro Selic, CDB com liquidez diária, LCI e LCA com liquidez diária, fundos de renda fixa e fundos DI.

Perceba que, tanto o planejamento para criar uma reserva financeira, quanto a escolha de investimento, precisam ser alinhados com a sua empresa, entendendo sua realidade e tendo uma noção do seu futuro. Para isso, você deve contar com especialistas em contabilidade. Entre em contato!

Achou esse conteúdo útil para você? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins