Prime Contabilidade

Empreendedorismo e liderança: juntos para o crescimento da sua empresa

Empreendedorismo e liderança: juntos para o crescimento da sua empresa

Liderança trata-se de uma vida capaz de influenciar outras. Para empreendedores, é importante conhecer e aplicar o conceito de liderança, pois é o que faz toda a diferença em um ambiente organizacional. Vale lembrar que ser chefe não é ser líder.

Muitas características diferenciam um líder de um chefe. O último, geralmente, apenas delega afazeres. O tom de autoridade além da conta que a palavra traz consigo pode desmotivar uma equipe e comprometer sua produtividade. Ele impõe, visa apenas lucros. É temido, não respeitado; trata os funcionários como subordinados, sem pensar no bem estar coletivo; não costuma ser motivador, está sempre apontando erros, entre outras coisas.

Já um líder é aquele que conduz, que motiva , que mostra sempre o melhor caminho a ser seguido. É respeitado, não temido; sabe dividir as responsabilidades, está sempre disposto a ajudar, valoriza e descobre talentos e sabe dividir os erros e acertos etc.

A liderança e o empreendedor

Segundo o escritor Ralph Waldo Emerson, “nosso desejo é alguém que nos inspire a ser o que sabemos que podemos ser”. É uma ideia que completa o que foi citado no início do texto, e apesar de parecer subjetiva em um primeiro momento, é possível entender que denota o que significa a liderança para um empreendedor.

A inspiração coloca na cabeça de uma pessoa a vontade de querer chegar tão perto ou ainda mais longe do que o outro. No ambiente de trabalho, o desejo de chegar longe fará a equipe ser muito mais produtiva.

A liderança, quando bem definida para todos em uma empresa, consegue trabalhar as habilidades e destacar o papel de cada um. O líder sabe dos prós e contras da sua equipe. Engana-se quem pensa que ser líder gera impacto somente no ambiente de trabalho.

O clima organizacional é o mais afetado, de maneira positiva. Ele pode ser considerado uma análise das expectativas dos funcionários que trabalham na empresa, ou seja, a qualidade do ambiente, que pode influenciar diretamente o comportamento dos trabalhadores.

Um líder não é um empreendedor, mas um empreendedor pode ser líder

Embora tenham alguns componentes em comum, os papéis desempenhados por líderes e empreendedores não são os mesmos. Empreendedor pode ser considerado o empresário que toma a iniciativa e corre riscos para ganhar dinheiro. O líder é alguém que comanda, guia e inspira outras pessoas.

Leia também: Empreendedorismo e contabilidade: qual a relação entre os dois?

A diferença aqui está no fato de que líderes podem atuar em várias áreas, como forças armadas, instituições religiosas, política etc, enquanto a atuação dos empreendedores é prioritariamente relacionada à criação e atividade de uma organização, seja ela empresa, órgão público ou organização não governamental.

Se por um lado a liderança está associada aos componentes conceituais relacionados a pessoas, o empreendedorismo está mais ligado à busca por independência por meio da exploração de oportunidades no mercado. Mesmo com essas diferenças, empreendedorismo e liderança precisam andar juntos.

Enquanto a liderança está mais diretamente associada aos componentes conceituais relacionados a pessoas, o empreendedorismo tende a estar mais ligado aos conceitos de busca por independência por meio da exploração de oportunidades de mercado. Embora possuam diferenças, empreendedorismo e liderança andam juntos.

Resumindo: o empreendedorismo não é tido como algo necessário para uma boa liderança, mas a liderança é algo imprescindível para o sucesso do empreendedor.

Quer dicas sobre liderança e motivação para empreendedores? Aqui vão algumas para você!

Valorize seus funcionários

Receba de bom grado suas opiniões e sugestões. Mostre que suas habilidades valem muito para a empresa, evidenciando os pontos fortes que o trabalho dele tem para que todos possam seguir o exemplo. Se algo não está bom, aponte e tente chegar a uma solução junto com ele. O companheirismo em uma equipe deve ser aplicado nos bons e maus momentos.

Una a equipe

Um funcionário que não se sente parte da equipe tende a ficar desmotivado. Todos devem ser igualmente acolhidos para que haja um clima organizacional positivo, onde todos se sintam ativos dentro do time. Algo muito importante também: integrar os departamentos para que não haja as famosas “panelinhas”.

Leia também: Coworking: o que é e como funciona?

Todo mundo por dentro

Deixe que sua equipe fique sempre por dentro dos objetivos e decisões estratégicas da empresa e como ela é parte fundamental da empresa, mostrando o quão importantes são suas funções.

Instigue a equipe

Com o tempo, os funcionários começam a ficar cansados de exercer sempre a mesma função. Um bom colaborador gosta de mostrar o seu potencial, por isso você deve desafiá-lo para que seus talentos sejam postos em prática, caso contrário, a concorrência pode tirá-lo de você.

Feedback

Você informa, aprecia as ideias do time, define tarefas e lança os desafios, mas esquece de dar o retorno. Dessa forma, ninguém vai saber o que deu certo ou não. Elogie as vitórias para todos ouvirem e comunique os fracassos em particular, lembrando sempre de que a empresa trabalhará para reverter a situação.

Capacitação

Sem treinamento adequado fica difícil encontrar um rumo ou motivação na equipe. Além de treinamentos formais, incentive os funcionários a fazerem cursos de língua, graduação, pós-graduação etc, com ajuda financeira, se possível. Afinal, um funcionário bem qualificado é um investimento.

Dê o exemplo

Um grande motivo para um colaborador deixar uma empresa é não enxergar competência em seu líder. É muito desmotivante seguir ordens de alguém que você acha que não está apto a desenvolver tal função. Talvez uma das dicas mais importantes de liderança para empreendedores, então seja o profissional que você quer que a equipe seja!

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins