Prime Contabilidade

Por que fidelizar os clientes do seu negócio?

Por que fidelizar os clientes do seu negócio?

Todas as empresas querem ter em seus registros um alto fluxo de cliente. Assim, independentemente do porte da organização, todos os empresários procuram formas de atrair público para o seu negócio. No entanto, muitas vezes no esforço de vender mais e para um maior número de pessoas, você pode acabar esquecendo de uma das principais estratégias para prosperar: fidelizar os clientes.

A aquisição de clientes significa, sim, o crescimento imediato de seu negócio. Já a fidelização dessas pessoas significa o estabelecimento de uma relação entre o empreendimento e a pessoa que passará a frequentá-lo. É importante dividir, portanto, o tempo e o dinheiro que você gasta criando ações de marketing ou com estratégias de captação de clientes. A retenção de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos falar sobre o porquê de fidelizar os clientes. Confira nossas dicas a seguir!

O valor de um cliente leal

Os clientes leais são extremamente valiosos para qualquer marca e, em termos muito simples, se você não investir na fidelidade do cliente, acabará perdendo mais clientes do que ganhou.

As estratégias para fidelizar seu público-alvo não devem ser feitas visando o grande grupo, mas um cliente de cada vez. Contudo, é importante notar que a lealdade do cliente geralmente motiva seu engajamento.

Ou seja: se seus consumidores estão dispostos a gastarem tempo com seu empreendimento e se sentem acolhidos, eles estão se tornando leais. Uma vez leais, eles servirão como porta-vozes da sua organização.

Assim, fidelizar os clientes gera valor para sua marca. Esse é o maior produto final dessa estratégia que você não pode deixar passar.

A importância da fidelização de clientes

Construir e manter uma boa base de clientes fiéis faz sentido economicamente e pode ajudar seu negócio a prosperar mesmo em tempos de crise. Assim, você aumenta a rentabilidade da empresa, pois os clientes fiéis tendem a gastar mais com você. Além de se tornarem uma forma de marketing orgânico, pois o cliente fidelizado se torna porta-voz e divulga a sua empresa para sua rede de contatos.

De acordo com Philip Kotler, um grande especialista em marketing, captar novos clientes custa às empresas até sete vezes mais do que manter sua base de clientes atuais. Assim, ao fidelizar os clientes do seu negócio você estará reduzindo custos e aumentando seus resultados!

Como fidelizar os clientes

A premissa é básica. Preste bastante atenção e tenha como um mantra para o seu empreendimento: é a sua empresa que tem sorte de ter os clientes, nunca o contrário. Com essa linha de raciocínio, você vai perceber a importância de tratar bem e de oferecer uma experiência positiva para seus clientes.

Eles precisam ser bem recebidos na empresa. Claro, a rotina nem sempre é fácil. No dia a dia, acabamos nos envolvendo com relatórios, despesas, tarefas burocráticas, etc. Quando isso se torna o foco, acabamos nos descuidando do fluxo de clientes e podemos voltar à lógica de que quanto mais é melhor, sem importar a fidelidade de quem já foi captado.

Para fidelizar os clientes, é crucial que você faça um treinamento com seus funcionários. A capacitação para melhorar o atendimento faz toda a diferença. Afinal, dificilmente você voltará a um estabelecimento em que foi tratado com desrespeito ou descaso. Mesmo em supermercados, um "bom dia, boa tarde ou boa noite" pode fazer toda a diferença.

Dessa forma, sua empresa gera valor e cativa seu público. Tenha certeza de que o cliente que se sente bem recebido e que conta com um serviço de qualidade está menos propenso a procurar a concorrência.

Assim, os clientes fiéis tendem a desconsiderar a competição do mercado acerca de preços e prestam atenção ao valor que receberam de seu estabelecimento. Fidelizar os clientes é uma das formas mais práticas e acessíveis de estar à frente de seus concorrentes.

E então, ficou claro por que é importante fidelizar os clientes do seu negócio? Quais estratégias você utiliza para conquistar clientes leais? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins