Prime Contabilidade

03 erros comuns durante a abertura de uma empresa

03 erros comuns durante a abertura de uma empresa

Ao contrário do que muitos acreditam, para fazer sucesso não basta ter uma ótima ideia. O sucesso de uma empresa depende muito do perfil do empresário e das decisões que ele toma do início ao fim.

Ao abrir um negócio, o planejamento e os recursos possuem tanta importância quanto a ideia central e inovadora do empreendimento. Neste processo, existem alguns erros bem comuns que novos empreendedores cometem.

Para que você evite esses erros, listamos abaixo o que você não deve cometer durante a abertura de sua empresa. Deixamos, ainda, algumas dicas de empreendedorismo e te contamos como abrir um CNPJ.

Continue com a gente!

DICAS DE EMPREENDEDORISMO: O que evitar

1. Não ter um plano de negócios

Não ter um plano de negócios é provavelmente o erro mais comum por aí, e é por isso que você com certeza já está até cansado de ouvir. Mas a questão é que um plano de negócios durante a abertura da empresa é fundamental para registrar as diretrizes do negócio de forma clara, tornando a tomada de decisões e o enfrentamento de desafios, tarefas mais fáceis.

Negligenciar esse cuidado significa não saber como agir no dia de amanhã e, se você não tem alternativas, o seu negócio está fadado ao fracasso.

Um plano de negócios precisa conter o conceito geral da empresa, os produtos e serviços oferecidos, a definição do público-alvo, os recursos materiais - financeiros e humanos necessários - os principais concorrentes, a estimativa de faturamento ao longo dos meses, qual será a melhor natureza jurídica e o regime tributário, além dos objetivos de curto, médio e longo prazo.

De fato, não é um documento de fácil elaboração, é preciso muito estudo e visão empreendedora. Por isso, a melhor opção sempre é pedir ajuda profissional de advogados e contadores. Desta forma, você conseguirá dar continuidade ao seu empreendimento sem grandes surpresas.

2. Não analisar o mercado e a concorrência

Por mais inovadora que seja a sua ideia, é impossível não ter concorrentes. Você precisa convencer os consumidores que o serviço que você entrega é mais importante do que seus concorrentes, mas para isso ocorrer, você precisa conhecer bem o seu mercado, o seu potencial consumidor e os diferenciais da concorrência.

Ao abrir um negócio, você precisa fazer uma análise profunda, considerando não apenas o presente, mas todas as possibilidades (positivas e negativas) para o futuro. É essencial que isso aconteça antes de você dar início ao empreendimento.

Durante esta etapa, é feita uma pesquisa de mercado chamada de Análise Swot. Nela, são consideradas forças e fraquezas internas e as oportunidades e ameaças externas.

3. Misturar finanças pessoais com as da empresa

Se você está misturando o seu dinheiro pessoal com o da empresa, como saberá que o negócio está prosperando? E se ocorre uma crise sem precedentes, como ficam os seus recursos de segurança? Você está correndo o risco de comprometer tanto o orçamento do negócio quanto o próprio bolso.

A gente entende que essa ainda é uma grande dificuldade para os micro e pequenos empreendedores, visto que muitas vezes a situação financeira do empreendimento não é tão segura assim, mas é justamente para evitar esse tipo de situação que temos um blog recheado de conteúdos sobre o assunto.

Tudo isso combinado à organização do livro caixa, lhe dará a disciplina financeira que você busca.

Como abrir um CNPJ

Se os itens deste artigo chamaram a sua atenção e agora você busca abrir um CNPJ com segurança, o próximo passo é ter ao seu lado os especialistas da Prime Contabilidade.

Para iniciar com o pé direito, a Prime além de prover um plano de negócios focado na área tributária, também irá prover o registro da empresa, o acompanhamento de contratos e alterações, as certidões negativas e as baixas de empresas.

Tudo isso para garantir que você esteja 100% focado no seu negócio enquanto a Prime cuida das questões burocráticas.

Está procurando por mais dicas de empreendedorismo? Confira outros artigos do blog da Prime Contabilidade!

Se você gosta desse tipo de conteúdo, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão! Curta, compartilhe e comente! O seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins