Prime Contabilidade

Evasão ou elisão fiscal? Conheça os meios legais para reduzir impostos

Evasão ou elisão fiscal? Conheça os meios legais para reduzir impostos

Ao pensar na possibilidade de pagar menos impostos muitos acreditam estar cometendo um crime. E se nós te disséssemos que existem meios legais para economizar com tributos sem apelar para a sonegação e outros atos criminosos?

A elisão fiscal é um planejamento tributário que visa reduzir os tributos, evitando dívidas e otimizando a rotina da empresa. Tudo isso, dentro da lei.

Dito isso, é importante frisar que a elisão fiscal não pode ser confundida com evasão fiscal, que é uma forma de sonegação e, portanto, completamente ilegal.

Quer entender a diferença entre elisão e evasão fiscal, e ainda entender como a elisão fiscal funciona?

Continue lendo!

O que é elisão fiscal?

A elisão fiscal é um planejamento tributário que permite adequar a empresa ao formato mais vantajoso de pagamento de impostos.

Isso acontece graças às alternativas previstas na lei de forma clara e outras interpretações legais que são apropriadas. A partir das interpretações e alternativas, é possível fazer uma redução na base de cálculo do tributo, evitar a incidência do fator que gera o tributo e, até mesmo, postergar o pagamento tributário sem multas.

Tudo isso é possível a partir da escolha do regime de tributação. Por exemplo, dependendo do regime e do mercado em que você atua, a sua empresa pode se beneficiar da isenção fiscal devido à lei de incentivo.

Outro exemplo é o possível adiamento do faturamento que ocorre no final do mês para o primeiro dia do mês seguinte, garantindo 30 dias a mais para o pagamento de diversos impostos como PIS, CONFINS e ICMS.

Elisão fiscal é crime?

NÃO. Como mencionamos anteriormente, a elisão fiscal é o aproveitamento de alternativas e aberturas dentro da própria lei.

Portanto, a prática é um mecanismo jurídico fundamentado em ações previstas na lei, e nada mais é do que uma gestão tributária inteligente e otimizada.

Muitas pessoas confundem elisão fiscal com evasão fiscal. O segundo é um tipo de sonegação e, portanto, um crime. Aprenda a diferenciá-los a seguir:

Diferença entre elisão e evasão fiscal

Enquanto a elisão funciona completamente dentro da lei, a evasão fiscal é a popular sonegação. Isso acontece quando o indivíduo ou empresa, mesmo que de forma não intencional, dá falsas declarações e omite informações para não recolher um tributo.

Esta ação fere a lei, é passível de multa e pode levar o empresário a responder legalmente por suas ações. Por exemplo, é considerado evasão fiscal se você empresário não declarar as vendas reais efetuadas, para evitar elevar o valor dos impostos ou ultrapassar o limite do enquadramento do regime tributário.

Essa manobra ilegal é um dos grandes problemas enfrentados pelo setor tributário atualmente.

Outra diferença importante entre elisão e evasão fiscal está no momento de ação de cada uma. A elisão ocorre antes do fator gerador da obrigação tributária, a evasão ocorre depois.

Como funciona a elisão fiscal?

A elisão fiscal pode ser praticada de duas formas: decorrente da própria lei ou decorrente de outras interpretações e lacunas da própria lei.

No primeiro caso, o exemplo mais clássico é a escolha do regime tributário. Um contador atento irá analisar a realidade do negócio para saber de qual regime a sua atividade se beneficiaria mais. Ou seja, é um estímulo legal visando vantagens econômicas.

Já no segundo caso, é basicamente uma questão de interpretação das leis. Uma variável pode ser utilizada na decisão sobre as alternativas dispostas.

A maneira como a sua empresa irá aproveitar essas interpretações e incentivos é algo muito específico conforme a sua atuação. Logo, é preciso uma avaliação por parte de um especialista da área de contabilidade.

É importante reforçar esse ponto para que você tenha a segurança de agir sempre dentro da lei.

Se você se interessou por esta possibilidade, conte com a Prime para fazer essas análises! Entre em contato.

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins