Prime Contabilidade

Vantagens de uma holding familiar/patrimonial

Vantagens de uma holding familiar/patrimonial

Nós já te contamos o que é uma holding e quais são os tipos que podem ser criados. Agora, vamos focar um pouco em um dos tipos de holding mais buscados atualmente: a holding familiar ou patrimonial.

Se você é um(a) empreendedor(a) que está em constante busca por segurança, ou um(a) chefe de família que busca por proteção dos seus bens, então precisa conhecer essa modalidade de empresa.

Apesar de outros tipos de holdings serem muito associados a grandes corporações, a holding familiar se destaca por ser uma solução interessante de uma forma mais generalizada.

Quer entender o porquê? Continue lendo!

O que é e como funciona uma empresa holding familiar/patrimonial

A holding familiar, ou patrimonial, é uma empresa criada com a finalidade de exercer controle e administrar os bens imóveis de um grupo de pessoas. Esse grupo de pessoas costuma ser da mesma família, mas não que isso seja algo obrigatório.

Para constituir uma holding familiar, todos os sócios (ou integrantes da família) integram seus bens e os envolvem com os bens da empresa. Em outras palavras, os bens pessoais da família são transferidos para a holding, assim como acontece, por exemplo, em uma sociedade limitada LTDA.

Neste processo, é dada proteção aos bens pessoais, evitando disputas entre pessoas físicas ou o risco de ter os bens bloqueados por conta de dívidas de uma pessoa física.

É preciso mencionar, também, que dada essa finalidade principal, uma holding familiar não visa, necessariamente, gerar faturamento, como outros tipos de empresa. A holding familiar também não realiza operações comerciais.

3 vantagens da holding patrimonial

A holding familiar é muito buscada por sua eficiência na proteção do patrimônio da família, permitindo um planejamento sucessório mais seguro e a diminuição dos impostos sobre os bens.

Veja a seguir, detalhadamente, como a holding familiar influencia nesses pontos:

Segurança e proteção do patrimônio

Transferir seus bens para uma holding familiar proporciona proteção em diversos aspectos. Um dos mais comuns é a proteção contra a possibilidade de ter bens bloqueados por conta de dívidas ou o não cumprimento de obrigações fiscais.

Estamos falando de todos os tipos de bens que você possa imaginar, desde dinheiro em espécie, depósito ou aplicação financeira, até imóveis, veículos, ações e cotas empresariais, objetos preciosos, direitos aquisitivos e outros.

Outra vantagem, que também está relacionada ao planejamento sucessório que iremos citar em seguida, é a proteção do patrimônio em caso de casamentos e separações.

Planejamento sucessório

O planejamento sucessório é uma forma de realizar, antecipadamente, a organização da sucessão dos patrimônios de uma pessoa física.

O testamento, a doação e a previdência privada são outras maneiras de fazer a sucessão, mas é a holding familiar que vem sendo mais buscada pela eficiência no processo.

Como todos os bens da família já estão integrados à empresa, é muito mais simples mantê-los reunidos e distribuí-los igualmente. Aliás, a partir da holding é possível determinar previamente essa divisão caso o titular venha a falecer, evitando disputas, e até mesmo a realização do inventário e do pagamento do Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD), evitando uma série de transtornos.

Redução de impostos sobre os bens

Ao criar uma holding familiar você consegue a redução de impostos sobre os bens, porque a receita gerada em uma administração jurídica de imóveis sofre menos tributos que as cobradas de pessoas físicas.

É importante lembrar que esse processo é feito por elisão fiscal, com base em alternativas previstas em lei.

A partir dessa redução é possível perceber uma economia significativa. Então, apesar de não ser criada com a finalidade de obter lucro, esse tipo de holding pode acabar gerando lucro para a família de uma maneira ou outra.

Como criar uma holding familiar

Se você está pensando em abrir uma holding, seja ela familiar ou não, você terá de fazer o mesmo processo que faria para abrir qualquer outro modelo de empresa.

Ou seja, deverá definir todas as questões legais da abertura, como a elaboração de um Contrato Social, o registro junto aos órgãos responsáveis, a escolha do melhor regime tributário, entre outros.

Veja aqui como formalizar um negócio.

Para desburocratizar esse processo e fazer as melhores escolhas, é recomendado que se utilize um serviço especializado, feito por profissionais qualificados e de confiança. Entre em contato com a Prime Contabilidade e tire suas dúvidas!

Achou esse conteúdo útil para você? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins