Prime Contabilidade

Contabilidade para área da saúde: Saiba a importância

Contabilidade para área da saúde: Saiba a importância

A correria na vida dos profissionais da área da saúde - longas jornadas, plantões, consultas, pacientes prontuários - faz com que muitos deixem de lado a organização com as finanças ou até mesmo o sonho de abrir o próprio consultório ou empresa. Algumas coisas, como pagamento de impostos e obrigações empresariais, contábeis e tributárias não podem simplesmente ser deixadas de lado. Por isso, muitos optam por contratar um profissional contábil para ajudá-los.

A escolha é algo muito importante, pois afeta diretamente no resultado dos serviços oferecidos por quem busca algum especialista ou empresas do tipo. Um contador responsável por esse segmento precisa estar ciente de determinados pontos essenciais para dar credibilidade e valor ao consultório / clínica e seu gestor.

Vamos agora falar mais especificamente sobre cada um dos fatores a serem levados em conta na hora de recorrer a uma empresa especializada.

Organização financeira

A maior dificuldade na área da saúde em gestão financeira é a separação da pessoa física da jurídica. São duas entidades distintas, como já explicamos no post anterior. Não obedecer às regras específicas para elas podem acarretar em problemas graves com a Receita Federal. O que deve ser feito em primeira mão é a abertura de conta como pessoa jurídica, para que sejam recebidos os serviços prestados. Uma assessoria contábil vai ajudar o profissional da saúde a se ajustar a isso e a solucionar diversos problemas que podem surgir, já que tais mudanças podem se tornar complicadas por conta de vários fatores em particular.

Para o empreendedor no ramo da saúde, é importante saber a hora certa de movimentar as informações contábeis. O contador deve ser um significativo aliado na administração financeira, seja ela referente a trabalhos autônomos, atendimentos, consultórios ou hospitais.

Adequação tributária

Para cada tipo de trabalho ou serviço existe uma tributação diferente. É um grande obstáculo para o empreendedorismo no Brasil, mas de qualquer forma é importante estar ciente das obrigações para evitar aborrecimentos com o Fisco. Há uma extensa variedade de tributações, todas com seus prazos para serem declaradas. Isso pode resultar muitos erros e consequentemente, no pagamento de multas. É necessário análise de diversos elementos para pagar o mínimo de impostos possíveis, tudo dentro da lei, e para isso, o profissional da contabilidade especializado na área médica fará uma compilação com as informações, a fim de obter resultados mais rápidos para o seu negócio.

Feito o “diagnóstico”, ele conseguirá garantir segurança nas informações concedidas, planejamento adequado à realidade do contratante e o cumprimento de todas as obrigações. Além disso, ele deve estar sempre em dia a respeito das mudanças nas atualizações tributárias, visando sempre a proteção patrimonial.

Atendimento especializado

Este é um fator diferencial. A assessoria contábil adequada deve disponibilizar sistemas personalizados, planilhas, conhecimento da legislação trabalhistas etc. Ambos os profissionais, o médico e o contador possuem um perfil bem orientado, o que é bom para o controle das informações e necessidades. Há uma familiaridade nos serviços oferecidos, por isso pode-se concluir que eles trabalham pela promoção saúde. Isso diminui as chances de haver erros contábeis e torna o balanço de informações mais eficiente.

Menos burocracia

Com um planejamento tributário feito corretamente e um controle financeiro bem desenvolvido, não há porque se preocupar nem mesmo na época de declaração do temido Imposto de Renda. Se o regime de tributação de PF apresenta vantagens, é possível checar mensalmente o IR através do carnê-leão e realizar a escrituração do livro caixa com as deduções legais de despesas. Assim, haverá mais organização e tempo livre para cuidar da agenda cheia.
A medicina é uma área que demanda muita atenção e dedicação integral do profissional, por isso é imprescindível a existência de uma corrente de apoio para questões que vão além do consultório, e quanto mais específico e efetivo for este auxílio, maiores são a garantia de um melhor atendimento para os pacientes, os lucros para a empresa e a garantia contra adversidades futuras.

É importante estar atento às constantes alterações tributárias e à implementação de novos sistemas e obrigações na rotina das empresas, contar com um profissional contábil pode ser de grande valia nessas horas. Deixe seu like, comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter para receber conteúdos e informações como estas direto na sua inbox. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins