Prime Contabilidade

Como organizar a gestão financeira da sua empresa com auxílio de uma auditoria

Como organizar a gestão financeira da sua empresa com auxílio de uma auditoria

Você provavelmente já ouviu falar a respeito de auditorias contábeis, muitas vezes noticiadas quando grandes empresas são auditadas, não é? Mas você sabia que a auditoria pode ser uma grande aliada para organizar a gestão financeira do seu negócio?

Se você está enfrentando problemas na contabilidade e não está conseguindo dar conta de organizar suas obrigações fiscais e tributárias, pode ser a hora de considerar a contratação de uma auditoria externa.

Neste artigo veremos o que é, como é feita e como uma auditoria contábil pode auxiliar a sua empresa!

O que é a auditoria?

Auditoria é a prática contábil que se ocupa em examinar, ajustar, corrigir e certificar. O campo de análise dessas ações são as atividades desenvolvidas pelas empresas e seus registros, principalmente contábeis.

O grande objetivo de uma auditoria é identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão. Por isso, ela permite que o gestor conheça os problemas na sua gestão financeira e suas causas e consequências, além de receber orientações sobre correções que podem ser implantadas.

A auditoria pode ser feita de forma interna ou externa:

  • Auditoria interna: é realizada pela própria empresa, por profissionais diferentes daqueles que realizam os procedimentos auditados.
  • Auditoria externa: profissionais de fora da empresa realizam os procedimentos de auditoria.

Apesar de a auditoria estar associada à punição por parte do governo, é comum que ela seja realizada de maneira preventiva, para identificar os erros e corrigi-los de forma que todas as formalidades sejam cumpridas.

Como ela é feita?

As auditorias são realizadas por um auditor que deve seguir as orientações das normas brasileiras de contabilidade. Por isso, os procedimentos adotados são sempre bastante semelhantes. Veja só as principais etapas:

  1. Pesquisa ambiental: A primeira etapa é a ambientação e o entendimento das operações da empresa analisada.
  2. Planejamento da auditoria: O auditor define quais serão as estratégias adotadas e especifica os procedimentos para obter evidências.
  3. Controle interno: O sistema e controle contábeis são documentados em detalhes para análise posterior.
  4. Teste de controle: Busca-se definir se os procedimentos adotados pela empresa estão funcionando e se estão dentro das regras.
  5. Teste substantivo: Nessa etapa, o auditor realiza os procedimentos para se assegurar de que os valores e outras informações estão registrados com exatidão.
  6. Parecer do auditor: O auditor avalia os resultados encontrados e emite o seu parecer final.

Com os resultados em mãos, é possível corrigir as irregularidades, adequar os procedimentos que estão sendo adotados pela empresa para a forma correta e, ainda, identificar se estão ocorrendo apenas erros ou se há alguma atividade fraudulenta.

Como a auditoria pode beneficiar a sua empresa?

A auditoria deve ser encarada como uma grande aliada. Ao verificar os processos, controles e dados da empresa, o auditor estará não só apontando falhas, mas dando a oportunidade de que tudo isso seja corrigido e otimizado.

Se você enfrenta dificuldades na gestão financeira da sua empresa, aprenderá muitas informações importantes para lidar com isso por conta própria no futuro.

Além disso, é mais vantajoso para a sua empresa que os erros cometidos nos procedimentos contábeis sejam corrigidos através de uma auditoria externa do que descobertos por uma fiscalização do governo. Nessa situação, além da correção de todas as falhas, outras punições podem ser aplicadas.

Uma auditoria contábil ajuda você a gerir melhor o seu negócio, aponta falhas que vêm sendo cometidas, otimiza os processos internos, pode tirar muitas de suas dúvidas e, ainda, identificar fraudes na gestão financeira. Isso tudo pode ser de grande ajuda para você, não é?

Você já conhecia os benefícios de uma auditoria para a sua clínica? Gostou do conteúdo apresentado? Deixe o seu comentário!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins