Prime Contabilidade

Como obter crédito para abrir uma empresa

Como obter crédito para abrir uma empresa

Nós já falamos aqui no blog sobre o empréstimo empresarial destinado para a capacitação e melhoria do tão sonhado empreendimento, mas e se a empresa ainda não saiu do papel? É possível conseguir crédito para abrir uma empresa?

Sim, é possível. A falta de recursos iniciais é um dos empecilhos mais comuns na hora de tirar um projeto da cabeça e colocá-lo dentro da lei. Principalmente quando falamos das pequenas e micro empresas.

Para isso existem diversas linhas de crédito que podem ser fornecidas por instituições financeiras, como o Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, cooperativas de crédito, entre outras organizações.

No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais linhas de crédito para micro e pequenas empresas, incluindo o crédito para capital de giro e o empréstimo bancário para empresas, e o que você precisa considerar antes de obter o crédito.

Continue com a gente!

O que considerar antes de fazer o empréstimo

Algumas definições prévias são importantes tanto para ter o crédito aceito pela instituição financeira, quanto para ter segurança da viabilidade dos recursos. Desta forma, é preciso realizar estudos de mercado e mensurar os possíveis resultados do empreendimento.

A primeira coisa que você precisa saber é que o crédito é um empréstimo. Ou seja, o valor terá de ser devolvido, em parcelas e com incidência de juros. O que nos leva à primeira consideração: será possível devolver o valor, ou a empresa pode estar criando uma dívida maior do que é capaz de sanar?

Um bom acordo é aquele em que o valor da prestação é de no máximo 25% do lucro líquido que se espera do empreendimento. Antes de buscar uma linha de crédito, deve-se considerar a previsão do ganho durante os primeiros 8 meses.

A segunda consideração está relacionada às instituições que realizam o empréstimo. A proposta deve ser muito bem estudada, dando maior atenção a dois pontos importantes: taxa de juros e garantias.

Existem muitas instituições certificadas e seguras, que inclusive disponibilizam opções de empréstimo online. O ideal é que você negocie os melhores valores para o seu empreendimento.

Principais linhas de crédito para micro e pequenas empresas

Como mencionado, existem diversas linhas de crédito oferecidas por diferentes instituições. A principal diferença entre elas está na forma de pagamento e taxa de juros.

Para micro e pequenas empresas, o Sebrae Nacional apresenta várias instituições financeiras do país, considerando os investimentos fixos e o capital de giro.

As principais linhas de crédito para micro e pequenas empresas são:

BNDES Automático

Pelo BNDES automático o financiamento é feito por instituições financeiras que são credenciadas ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Cartão BNDES

Pelo Cartão BNDES o empreendedor pode adquirir bens para o negócio, mas o capital só pode ser usado para esse fim. Antes de receber o cartão é deixado claro quais bens podem ser adquiridos.

O cartão ainda permite pagamento em até 48 vezes, com uma taxa de juros relativamente baixa.

Microcrédito – Caixa

A linha de crédito oferecida pela Caixa Econômica Federal libera um determinado valor depois de uma análise das capacidades de pagamento da empresa em questão.

Essa modalidade é, no entanto, destinada apenas a empreendedores formais (MEIs no caso de microempreendedores), e pessoas jurídicas (e informais), que possuem dificuldades de acessar empréstimos convencionais.

O valor costuma ficar perto dos R$ 20 mil, com taxas de juros reduzidas e isenção de Imposto sobre Operações Financeiras.

Crédito para capital de giro

O crédito para capital de giro é uma ótima opção de crédito para pequenas empresas, visto que o empreendedor não precisa apresentar a finalidade do empréstimo no momento da solicitação. Fica a critério do empresário definir suas prioridades ao longo do investimento.

As opções de pagamento incluem o pagamento bimestral, semestral ou integral após o fim do contrato. No entanto, é um tipo de crédito mais interessante para demandas a curto prazo, já que o parcelamento costuma ser apenas de 12 meses.

Esta é uma opção interessante de financiamento para pequenas e médias empresas que precisam de recursos para pagar as despesas do dia a dia do negócio – o chamado capital de giro.

Empréstimo bancário para empresas

O empréstimo bancário para empresas é realizado apenas pelos correspondentes autorizados pelo Banco Central. No caso, esses correspondentes bancários atuam como prestadores de serviços, atendendo clientes de instituições financeiras e conectando bancos que buscam por empréstimos para oferecê-los ao mercado.

Normalmente, por uma questão de segurança em relação ao pagamento de juros, as situações que encontram alternativa no empréstimo bancário para empresas são aquelas que incluem o pagamento de dividendos, a quitação de passivos e a aquisição de ativos.

Você pode conhecer os tipos de empréstimos empresariais por aqui.

Os 5 passos para obter crédito

Se depois de estudar as opções citadas você chegou a uma conclusão de qual é a mais interessante para o seu negócio, então você deve seguir estes cinco passos:

  1. Identificar a principal necessidade da empresa: os valores dos créditos são determinados a partir da finalidade do contrato, por isso estude em qual área vale mais a pena investir.
  2. Pesquisar as propostas das instituições financeiras: normalmente as pessoas vão direto ao banco, mas talvez, no caso da sua empresa, a melhor opção seja outra. Analise prazos, limites, taxas de juros, entre outros elementos importantes.
  3. Analise os fatores de restrição: antes de receber um ‘não’ da instituição, vá preparado, conhecendo os possíveis impeditivos para a contratação do empréstimo.
  4. Apresente um plano de negócios: como já mencionamos durante o artigo, você precisa convencer os investidores, sejam quais forem eles. Para isso, mostre que a sua ideia foi bem pensada; apresente pesquisas de mercado, com previsão de lucro e previsão de quitação de dívidas.
  5. Efetue o pedido: para fazer o pedido você terá que entregar todos os documentos solicitados, as possíveis garantias e o plano de negócios. Depois é só esperar pela resposta da instituição.

Já deu para perceber que o grande segredo para um bom acordo de crédito está no estudo das propostas e na apresentação de materiais comprobatórios, não é mesmo? Para ter esse respaldo contábil, nada melhor do que a visão de um especialista. Neste caso, você pode contar com os profissionais da Prime Contabilidade para garantir a segurança nas análises e obter o crédito ideal para abrir a sua empresa.

Entre em contato!

Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins