Prime Contabilidade

MEI também tem obrigações fiscais?

MEI também tem obrigações fiscais?

Você conhece as obrigações fiscais do Microempreendedor Individual (MEI)? É bom ter muito cuidado com as responsabilidades oriundas do negócio! Por isso, confira, neste post, alguns cuidados fiscais que todo MEI deve possuir:

Obtenção de alvará

A concessão do Alvará de localização depende dos Códigos de Zoneamento Urbano e da Posturas Municipais. A maioria dos municípios mantém o serviço de consulta prévia.

O empreendedor deve consultar as normas municipais para saber se existe ou não restrição para exercer a sua atividade no local escolhido. No momento da inscrição, o empreendedor declara que compreende e que irá cumprir na legislação municipal, em caso contrário o seu alvará provisório será cancelado. A validade é de 180 dias.

A mesma regra vale para os ambulantes, que também precisam ter conhecimento das regras municipais sobre todo tipo de atividade, bem como do local onde irá trabalhar antes de realizar o registro. O Portal do Empreendedor emite um documento que autoriza o funcionamento imediato do negócio.

Relatório Mensal das Receitas Brutas

No dia vinte de cada mês, o MEI deve preencher o Relatório Mensal de Receitas Brutas, sempre prestando contas do mês anterior. Além disso, deve deixar em anexo as notas fiscais de qualquer espécie, seja de compras de produtos ou serviços, bem como as notas a serem emitidas. Esse relatório pode ser entregue anualmente desde que haja registros de todos os meses.

Declaração Anual Simplificada

Além do relatório de Receitas Brutas, todo o ano o MEI deve declarar o valor de faturamento do ano anterior. Já no caso da primeira declaração, a declaração pode ser preenchida gratuitamente pelo próprio microempreendedor ou por um contador por meio do Simples.

O Simples é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas de Pequeno Porte previsto em Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006. Abrange toda a participação de todos os federados e é administrado por um Comitê Gestor, caso essa arrecadação ou declaração não ocorra o Microempreendedor deve ser notificado através de multa.

Lembrando que o MEI não tem responsabilidade fiscal para a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física - DIRPF. Não se enquadra as demais hipóteses de apresentação estabelecidas pela legislação.

Como o MEI deve proceder com nota fiscal, impostos e importação?

O MEI tem por obrigação emitir a nota fiscal, sendo em prestações de serviços realizados para outras empresas de qualquer porte, ao consumidor final somente, se ele exigir a nota. Caso, contrário o MEI está isento da responsabilidade.

Essa é a regra da Nota Fiscal Eletrônica para alguns estados, para vendas interestaduais fará a emissão se desejar.

Na compra de produtos usados com venda informal sem nota fiscal o procedimento padrão, que deve ser adotado pelo MEI, é o uso de um talão próprio notificando a entrada ou saída da mercadoria, sendo essas com os próprios dados, ou também solicitando uma Nota Fiscal Avulsa para junto a Secretaria da Fazenda Estadual.

Para a formalização da Nota Fiscal de Venda e Prestação de Serviço o empreendedor deve procurar a Secretaria de Fazenda do Estado para vendas e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Já para vendas regionais os serviços de transportes municipal pode ser solicitado através da Autorização de Impressão da Nota Fiscal - AIDF. Depois de autorizado pela respectiva Secretaria para a emissão de talões que possam ser emitidos junto as Notas Fiscais. Lembrando que em cada município há regras sobre a emissão do talão de nota fiscal o ISS - Imposto Sobre Serviço, sendo de responsabilidade municipal o recolhimento desse imposto.

Gostou das dicas? Faça um comentário, ele é importante para nós!

 Veja também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Nosso maior patrimônio é você

Solicite uma Proposta

Nossos Serviços

Abertura de Empresas

Abertura de Empresas

Foque no seu negócio e deixe a parte burocrática por nossa conta. Oferecemos assessoria na abertura da sua empresa, desde a escolha do tipo jurídico até a sistemática de tributação.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

Auxiliamos nas tomadas de decisões, análise e interpretação de todos os fatos que envolvem a rotina de trabalho da sua empresa diariamente. Elaboramos todos os demonstrativos contábeis para ajudar o seu negócio a manter o crescimento de forma sustentável.

Fiscal e Tributário

Fiscal e Tributário

Estamos preparados para acompanhar e apurar continuamente os impostos emitidos pelo seu negócio de forma a reduzir ao máximo a carga tributária da sua empresa.

Imposto de Renda

Imposto de Renda

Declare corretamente o seu Imposto de Renda e não se preocupe mais com o Leão. Temos um time de profissionais prontos para te auxiliar. Faça conosco sua declaração de Imposto de Renda.

Recursos Humanos

Recursos Humanos

Realizamos a gestão da folha de pagamento da sua empresa, com isso visamos reduzir ao máximo o risco de passivo trabalhista.

Serviços Especializados

Serviços Especializados

Oferecemos serviços especializados de consultoria e auditoria nas áreas contábil, tributária, trabalhista e societária e prestamos serviços como:

Inscreva-se para Receber Novidades

Conheça a Prime

A PRIME Contabilidade é uma empresa especializada em consultoria e assessoria empresarial, primamos pela excelência e agilidade nos serviços prestados, sempre respeitando nossos clientes e colaboradores.

Nossos colaboradores estão em constante treinamento e atualização, para que estes possam repassar para nossos clientes todas as informações solicitadas com segurança e agilidade.

Proporcionamos aos nossos clientes uma análise tributária detalhada, procurando sempre adotar o melhor regime tributário, observando os padrões contábeis, fiscais e legais.

Saiba Mais

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Contate-nos

Preencha os campos abaixo que entraremos em contato com você.

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins