Prime Contabilidade

Organização financeira: sua empresa com tudo em 2019

Organização financeira: sua empresa com tudo em 2019

O início de um novo ano é o período em que muitas pessoas resolvem fazer suas avaliações e assumir novas resoluções para a próxima temporada. Esse costume é muito comum na nossa sociedade, demonstrando ser salutar principalmente no que se refere a abandonar maus hábitos, tomar atitudes positivas antes proteladas e adotar uma nova postura diante dos problemas e desafios postos. Transpor essa “cultura de ano novo” para o mundo empresarial, portanto, é uma ótima oportunidade para se ter um olhar crítico acerca do ano que passou e projetar melhorias para o todo o período que está por vir.

Na maioria dos nichos empresariais (com exceção de alguns setores do comércio varejista), esse ínterim entre o encerramento e o reinício do calendário costuma representar um resfriamento do mercado com um breve desaceleramento das operações. Essa transição torna-se assim um período propício para “botar ordem” na casa por meio de reavaliações de estratégias, correções de erros e melhor organização das práticas operacionais e financeiras.

Como 2019 está apenas começando, achamos de bom tom apresentar algumas dicas que favoreçam a consolidação da sua empresa abordando principalmente aspectos da organização financeira, do planejamento tributário e dos investimentos estratégicos. Estes fatores formam a base sólida sobre a qual toda empresa precisa se sustentar para conquistar saúde financeira e crescimento econômico.

Pronto para entrar em 2019 com os dois pés e conduzir a sua empresa por um caminho seguro? Acompanhe as nossas dicas.

Porque organizar as finanças?

Se no começo do ano as coisas costumam ser mais tranquilas, do meio pro fim a rotina costuma pegar fogo. No corre-corre do dia a dia muitos detalhes podem acabar sendo negligenciados, uma nota que não foi lançada, uma retirada não registrada, um estoque sem cadastro, uma dívida não quitada… No fim tudo isso pode virar uma bola de neve e puxar sua empresa pra baixo mesmo que o faturamento esteja de vento em popa!

Separe finanças pessoais das empresariais

Já falamos sobre isso aqui. Já estamos no futuro, em pleno 2019, aproveite o embalo da reorganização financeira para fixar o pró-labore, separar as contas correntes, evitar retiradas da empresa sem o devido registro e deixar no passado essa prática que só gera problemas e compromete a saúde da empresa.

Entenda e controle os fluxos financeiros

Como organizar sem compreender? Primeiramente, caso você ainda não se sinta completamente seguro sobre os conceitos, gaste um tempo para compreender exatamente a diferença entre receita, faturamento, lucro, gasto, custo, despesa, fluxo de caixa, capital de giro, controle de estoque e outros termos essenciais para a organização financeira do seu negócio.

Tendo tudo isso em mente, utilize formas sistemáticas e práticas de registrar todas suas operações e manter a capacidade de gestão sobre essas variáveis. A disciplina é fundamental para que o controle financeiro dê certo, para isso você pode contar com planilhas eletrônicas ou, melhor ainda, com sistemas automatizados. Mais na frente você verá que a existência e o rigor dessas informações representam a faca e o queijo na hora de definir os rumos da empresa.

Reveja e harmonize sua política de prazos

Os prazos de pagamento que você pratica junto aos seus clientes devem estar harmonizados (1) com o capital de giro que você tem a disposição e (2) com os prazos que os seus fornecedores praticam com sua empresa. Discrepâncias muito grandes nesse sentido podem comprometer sua capacidade de operação e gerar passivos como dívidas e juros.

Aproveite esse momento para negociar com seus fornecedores, não abra mão de obter condições vantajosas, sejam prazos maiores sejam descontos significativos para as compras à vista.

Organizar para investir

Seguindo os passos acima, será possível ter uma visão mais ampla da atual situação financeira da sua empresa. Além disso, organização inevitavelmente gera economia, uma vez que se identificam gastos desnecessários, se evitam desvios e se otimiza os investimentos de rotina.

Esse é o momento para planejar e começar a viabilizar investimentos que elevem sua empresa a um próximo nível. Com planejamento, é possível separar capital, projetar novos ativos e conseguir investir sem se endividar e sem comprometer o seu orçamento.

O que poderia ajudar mais a sua empresa no decorrer deste ano? O que pode aumentar sua lucratividade ou te liberar tempo para se dedicar mais aos negócios? Uma consultoria financeira para terceirizar as burocracias contábeis? Quem sabe dar uma melhorada na fachada? Aplicar algum dinheiro na imagem da empresa lá fora?

Com organização, investimento nenhum é impossível. Você concorda? Deixe o seu comentário abaixo e não esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins