Prime Contabilidade

Assessoria Contábil: O que é?

Assessoria Contábil: O que é?

A saúde financeira da empresa é um ponto que merece atenção especial constantemente. Acontece que lidar com as questões contábeis e financeiras nem sempre é o forte dos empreendedores que, muitas vezes, têm dificuldade em lidar com esses pontos da gestão do negócio. Por isso, diversas empresas recorrem a uma Assessoria Contábil, para manter o controle financeiro em dia, assim como respeitar as obrigações legais e tributárias.

Neste artigo, compreenda saiba mais sobre o funcionamento e a importância de contar com a parceria de uma Assessoria Contábil. Acompanhe a seguir.

O que é e como funciona uma Assessoria Contábil?

Trata-se de uma empresa ou de um profissional autônomo com profundo conhecimento sobre a área de contabilidade. Sempre com informações atualizadas sobre os números da empresa, esse parceiro auxiliará o empreendedor a manter não apenas a regularidade contábil, como também a tributária, trabalhista e previdenciária.

Além dos aspectos tributários, ele ajudará os gestores nas tomadas de decisões relativas ao negócio, com intuito de não prejudicar o fluxo de caixa da empresa e controlar o capital de giro, para contribuir significativamente com o crescimento saudável do empreendimento.

Em contrapartida, a empresa que contrata a Assessoria Contábil deve se responsabilizar em transmitir a ela informações pertinentes como contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, apuração de impostos, entre outros, para que o trabalho seja realizado de maneira responsável e gere resultados efetivos.

Quais são os benefícios de contratar uma assessoria contábil?

Entre os diversos benefícios gerados por essa iniciativa, estão:

1. Economia

A terceirização de serviços acaba gerando economia para a empresa contratante. Além reduzir consideravelmente os custos com mão de obra, já que não será necessário manter uma equipe interna de contadores, é possível contar com um parceiro qualificado, atualizado e preparado, pronto para encarar todos os desafios dessas atividades.

2. Assessoria personalizada e qualificada

Contabilidade é coisa séria para a saúde financeira da empresa, por isso, para exercer essa atividade, é preciso encontrar pessoas que realmente entendam do assunto. Ao contar com uma assessoria, não é necessário realizar o recrutamento de pessoas, tão pouco lidar com a rotatividade do setor ou investir em treinamentos.
A empresa contratada já fez e faz constantemente o recrutamento de funcionários, se preocupando em manter um time de alto padrão, para entregar aos seus clientes um serviço personalizado e confiável.

3. Identificação de fraudes

Empresas estão expostas a problemas como fraudes, e nem sempre elas são identificadas a tempo de não prejudicar o departamento financeiro. A Assessoria Contábil trabalha ativamente nessa questão, para que a empresa atue com tranquilidade e segurança.
E se por acaso algo anormal ocorrer, o contratante terá o auxílio para tomar a decisão correta e contornar o problema sem maiores impactos.

4. Informações atualizadas

O dono da empresa e a equipe de gestores precisam estar sempre atualizados sobre tudo o que acontece na organização e no cenário ao seu redor. Só com transparência, será possível aproveitar as oportunidades e driblar os desafios. Uma equipe de contadores terceirizada tem sempre dados atuais e úteis que o ajudarão a dar o passo certo, no momento certo.

A contratação de uma Assessoria Contábil é um investimento importante e inteligente, para atingir o sucesso e manter a empresa funcionando corretamente.

E então, ficou mais claro para você o que é uma Assessoria Contábil? Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins