Prime Contabilidade

Saiba quais são as vantagens de um processo seletivo bem feito

Saiba quais são as vantagens de um processo seletivo bem feito

Possuir uma boa gestão de recursos humanos, assim como um plano estratégico de recrutamento, é essencial para um crescimento saudável e organizado. São os funcionários que impulsionam o desenvolvimento do negócio, que podem inovar e criar um ambiente seguro e produtivo.

Quando a empresa não tem um quadro de funcionários especializados e comprometidos com os objetivos da organização, todo o ambiente de trabalho passa a ser prejudicado e a produtividade final fica abaixo do esperado.

Por isso, toda empresa que busca um alto rendimento, independente do seu porte ou segmento, deve ter uma equipe de RH bem treinada e atenta a importância e aos benefícios de um processo seletivo bem feito.

A Prime Contabilidade destacou 5 vantagens do processo de recrutamento e seleção, além de um breve guia para você organizar um processo para a sua empresa. Continue com a gente!

5 vantagens de um processo seletivo bem feito

Otimização de tempo

Processos demorados e complicados podem afastar bons candidatos que estão participando de outros processos para outras vagas. Quando um processo é bem planejado e executado ele flui com mais facilidade, permitindo que a empresa e seus gestores foquem na criação de soluções e planos de desenvolvimento estratégico.

O candidato escolhido também entra no clima da empresa de forma mais rápida, se acostumando com o ambiente de trabalho e gerando mais produtividade.

Para isso, recomenda-se o uso de ferramentas de automação que avaliam e analisam o perfil de cada candidato, fazendo uma espécie de peneira.

Realocação de candidatos

Quando a sua empresa é capaz de gerenciar talentos, analisar o perfil de cada candidato com precisão e adequar à função, outros talentos passam a ser contatos para outras oportunidades.

Essa é uma boa técnica para não ter que refazer processos seletivos todas as vezes que abrir uma nova vaga. Sabe aquele candidato que não passou no processo para o cargo inicial? Com um bom recrutamento, você percebe que ele possui outras qualificações que podem ser usadas a favor do seu negócio e, portanto, pode ser realocado para outra vaga.

Diminuição no índice de turnover

Quando você faz um processo seletivo fraco e corrido você está sujeito a contratar funcionários que não estejam com o mesmo objetivo que a empresa, logo não se comprometem com o desenvolvimento da mesma.

É possível que em menos de seis meses você tenha que fazer outra seleção, pois o contratado inicialmente não se adaptou às exigências da função. Essa rotatividade de profissionais é chamada de turnover, e é bem prejudicial não só para a produtividade e a consistência da equipe, mas também para a imagem da sua marca.

Aumento da produtividade

Nós já falamos bastante sobre produtividade aqui neste artigo, não é mesmo? Mas é preciso que fique claro que o comprometimento do profissional a ser contratado está diretamente relacionado à produtividade geral da equipe. Uma pessoa engajada com os resultados e objetivos da empresa está mais inclinada a apresentar soluções e inovações para o negócio.

Esse comprometimento vai desde ter tranquilidade e competência para exercer a função em questão, até o clima que a pessoa leva para o ambiente de trabalho e que inevitavelmente irá afetar os outros funcionários em volta.

Melhora o clima organizacional

E falando em ambiente de trabalho, esse é um quesito importante a ser pensado na hora da contratação. O recomendado é sempre fazer dinâmicas que coloquem em xeque relacionamentos interpessoais e habilidades de comunicação.

Como já dito aqui, quando o ambiente é agradável todos se sentem mais a vontades e se comprometem mais com o trabalho. Além é claro de evitar questões mais complicadas, como possíveis casos de processos trabalhistas.

Como fazer um recrutamento inteligente

Agora que já te convencemos da necessidade de planejar um bom processo seletivo, fique atento para algumas questões importantes na hora de organizar um recrutamento inteligente.

Antes de mais nada, lembre-se que o processo deve ser feito cuidadosamente e, de preferência, por um profissional especializado. Então o primeiro passo é construir um bom RH na empresa, investindo no desenvolvimento e especialização dos seus funcionários.

Tenha em mente a jornada do candidato até a contratação: descoberta (a vaga precisa estar bem disposta e visível), interesse (descreva bem a vaga, tornando o mais interessante possível), candidatura, seleção (o candidato precisa ser testado) e, por fim, a contratação.

Além das etapas tradicionais e fundamentais para criar um recrutamento, existem algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de colocar o planejamento em prática. A primeira delas é definir um objetivo e criar um planejamento a partir dele. Diferentes funções, assim como habilidades, exigem processos de identificação diferentes.

Fique atento também para a estratégia de divulgação de vaga e atração de candidatos. A plataforma deve ser pensada junto com o tipo de candidato que você quer atrair. Depois que conseguir atrair para o processo, faça uma boa triagem das competências e além de levar em consideração os pré-requisitos, fique atento para a demonstração de interesse do candidato com a vaga.

Entrevistas e dinâmicas em grupos são sempre muito bem-vindas. A partir delas você pode observar como o candidato interage com colegas e como o ambiente pode se tornar, assim como se ele possui inclinação à liderança.

Empresas especializadas

Outra ótima dica para garantir um processo seletivo bem feito é fazer um investimento pontual, mas acertado, em empresas especializadas no assunto.

Caso a sua empresa não possua um setor de RH próprio, pode ser mais vantajoso contratar ajuda do que simplesmente fazer um processo mal feito, ou pior não fazer nenhum processo.

Existem diversas empresas com profissionais especialistas no assunto, com experiência e credibilidade, que além de montar as etapas do processo podem colocá-lo em prática do início ao fim.

A Prime Contabilidade, por exemplo, possui muitos anos de mercado e já colaborou com diversas empresas, desenvolvendo um serviço de expertise e autoridade. Nós trabalhamos com propostas personalizadas, estudadas a partir das necessidades da sua empresa e desenvolvidas com o comprometimento de melhorar a cultura organizacional do seu negócio.

Entre em contato com nossos especialistas e nos conte como podemos te ajudar. Enquanto isso, se inscreva para receber a nossa newsletter e não perder nenhuma novidade aqui no blog da Prime.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu feedback nos comentários e nos conte como podemos te auxiliar.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins