Prime Contabilidade

Finanças empresariais x Finanças pessoais: Como fazer uma correta separação?

Finanças empresariais x Finanças pessoais: Como fazer uma correta separação?

Muitos empresários não sabem como separar adequadamente as contas pessoais das contas profissionais, o que acaba prejudicando a situação financeira do negócio. Esse é um erro muito comum entre os pequenos e médios empresários.

Para simplificar os processos financeiros internos, eles acabam prejudicando o futuro da empresa.

Neste artigo, a Prime Contabilidade separou algumas dicas práticas para ajudá-lo a separar corretamente as finanças pessoais das finanças corporativas. Quer saber mais? Confira nosso mais novo artigo!

Como separar suas finanças pessoais das empresariais

Organize suas finanças

Antes de começarmos a agir de fato, é necessário considerar como a organização das finanças contribui para um bom controle financeiro.

É por isso que os empresários que buscam organizar suas finanças pessoais se tornam melhor sucedidos dos que os que não realizam este procedimento.

Dessa forma possibilita que o empreendedor supere os desafios do dia a dia e mantenha suas finanças em ordem sem precisar sacar o caixa da empresa.

Não utilize o dinheiro da empresa para fins pessoais

Essa é a segunda dica que oferecemos a você. Mesmo que, no início, pequenos saques pareçam inofensivos, no final do mês você pode acabar no vermelho com uma enorme rombo no caixa empresarial.

Sob nenhuma circunstância você deve usar dinheiro da empresa para pagar suas despesas pessoais.

O caixa da empresa e suas demais funcionalidades precisam ser ajustados de acordo com a entrada e saída, bem como despesas e custos operacionais.

Estipule um valor fixo mensal para cada sócio

Em muitos casos os empreendedores retiram dinheiro da empresa com base nas suas necessidades pessoais.

Para evitar esse problema, o ideal é estabelecer um valor fixo mensal para cada sócio.

Desta forma, o provisionamento de um valor fixo mensal adequado à situação da empresa não prejudicará o desenvolvimento das atividades da empresa e será mais previsível para a realização de um planejamento e a administração de um capital de giro.

Tenha um controle financeiro

Uma das melhores maneiras de realizar um controle financeiro eficaz é sempre contar com profissionais de contabilidade para auxiliá-lo.

Além de facilitar a tributação, folha de pagamento, relatórios contábeis e fiscais e monitoramento de fluxo de caixa, profissionais de confiança também podem otimizar todos os seus controles financeiros.

Faça uma reserva financeira

Assim como na vida pessoal, a empresa passará por momentos de instabilidade, que podem trazer prejuízos — algo super normal, pois nossa economia é bastante oscilante.

Em muitos casos, os empreendedores acabarão por usar fundos pessoais para compensar o déficit de receita da empresa e vice-versa.

Todo empresário deve preparar dois tipos de reservas financeiras, uma para ajudar a empresa e outra para custear imprevistos na vida pessoal.

Da mesma forma, um profissional deve sempre reter um determinado percentual do salário, para que possa servir de reserva pessoal.

Contrate uma empresa especializada

Um erro muito frequente cometido por diversos empresários que não possuem uma demanda de serviço muito alta é pensar que uma assessoria contábil não será útil para o seu negócio.

Uma empresa contábil de confiança, com experiência no mercado, pode auxiliar o seu negócio em todas as questões empresariais.

Entre em contato com os especialistas da Prime Contabilidade e saiba como nós podemos ajudar você a separar suas finanças pessoais e empresariais, elevando a capacidade de crescimento e a lucratividade da sua empresa.

Clique no botão abaixo para falar com nosso especialista!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins