Prime Contabilidade

5 sinais de que a saúde financeira do seu negócio não vai bem

5 sinais de que a saúde financeira do seu negócio não vai bem

Uma boa saúde financeira é essencial para o sucesso de um negócio. E por isso, de tempos em tempos, a situação deve ser avaliada criteriosamente, a partir dos registros feitos diariamente pelo empresário. Apesar de parecer intuitivo definir se as finanças vão bem ou mal, existem alguns pontos chaves que devem ser observados para não se deixar enganar pelas aparências.

Existem também alguns sintomas que, quando identificados, merecem atenção especial do empresário. Veja a seguir os 5 sinais de que a saúde financeira do seu negócio não vai bem.

1- Baixa lucratividade

O lucro é nada mais que as receitas obtidas menos as despesas pagas para que se chegasse nessa receita. É um conceito simples e muito presente na vida dos empresários. E é também simples fazer a associação da baixa lucratividade com problemas financeiros, afinal, se os lucros são baixos, quer dizer que tem menos dinheiro no caixa no final do mês.

Os problemas começam quando as despesas que deveriam ser deduzidas das receitas são mascaradas ou não identificadas, trazendo como consequência um resultado falso. É necessário manter controles permanentes e bem executados para evitar esse tipo de situação. Além disso, é aconselhável realizar comparações de lucratividade entre um período e outro para fazer com que a análise seja ainda mais completa.

2- Estoques cheios

Estoques cheios são ruins em vários níveis: mostram que a empresa não está vendendo bem, imobilizam o capital de giro, trazem gastos de estocagem e ainda correm risco de estragarem ou virarem obsoletos. Para evitar tudo isso é preciso planejar as compras de matérias-primas e/ou mercadorias de forma que os riscos de ficar com os estoques cheios sejam minimizados. De nada vale ganhar um desconto de 10% na compra de 1.000 peças ou invés de 400 se, dessas 600 peças a mais, 300 forem ficar paradas no estoque.

Com esse dinheiro gasto a mais e que agora está indisponível (porque você já gastou ele em um estoque que está parado) seria possível realizar a compra de outras mercadorias ou fazer o pagamento de contas que estão pendentes. Por outro lado, o oposto - estoque vazio - também não é uma boa ideia, afinal, você ficaria refém de compras de ultima hora para suprir as necessidades, o que se torna, geralmente, mais caro.

3- Aumento da inadimplência dos clientes

Se fosse definido um índice de inadimplência ideal, tenho certeza que ela seria de 0%. Porém, sabemos que isso é uma utopia, portanto, o que resta para os empresários é saber minimizar a inadimplência de seus clientes e o impacto dela dentro do negócio. Quando você notar que está deixando de receber muito dinheiro por conta de clientes que deixam de pagar, reveja as suas políticas de venda e vá atrás daqueles que possuem dívidas. Você pode acabar perdendo uma venda por ser um pouco mais rigoroso, mas mais vale uma mercadoria na prateleira do que apenas a promessa do dinheiro.

4- Baixa taxa de conversão

A taxa de conversão é a relação entre o número de clientes atendidos e o número de clientes que efetivamente compraram na sua loja. Se essa taxa por muito baixa - ou seja, muitos clientes atendidos e poucas vendas - está havendo algum problema. Nesse caso, trabalhe na correção disso. Muitos fatores podem estar envolvidos nisso: atendimento, preços, layout da loja, variedade de produtos. Tente identificar quais pontos estão melhores e quais estão piores e tente aumentar a taxa, e, juntamente com ela, seu faturamento.

5- Quedas na rentabilidade

Recomenda-se que seja fixada uma rentabilidade mínima que você deseja atingir por ano para planejar e projetar o aumento da sua empresa. Quantos pequenos negócios existem na sua cidade que você observa que continuam no mesmo lugar e na mesma situação faz anos, sem nenhuma novidade ou sinal de desenvolvimento? Essas são as lojas com a rentabilidade baixa, que operam apenas para cobrir seus custos, sem maiores ambições.

Mais uma vez, o ideal é comparar a sua rentabilidade ano após ano e buscar sempre aumentá-la. Nem sempre isso será possível. Alguns anos as vendas podem cair um pouco ou até mesmo fatores externos podem interferir. O alerta deve ser ligado quando esse indicador estiver sempre caindo, sem nunca subir.

Você presta atenção em todos esses sinais? Como está a saúde financeira do seu negócio?

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins