Prime Contabilidade

Economizar dinheiro: 10 maneiras simples

Economizar dinheiro: 10 maneiras simples

Quais medidas você tem tomado para sua empresa economizar dinheiro? Independentemente do segmento de atuação, o planejamento orçamentário é fundamental para o sucesso do seu negócio, já que, conforme o Sebrae , um dos maiores motivos do fechamento prematuro de uma empresa é a falta de cuidados com a gestão básica.

Acompanhe nossas dicas a seguir e confira algumas maneiras simples para sua empresa economizar dinheiro.

10 táticas para sua empresa economizar dinheiro

1. Planeje suas despesas

Organização e planejamento são fundamentais para garantir uma boa saúde financeira para sua empresa. Faça anotações sobre seus lucros e gastos, inclusive fazer projeções futuras pode ser uma boa alternativa para não ser pego de surpresa no mês seguinte.

2. Faça seus colaboradores pensarem como donos do negócio

Ter funcionários alinhados às expectativas da empresa é fundamental para o sucesso  do negócio. Desenvolva uma equipe na qual possa confiar, delegue responsabilidades e mostre que todos que estão ali realmente fazem a diferença. Dessa forma, você aumenta a produtividade e o comprometimento de todos para que se realize as tarefas do modo mais custo-eficiente possível.

3. Atente-se ao seu local de trabalho

Cada empresa tem suas necessidades referentes à estrutura, tudo depende do segmento, da quantidade de funcionários, etc. Coloque na ponta do lápis seus gastos com aluguel e contas e identifique o que pode ser cortado.
Uma boa opção para os negócios pequenos ou individuais são os espaços de coworking, muitos deles possuem serviços úteis já embutidos no valor do aluguel, como recepcionista, sala de reuniões e caixas de correio privadas.

4. Cuidado com o consumo de energia

Além de cuidar do planeta, um dos benefícios de ser ecologicamente consciente é economizar dinheiro. Alterações mais robustas, como a instalação de painéis solares, são um ótimo investimento no longo prazo.

Mas, se a ideia é não fazer grandes mudanças, pequenas alterações podem também fazer total diferença. No final do dia, verifique se os computadores e as luzes estão desligados; durante o dia, aproveite a luz natural ou instale sensores para que elas acendam apenas quando necessário; e ligue o ar condicionado apenas quando for preciso.

5. Promova seu negócio com ferramentas online

Fazer marketing é preciso para empresas de todos os portes e segmentos. Naturalmente, algumas opções são bastante onerosas, como fazer anúncios em TV. Portanto, para continuar crescendo com a divulgação, opte por ferramentas online de custo mais acessível ou mesmo gratuito, como criar um blog ou perfil em redes sociais.

6. Use um software de contabilidade

Além de ser prático e facilitar a rotina diária, um software pode ajudá-lo a reduzir custos através de vários meios, como eliminar o uso de material de escritório, papel, tinta para impressora, e equipamentos. Além disso, esse tipo de solução permite poupar tempo com tarefas operacionais e focar em estratégias de crescimento e vendas.

7. Valorize os pequenos descontos

Procure sempre o melhor custo-benefício em todo produto ou serviço que vá adquirir ou contratar. Sempre pergunte sobre a possibilidade de descontos - quando o pagamento é realizado em dinheiro essa possibilidade é ainda maior. Pequenos descontos farão uma grande diferença no final do mês.

8. Economize a taxa de entrega

Muitas vezes, ter um carro próprio da empresa para ir e vir é uma ótima solução para não pagar fretes e taxas. Ou, ainda, manter um contrato regular com uma empresa que realize coletas e entregas. Avalie a opção mais vantajosa para o seu negócio.

9. Acabe com as reuniões desnecessárias

Para os profissionais participantes de uma pesquisa sobre produtividade, as atividades laborais que mais consomem seu tempo são as reuniões sendo que metade delas foram classificadas como improdutivas. Como você sabe, tempo é sinônimo de dinheiro, portanto, avalie se você não está desperdiçando recursos com reuniões desnecessárias.

Assim, antes de iniciar um encontro, avalie sua real necessidade. Caso seja importante, crie pautas e busque ser objetivo. Passar horas em reunião está longe de ser uma maneira inteligente de utilizar o tempo produtivo. 

10. Tenha um controle de estoque eficiente

Estoque é capital investido. E estoque parado é dinheiro imobilizado. Portanto, para a sua empresa economizar dinheiro, é importante dar atenção a seu estoque. Tenha apenas itens em estoque que realmente serão necessários, não acumule nada que não tenha um uso destinado.  

O desenvolvimento de uma cultura de redução de gastos aliada à qualidade do serviço é fundamental para o sucesso dos negócio. 

E então, gostou de nossas dicas para ajudar sua empresa a economizar dinheiro? Tem algum outro conselho ou experiência para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins