Prime Contabilidade

Entenda como é feito o cálculo do Simples Nacional

Entenda como é feito o cálculo do Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime de tributação simplificado para facilitar o recolhimento de tributos das microempresas. Em vigor desde 2006, o Simples é o regime preferido de muitos porque reduz a burocracia e os custos dos microempreendedores, unificando impostos e simplificando a rotina por meio do Portal do Simples Nacional.

Apesar dessas facilitações, o Simples não tira o risco de complicações com o poder público caso o pagamento dos impostos não seja feito de forma correta. É fundamental entender como é feito o cálculo do Simples Nacional para evitar qualquer complicação com a Receita e com o controle financeiro dentro da empresa.

Para te ajudar, preparamos este artigo rápido com a tabela do Simples Nacional 2021. Continue com a gente!

Cálculo Simples Nacional

O cálculo do Simples Nacional é bem prático e essa é uma das vantagens desse regime. Toda conta é baseada em tabelas de faturamentos que são disponibilizadas, anualmente, no site da Receita Federal.

As empresas são classificadas de acordo com a sua atividade (ex.: anexo III do Simples Nacional refere-se a empresas prestadoras de serviços) e com a faixa de faturamento. Verifique em qual tabela e faixa sua empresa está inserida levando em conta o faturamento dos últimos 12 meses.

Depois disso, você irá calcular a alíquota efetiva. Multiplique a receita bruta acumulada dos 12 meses anteriores pela alíquota indicada no anexo correspondente, depois subtraia a parcela a deduzir indicada no anexo correspondente e, por fim, divida o resultado pela receita bruta acumulada novamente.

Ou seja, o cálculo fica assim: [(RBA12 x ALIQ) - PD] / RBA12

Observação:

Se a sua empresa estiver inserida no Anexo V, dependendo do seu faturamento nos últimos 12 meses, é possível migrar para o Anexo III e pagar menos. Para saber se é possível, é aplicado o “Fator R” que é a relação entre a folha de pagamento e o faturamento dos últimos 12 meses.

Fator R = Folha de pagamento (12 meses) / Receita Bruta (12 meses)

Caso o valor seja superior a 28%, as atividades de prestação de serviços sujeitas ao Anexo V serão tributadas de acordo com o Anexo III.

 

Veja como migrar para o Simples Nacional.

Tabela Simples Nacional 2021

Anexo I

O Anexo I corresponde às empresas de comércio e lojas em geral. Veja a seguir:

 anexo_1.png

Anexo II

No Anexo II participam as fábricas e empresas industriais. Veja a tabela a seguir:

 anexo_2.png

Anexo III

O Anexo III do Simples Nacional refere-se às empresas que oferecem serviços de instalação, de reparos e de manutenção. Veja a tabela:

 anexo_3.png

Anexo IV

Devem estar atentos ao Anexo IV as seguintes empresas: empresas que fornecem serviço de limpeza, vigilância, obras, construção de imóveis, serviços advocatícios. Veja a seguir:

 anexo_4.png

Anexo V

A última tabela, referente ao Anexo V, é direcionada às empresas que fornecem serviços de auditoria, jornalismo, tecnologia, publicidade, engenharia, entre outros. Veja a tabela:

 anexo_5.png

Se estiver com dúvida de qual anexo a sua empresa se encaixa, você pode entrar no portal do Simples Nacional para conferir a tabela descritiva para cada ramo que pode utilizar o Simples como regime.

E agora que você já sabe como o cálculo do Simples Nacional funciona, que tal deixar nas mãos de quem entende do negócio? Para encontrar as melhores vantagens e diminuir ao máximo o seu pagamento de impostos, conte com a Prime Contabilidade.

Você gosta desse tipo de conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins