Prime Contabilidade

Escrituração Contábil: entenda agora

Escrituração Contábil: entenda agora

A Escrituração Contábil é o registro cronológico de todos os fatos financeiros que ocorrem na empresa. Ela é fundamental para o desenvolvimento de negócios bem-sucedidos, tendo em vista que, uma empresa sem contabilidade é comparada a uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar o seu crescimento.

A Escrituração Contábil, no entanto, não é apenas uma necessidade gerencial, ela está prevista em lei. O artigo 1.179 da lei número 10.406/2002 do Novo Código Civil Brasileiro prevê que empresários sigam um sistema de contabilidade mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e que levantem anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico do negócio.

Importância da Escrituração Contábil para as organizações

Fazer a Escrituração Contábil é importante, tendo em vista que dá ao empresário as condições para um bom desenvolvimento do seu negócio, como registro dos gastos, dos lucros e dos bens presentes em sua empresa.

Isto auxilia no aperfeiçoamento do poder de tomada de decisão, na organização dos processos administrativos, minimiza problemas com o governo e gera segurança nas recuperações judiciais e administrativas.

Onde a Escrituração Contábil deve ser feita?

Toda a Escrituração Contábil deve ser registrada em livros específicos:

Livro diário

Neste livro, devem constar todas as movimentações existentes em uma empresa, caracterizando-o como a base de toda Escrituração Contábil para a formulação do balanço patrimonial e da demonstração de resultados. É importante que os registros nesse documento sejam feitos em ordem cronológica, abrangendo o registro do primeiro ao último dia de cada período contábil.

Livro razão

Este, por sua vez, ajuda a controlar de maneira individual o saldo de todas as contas patrimoniais que foram registradas no Livro Diário.

Métodos de escrituração

Há dois métodos que podem ser utilizados ao fazer a Escrituração Contábil:

  • Método de partida simples: no método simples, os eventos são registrados em controles externos à contabilidade. Ele é nomeado dessa forma pois considera na contabilidade débitos ou créditos ocorridos. Esse método, entretanto, é considerado menos completo e eficiente na informação dos dados contábeis.
  • Método partida dobrada: este método tem uma regra bastante importante. Ele considera que, para cada débito, existe um crédito correspondente. Contudo, ao contrário do método anterior, não quer dizer que sua análise se restrinja a isso. Ele leva em consideração que a soma dos débitos seja igual à soma dos créditos. Esse princípio determina a adequação dos demonstrativos contábeis.

Documentos para a realização da Escrituração Contábil

A base dos registros contábeis é a documentação. Sendo assim, para realizar a Escrituração Contábil, é necessário reunir toda a documentação econômica e financeira da empresa. A seguir, conheça a lista dos documentos essenciais para uma Escrituração Contábil correta e completa:

  • Notas fiscais de entradas e saídas.
  • Informações relativas à aquisição de imobilizados, tais como notas de aquisição de máquinas e veículos e escrituras e contratos de compra e venda de imóveis.
  • Comprovantes de financiamentos ou empréstimos que a empresa venha a contrair com alguma instituição financeira.
  • Extratos bancários mensais de toda a movimentação financeira da empresa.
  • Comprovantes de despesas mensais da empresa (recibos de água, luz, telefone, aluguel, etc.).

Você ficou com alguma dúvida sobre Escrituração Contábil? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog. Até a próxima.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins