Prime Contabilidade

Saiba como otimizar a Contabilidade Rural

Saiba como otimizar a Contabilidade Rural

A contabilidade apresenta particularidades muito variadas para cada área do mercado de trabalho. É por isso que existem especializações que podem, e devem, ser aplicadas para otimizar os resultados contábeis.

As atividades rurais não são exceções. É por isso que a contabilidade rural está cada vez mais em alta. O produtor rural está mais atento às modernizações e ao crescimento do agronegócio no Brasil e no mundo, e já entende a importância dos cuidados especializados na gestão.

A contabilidade direcionada ao produtor rural irá ficar atento a questões como os ciclos operacionais, culturas temporárias e permanentes, inventário rural, registro de perdas, controle de custos, e outras.

Se você, produtor rural, ainda não buscou agregar um especialista em contabilidade nos seus negócios, está na hora de repensar as suas opções. Para tanto, separamos um conteúdo explicativo sobre como a contabilidade rural pode ser uma peça chave para otimizar a sua produção.

Continue com a gente e entenda o que é a contabilidade rural e como os registros contábeis podem ajudar o produtor rural.

O que é contabilidade rural?

Sem muitos mistérios, o próprio nome já é autoexplicativo. A contabilidade rural é uma especialização contábil voltada para o atendimento de empresários de setores agrícolas, agropecuários, agroindustriais e zootécnicos.

A área rural exige conhecimentos e habilidades diferenciadas para acompanhar canais estratégicos e não negligenciar nenhum detalhe variável, como o clima e as mudanças climáticas, a variação do preço dos insumos, a instabilidade e crescimento do mercado, e outros.

Para atender esse mercado com eficiência, é preciso conhecer estratégias e adotar medidas que possam prever e prevenir problemas, garantindo bons resultados e entendendo que a escrituração contábil rural possui particularidades.

Particularidades da contabilidade rural

Além da classificação das empresas que compõem o setor e a alta carga tributária do setor agropecuário e agroindustrial, outro tópico que merece atenção é a forma jurídica e tipos de sociedades da contabilidade rural, que costumam ser bem distintas da urbana.

No campo, o agronegócio pode ser explorado de duas formas, como pessoa física (produtores rurais individuais possuem diversas vantagens e não precisam fazer a escrituração regular completa) e pessoa jurídica (empresas, cooperativas, associações e fundações rurais que possuem CNPJ).

As modalidades de exploração rural, que definem a interação entre proprietário da terra e empresário (muitas vezes são a mesma pessoa), incluem parceria, comodato, arrendamento e condomínio. É preciso entender o que cada um significa para entender o contrato e as condições financeiras envolvidas no negócio.

  • Parceria: capital e gerência do negócio ficam sob a responsabilidade do proprietário, enquanto o parceiro fica responsável pela execução do trabalho.
  • Comodato: a terra é emprestada gratuitamente em tempo e condições acordadas em um contrato.
  • Arrendamento: a terra é alugada por um valor mensal.
  • Condomínio: caso de propriedade comum, onde os condôminos compartilham os riscos e os resultados conforme a divisão.

Ainda dentro da contabilidade rural, é preciso se atentar para a legislação que rege as atividades rurais, como o Código Brasileiro, o Estatuto da Terra e a Lei da Política Agrícola.

Registros contábeis na contabilidade rural

Os registros contábeis fazem parte das principais tarefas da contabilidade, seja ela rural ou urbana. No entanto, quando falamos sobre atividades rurais, é necessário entender que as informações são diferenciadas e a contagem também.

Além das informações de receita, despesas e custos da empresa, é interessante que outras informações também constem no documento. E, é claro, essas informações irão variar conforme a classificação da empresa.

Se estamos falando de uma empresa agropecuária ou zootécnica, por exemplo, deve-se registrar informações como estoque de animais (considerando idade e qualidade do rebanho), nascimento dos animais (calculando de acordo com a divisão dos custos acumulados pela quantidade que nasceu no período avaliado), e custos dos animais (sempre atrelado ao valor original do rebanho).

Bastante informação, não é mesmo? Essas são variáveis que devem ser levadas em consideração e que não estão presentes em todas as empresas de atividade rural. Veja outros exemplos:

  • Custos indiretos com culturas temporárias e permanentes;
  • Estoque de produtos agrícolas;
  • Avaliação de bens, considerando os rendimentos das culturas;
  • Receita operacional, despesa operacional, despesas pré-operacionais;
  • Ativo permanente imobilizado e ativo circulante.

A importância da contabilidade para o produtor rural

As atividades rurais são as principais fontes da economia brasileira, não à toa a competitividade e a gestão estão cada vez mais complexas. Felizmente essa realidade está fazendo com que cada vez mais produtores rurais utilizem um sistema organizado de gerenciamento para guardar as informações.

A prova disso é que o mercado de trabalho para estas soluções está crescendo junto com o agronegócio. O Brasil já soma mais de 300 empresas de softwares, aplicativos e sistemas, direcionados para modernizar o trabalho do produtor.

Os escritórios de contabilidade também se somam ao mercado trazendo soluções pensadas especialmente para a área do financeiro. A Prime Contabilidade, por exemplo, é uma empresa do estado do Tocantins – um dos principais estados de crescimento do agronegócio – e já possui em sua equipe profissionais especializados prontos para atender o produtor rural da região.

O resultado? Uma parceria estratégica que ajuda o produtor a minimizar os riscos do negócio, aproveitar oportunidades e garantir a saúde financeira, a fim de planejar o futuro.

Produtor rural, está precisando de ajuda? Entre em contato com a Prime e tenha em mãos a cobertura de todos os pontos mencionados durante o artigo!

Você gosta desse tipo de conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins