Prime Contabilidade

5 vantagens de ser um médico PJ

5 vantagens de ser um médico PJ

Ser um profissional liberal, como alguns médicos, significa a possibilidade de atuar como pessoa física ou jurídica. Se você está entrando agora no mercado, com certeza já se perguntou qual a categoria mais vantajosa.

Como pessoa física, o profissional deve emitir os recibos e manter um livro-caixa, o que para muitos significa gastar o tempo que não tem para se organizar e manter os dados atualizados para a declaração de Imposto de Renda.

Então, se você está buscando aumentar seu faturamento, poder trabalhar em diversas instituições e diminuir os gastos com os impostos, ser médico PJ talvez seja a melhor opção.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, vamos te contar as 5 vantagens de ser PJ (pessoa jurídica) e explicar mais sobre essa categoria. Vale ressaltar que este artigo pode ser usado por todo e qualquer profissional da saúde, não apenas para médicos.

Boa leitura!

O que é ser um médico PJ?

Um médico pode atuar como pessoa física ou jurídica; aqueles que decidem por serem médicos PJ, possuem um CNPJ em seu nome, de maneira solitária ou com sócios. Desta forma, um médico PJ pode trabalhar em diversas clínicas e hospitais ao mesmo tempo como prestador de serviços.

É uma ótima opção para os profissionais que sentem a necessidade de atuar por conta própria, sem vínculo empregatício exclusivo com outras empresas, seja pela dificuldade de crescimento dentro de apenas uma empresa, ou por outro motivos.

Ele pode ainda abrir uma clínica médica, mas em qualquer que seja o caso, ele pode ser optante do Simples Nacional ou do Lucro Presumido. Em contraponto ao profissional pessoa física, as notas fiscais emitidas devem usar o CNPJ do profissional, e a tributação será calculada de forma diferente.

Vantagens de ser médico PJ

Maiores oportunidades de trabalho

Como já mencionado no artigo, o médico PJ não precisa ter vínculo empregatício exclusivo com alguma clínica ou hospital. Isso significa, em outras palavras, que mais portas estarão abertas para o profissional, sem grandes encargos e burocracias trabalhistas.

Hoje a maior parte dos hospitais e clínicas dão preferência pela contratação de médicos PJ. Isso porque também traz benefícios para a empresa, como a diminuição dos impostos pagos.

Maior retorno financeiro

Como o médico PJ pode fazer a sua própria escala de atendimentos, ele também pode desenvolver um planejamento de mais trabalho e, portanto, mais retorno financeiro.

É claro que é importante analisar as condições de trabalho e considerar bem qual modalidade é mais vantajosa, mas geralmente ser pessoa jurídica traz mais retorno financeiro que ser pessoa física.

Flexibilidade de rotina

Também mencionado no último tópico, a flexibilidade de rotina é uma das principais vantagens de ser PJ; sendo médico ou não.

Ser “chefe de si mesmo” lhe dá a autonomia de montar sua grade de atendimentos conforme a sua própria rotina e interesse em outras instituições. Muitos possuem consultório próprio e dividem o tempo de consulta entre diversas clínicas e hospitais.

Economia com os impostos

Não são só os hospitais que diminuem as obrigações com impostos, o médico PJ também. Por ser uma empresa, os impostos podem ser até 20% menores do que os pagos por um profissional pessoa física.

É claro que, tudo irá depender de um estudo aprofundado sobre qual regime é o mais vantajoso para cada caso. Para isso, você precisará do apoio de um contador experiente.

Acesso a mais crédito

Outra das vantagens de ser PJ está no apoio dado pelas instituições financeiras e outras entidades de acesso ao crédito. Com o status de empresa, seus rendimentos são considerados superiores a de uma microempresa convencional, isso significa que é possível conseguir crédito baseado na sua contabilidade.

Além de abrir caminho para o crescimento profissional, é uma garantia de estabilidade nos momentos difíceis. Saiba mais sobre o empréstimo empresarial, clicando aqui.

Pessoa física ou jurídica? Como decidir?

Imaginamos que as vantagens de ser um médico PJ que mencionamos neste artigo talvez já tenham lhe colocado a um passo da decisão. Mas saber o que é melhor para a sua condição, ser pessoa física ou jurídica, também irá depender da criação de um bom planejamento tributário.

Caso você acredite que não compensa trabalhar como PJ no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, há outras opções enquanto pessoa física que você pode adotar. Entre elas está ser contratado via CLT, ser autônomo e até mesmo ser chamado para assumir um cargo em um concurso público.

O que achou do conteúdo de hoje? Ele te ajudou a tomar uma decisão?

Independente do caminho que você escolher seguir, saiba que com o auxílio da Prime Contabilidade a sua carreira médica pode evoluir muito. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas quanto às suas opções de atuação.

Deixe a burocracia com a gente e se concentre nos seus pacientes!

Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins