Prime Contabilidade

Controle contábil e sua redução de riscos financeiros no dia a dia

Controle contábil e sua redução de riscos financeiros no dia a dia

A complexidade da administração de uma empresa cresce conforme os negócios aumentam. Toda empresa está sujeita a prejuízos e danos, todos os assuntos, que antes eram resolvidos e supervisionados pelo próprio empresário, começam a necessitar de ajuda de outros funcionários especializados.

Quando falamos sobre a administração financeira, não podemos deixar à sorte, essa é uma atividade que merece uma atenção especial.

Lidar com questões contábeis, pode ser um desafio grande até mesmo para o empresário mais organizado e preparado. Por isso, reservar um espaço dentro da empresa, ou buscar por uma assessoria contábil terceirizada, é uma das principais dicas para manter o controle financeiro e reduzir os riscos do dia a dia.

Neste artigo vamos te contar todos os benefícios que o controle contábil pode gerar para a sua empresa, além de dar dicas de como manter a organização financeira em dia. Continue com a gente e confira!

O que faz o controle contábil?

O profissional da área exerce um papel estratégico na gestão organizacional, sistematizando o processo de tomada de decisão, de forma que o processo se torna mais otimizado.

Essa é uma área que faz parte da assessoria e pode ser encontrada tanto na contabilidade quanto na administração. É responsabilidade do setor controlar todos os indicadores organizacionais que permitam a prevenção, ou correção, de déficits. Como, por exemplo, os indicadores de custos operacionais, das receitas, do planejamento tributário, das previsões orçamentárias, entre outros.

O controlador, além de fornecer a leitura e significado dos índices, também possui a responsabilidade de encontrar e sugerir soluções caso algum prejuízo tenha sido identificado.

Nós mencionamos a necessidade de grandes empresas não perderem o controle dos seus dados financeiros, mas isso também vale para empresas de pequeno porte. Aliás, quando falamos sobre pequenas empresas, trazemos dados realmente assustadores disponibilizados pelo Sebrae: um terço das empresas de pequeno porte fecham as portas depois de dois anos no mercado. O principal motivo é a deficiência no planejamento.

Falta, para grande parte das pequenas empresas, o conhecimento técnico sobre controle contábil para captar e interpretar resultados.

Riscos Financeiros

De modo em geral, os riscos financeiros podem ser divididos em quatro planos: risco de mercado, risco de liquidez, risco de crédito e risco operacional.

O primeiro se refere à perdas em função de preços e cotações. O segundo se refere à má gestão dos prazos, impedindo a empresa de liquidar os compromissos financeiros previamente assumidos.

Risco de crédito pode acontecer, principalmente, com empresas que fazem vendas à prazo. Caso o pagamento dos credores atrase, a empresa pode ter que pagar contas antes de receber o devido pagamento, gerando déficit de crédito.

E por último, o risco operacional é o mais difícil de se prevenir. Ele está diretamente relacionado aos erros humanos e de equipamentos.

Eles existem por diversos motivos que relacionam tanto fatores internos, quanto crises econômicas externas. Nesses casos, o controle contábil deve agir para evitar, amenizar e solucionar os prejuízos.

Dicas de gestão de riscos financeiros

Para manter a saúde financeira do seu negócio o ideal é sempre ter uma planejamento estratégico conforme as necessidades da empresa, mas existem alguns passos considerados universais que podem ser aplicados em todo o tipo de empreendimento, independente do tamanho dele.

Conheça os riscos

Como já mencionado aqui neste artigo, um dos principais erros de empresas de pequeno porte é não conhecer quais riscos elas estão vulneráveis. Portanto, o primeiro passo é pesquisar o ambiente e mercado do negócio.

Depois que os riscos já são conhecidos, eles devem ser avaliados. Nesta etapa devem ser feitos cálculos de ocorrências e probabilidade, a fim de classificá-los corretamente segundo o perigo e as soluções.

Defina as prioridades da empresa

Agora que você já sabe quais os principais riscos e qual a probabilidade de ocorrência, conforme os objetivos da empresa, esses riscos serão classificados e priorizados.

Essa classificação garantirá mais segurança na hora de solucionar os problemas.

Prevenir é melhor do que remediar

Antes de querer solucionar o que está errado, é importante que o problema não chegue a existir. Por isso, recorremos ao velho e bom ditado: é melhor prevenir do que remediar.
Você já sabe qual a probabilidade de algo dar errado e como solucionar o problema, logo, mantenha um monitoramento atento e organizado a fim de evitar os principais riscos, crie medidas preventivas e constantemente reavalie as soluções e os objetivos da empresa.

Como podemos solucionar?

Busque por soluções simples, mas também criativas. Nesta etapa você irá pôr em prática todas as ações, que devem ser pensadas previamente, para minimizar os impactos já causados e, possivelmente, reverter a situação.

Controladorias terceirizadas

Uma dica para reduzir os riscos e manter a organização financeira em dia, é a contratação de controladorias terceirizadas. Além de garantir funcionários especializados no assunto, sem ter que mexer no quadro de funcionários da própria empresa, elas costumam ser bem mais adequadas à realidade de pequenas empresas.

Outro ponto interessante da contratação de uma terceirizada, é a imparcialidade que uma visão de fora da empresa pode trazer para os negócios. Sem interferências de caráter pessoal, a interpretação de dados e as soluções para os prejuízos são mais eficientes e diretas.

Por isso, não hesite em contratar uma assessoria o quanto antes. É recomendado a busca por orientação externa, nem que seja para entregar respostas iniciais.

Está precisando de ajuda? Os especialistas da Prime podem fazer essa consultoria e auditoria para a sua empresa, é só entrar em contato.

O que você achou deste artigo? Deixe seu feedback nos comentários abaixo e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para se manter atualizado de tudo que acontece aqui no blog da Prime.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins