Prime Contabilidade

Inadimplência nas empresas: o que é e como diminuir

Inadimplência nas empresas: o que é e como diminuir

A palavra inadimplência carrega consigo o medo de muitos empreendedores. Segundo o Serasa Experian, o número de pessoas físicas e jurídicas inadimplentes chegou a mais de 60 milhões de brasileiros no início de 2021.

Mas você sabe o que é a inadimplência e como reduzi-la? É compreensível que no início e no final do ano as empresas sejam encurraladas com um número expressivo de obrigações fiscais, mas essa não precisa ser uma desculpa para afetar o desempenho, o caixa e o planejamento da sua empresa.

Algumas dicas especiais para empresas podem ajudar a diminuir a inadimplência. São dicas simples e aplicáveis para acabar com as dívidas, como o acompanhamento certo do fluxo de caixa que irá mudar totalmente o seu relacionamento com seus clientes inadimplentes.

Continue lendo!

O que é inadimplência?

A inadimplência é, resumidamente, a falta de pagamento na data de vencimento. E funciona, basicamente, como um ciclo: o cliente não paga na data certa, logo o caixa da empresa não possui o valor suficiente para pagar todas as obrigações fiscais.

O cliente inadimplente pode ser um devedor ocasional, um devedor negligente (mal organizado financeiramente) ou até mesmo um mau pagador (má intenção prévia). É preciso entender como lidar e como evitar cada um destes perfis.

Essa situação afeta diretamente a saúde financeira do seu negócio, e é um dos maiores desafios para qualquer empresa que trabalha com pagamentos recorrentes. Por isso, é preciso cuidado para não deixar as taxas de clientes inadimplentes tão altas.

É pensando nisso que este artigo foi construído. A seguir você irá conferir dicas de como evitar a inadimplência e dicas de como cobrar clientes que já estão inadimplentes.

Como cobrar clientes inadimplentes

Cobrar clientes sempre parece um mau negócio. Afinal, não queremos ser lembrados por um relacionamento ruim, afastando inclusive novos clientes. Por isso, toda cobrança deve ser feita com cuidado. É essencial manter um bom relacionamento no pós-compra, inclusive com os maus pagadores.

Então, para fazer a cobrança, você pode começar mantendo o devedor próximo. Mantenha um cadastro e controle todos os atrasos. Você pode tentar fazer negociações e chegar a um acordo, ou contratar um serviço de cobrança terceirizado. Desta forma, o cliente inadimplente não associa a imagem do cobrador a você, ministrando o acordo em um tom mais neutro sem o envolvimento pessoal e a experiência do cliente com a empresa.

E é claro, determine um plano de cobrança para novas ocasiões. Segundo o Sebrae, você pode construir um plano em 7 etapas, determinando um prazo para cada uma.

1: Envie um aviso de recebimento dando o prazo para pagar a dívida. Deixe claro que ações judiciais podem ocorrer.

2: Não forneça mais o serviço/produto. Entre em contato e anuncie que a medida tomada é graças a situação de inadimplência.

3: Pressione com ligações ou com visitas de profissionais.

4: Peça para que o seu advogado entre em contato com o cliente.

5: Proteste as dívidas no cartório e comunique ao devedor esta providência.

6: Responsabilize os fiadores.

7: Caso nenhuma dessas etapas deem resultado, tome ações jurídicas.

4 dicas de como diminuir a inadimplência nas empresas

Crie uma Régua de Cobrança

Para evitar novos clientes inadimplentes e manter tanto o sistema atualizado, a nossa dica é criar uma “régua de cobrança” lembrando os clientes de que os pagamentos estão próximos.

Você pode criar mensagens automáticas com diferentes periodicidades, baseadas na data de vencimento, utilizando o e-mail, o SMS e o telefone.

Os títulos devem ser chamativos, por exemplo: LEMBRETE (aviso de vencimento em 5 dias), NÃO ESQUEÇA (aviso de vencimento no dia da cobrança), ATRASOU (boleto atrasado), SUSPENSÃO (aviso de suspensão caso o pagamento não seja feito), CANCELADA (aviso do cancelamento e de medidas judiciais).

Aceite e estimule vendas no cartão de crédito/débito

Como as instituições financeiras asseguram o pagamento, a compra com cartões de crédito/débito faz com que os riscos de inadimplência sejam repassados para as administradoras.

Isso significa que o cliente inadimplente deixa de ser um problema da sua empresa, e passa a ser um problema da instituição.

Dê vantagens para pagamentos à vista

E já que falamos sobre formas de pagamento, todo mundo sabe que a forma mais segura e correta para diminuir a inadimplência é o pagamento à vista. Afinal a maneira mais fácil de evitar dívidas, é não abrir margem para as mesmas.

Mas também sabemos que são poucos os brasileiros com tamanho poder econômico para isto. Você pode, portanto, dar motivações para o seu cliente pagar à vista. Pode ser descontos, brindes, criar um clube do cliente onde ele acumula pontos, etc. Desta forma, você cria uma situação de “custo benefício” para o seu cliente.

Um bom estudo de viabilidade permite que o seu negócio opere com uma margem saudável, para fazer isso, não deixe de procurar os serviços especializados da Prime Contabilidade!

Tenha uma boa área do cliente

Imprevistos acontecem, e todo cliente gostaria de ter opções de negociação. Por isso, permita que seus clientes tenham uma página para resolver situações cadastrais e financeiras diretamente por alí.

Além de reduzir as burocracias para a empresa, com a plataforma as pendências são resolvidas de maneira rápida.

Uma boa área irá contemplar questões como: alteração de dados cadastrais; alteração da forma de pagamento; pesquisas de faturas em aberto; faturas anteriores já liquidadas; notas fiscais emitidas; solicitações ao financeiro.

Como você pode ver, evitar a inadimplência pode ser simples. Basta ter um bom sistema de gestão financeira. Quando não se tem todos os documentos e informações contábeis bem atualizadas, é normal se perder com atrasos de pagamentos, por isso, se for necessário, busque um serviços especializado para assessorar a sua empresa.

A Prime Contabilidade pode ser a solução. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Você gosta desse tipo de conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins