Pequenas empresas e a importância do seu controle contábil
Para que pequenas empresas possam ser criadas e mantidas, é preciso ter atenção a diversos fatores. Entre eles, está o controle contábil do negócio.
De acordo com dados do Sebrae, as taxas de mortalidade de novas empresas no Brasil com dois anos de funcionamento ou mais chega a quase 25% e uma das principais causas disso é a má gestão financeira e contábil dos negócios.
Para que sua empresa não figure nessa estatística, confira as nossas dicas a seguir!
A importância da contabilidade em pequenas empresas
A elaboração de demonstrações contábeis, mesmo para aquelas empresas que pertencem ao Simples e que possuem algumas facilidades em relação à elaboração e entrega de informações, é essencial em diversas situações.
Caso a sua empresa necessite de um empréstimo ou financiamento, por exemplo, serão exigidas demonstrações como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Esses dois documentos devem ser elaborados com base na movimentação diária de sua empresa e demonstram a importância da contabilidade para que a sua pequena empresa possa ser gerenciada com total conhecimento e credibilidade.
As vantagens de ter controle em pequenas empresas
Essa é a possibilidade de conhecer, de forma detalhada, quais são os custos, as despesas e receitas do seu empreendimento. Esse detalhamento serve para várias questões como a correta definição do preço de venda dos produtos e serviços que serão comercializados.
Com um preço de venda calculado com precisão, é possível saber a quantidade mínima que deve ser comercializada, quanto cada produto ou serviço permite de lucro de forma individualizada e como está o resultado global da sua pequena empresa.
Também é possível determinar para onde está indo o dinheiro e, no caso de gastos excessivos, é possível cortar alguns custos. No caso das receitas, será possível compreender quem são os seus principais clientes, qual é a periodicidade de compra deles e o valor do ticket médio.
O papel do controle contábil para a obtenção de empréstimo
Para a obtenção de capital de terceiros junto a instituições financeiras, podem ser exigidos extratos bancários e, também, relatórios de faturamento, que deverão estar em dia e ser condizentes com a realidade da sua pequena empresa. Dessa forma, o controle contábil é fundamental na hora de procurar um empréstimo para seu negócio.
Outra possibilidade ligada à necessidade de elaboração das demonstrações contábeis está atrelada a algum possível problema com o Fisco. Seja ele relativo às diferenças em recolhimento de impostos ou, até mesmo, as possíveis ausências no recolhimento. Somente com uma contabilidade em dia é que os detalhes poderão ser realmente verificados.
Projeção de impostos, licitações e o controle contábil
A contabilidade é necessária para que sejam feitos estudos e projeções que permitirão a escolha do regime tributário mais adequado. Ou seja, a melhor forma, dentro da lei, para pagamento de menos impostos.
Os estudos tributários são feitos com base em suas receitas, despesas e outras contas que só podem ser conhecidas por meio dos dados contábeis. Se a sua pequena empresa estiver interessada em participar de uma licitação, que é um processo para fornecimento de bens e serviços para o governo, as demonstrações e os lançamentos deverão estar atualizados. Diversos documentos, entre eles os contábeis, são exigidos para participar desse processo.
Controle de estoques e o controle contábil
Para que não sobrem ou faltem mercadorias, é preciso estar atento ao estoque. Com uma contabilidade integrada, informatizada e otimizada, esse controle fica muito mais fácil para as pequenas empresas. Isso permitirá que você controle prazos, busque melhores condições e fique de olho na inadimplência.
A importância da assessoria contábil
Ao gerir administrativamente uma pequena empresa, pequenos erros financeiros e contábeis podem causar sérios problemas.
Por isso, é aconselhável a integração entre a empresa e sua assessoria contábil, para além de se evitar problemas financeiros que possam comprometer a sustentabilidade do negócio, e para que se possa, também, realizar um bom planejamento financeiro e um planejamento tributário de modo a se reduzir os custos com impostos e melhorar a rentabilidade da empresa.
Sua empresa já tem um bom controle contábil? Você ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Veja Também:
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Últimos Postados
- Vantagens do BPO Financeiro na gestão financeira empresarial
- Posso emprestar o CNPJ?” Veja os riscos e desvantagens
- Entenda como funciona: produtos monofásicos, PIS e COFINS na origem
- Empresa de Assessoria Financeira em Palmas - Conheça os serviços e saiba como contratar
- Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira