Prime Contabilidade

Coworking: o que é e como funciona?

Coworking: o que é e como funciona?

Profissionais autônomos, empreendedores e até os que estão sempre viajando a trabalho possuem um problema em comum: a solidão. Trabalhar sozinho parece excitante no começo, mas com o tempo pode ficar muito chato, comprometendo até mesmo a produtividade, principalmente para quem não tem muita disciplina e se distrai com facilidade

Por que, então, não trabalhar junto com outros profissionais, dividindo recursos, ferramentas e trocando experiências? Este é o princípio fundamental do coworking, uma tendência que se espalha rapidamente pelo mundo todo, um novo padrão de trabalho como alternativa para esse isolamento.

O que é coworking?

É trabalhar “junto e misturado”! Os profissionais dividem o mesmo espaço com outros, mesmo que sejam de empresas ou áreas diferentes, compartilhando valores de comunidade e alcançando uma boa harmonia. É troca, networking e colaboração.

Um espaço de coworking é um local ou empresa com a estrutura necessária para que outras empresas se juntem e desenvolvam seus negócios. Podem ser espaços de fins comerciais ou não, e contam com toda a estrutura de um escritório tradicional.

Se você é uma pequena empresa ou profissional independente, é uma boa ideia utilizar um desses espaços como escritório. É possível contratar um plano baseado em horas de utilização ou até mesmo um plano fixo. Geralmente eles contam com boa estrutura e localização, assim como uma vasta comunidade de profissionais aptos a trocar experiências, com custo muito menor do que ter um escritório próprio.

De onde vem esse termo?

A ideia de coworking foi criada por Bernie De Koven 1999, nos Estados Unidos, mas passou a ser posto em prática apenas em 2005, descrevendo um espaço físico onde profissionais independentes poderiam dividir o mesmo espaço de trabalho. Em 2008, o conceito chegava ao Brasil e hoje tem mostrado um crescimento expressivo.

Em 2017, existiam cerca de 800 escritórios no país. De acordo com o censo realizado anualmente pelo Coworking Brasil, no ano seguinte já havia 1.194 espaços. A tendência é que o número aumente ainda mais neste ano, principalmente por ser um padrão que facilita o trabalho do pequeno empreendedor, colaborando para a redução de gastos.

Serviços que um espaço de coworking deve ter

Assim como em qualquer escritório, os espaços de coworking precisam ser organizados. Além de poder contar com amplas estações de trabalho, você ainda tem outros serviços proporcionados nestes espaços. Para os proprietários, oferecer serviços de boa qualidade pode vir como um diferencial que o cliente procura.
Confira alguns serviços imprescindíveis para um coworking:

1. Internet

Não só neste caso em específico, mas para qualquer empresa ou escritório. No Brasil, sabemos que a internet não é das melhores, por isso, alguns itens devem ser levados em conta, por exemplo: se a conexão cair, tem outra prestadora disponível para atender a demanda ou as pessoas que estiverem lá terão que interromper o trabalho?
Outro item importante é saber se é feito um controle de banda no acesso à rede, pois se um funcionário deseja baixar um arquivo pesado, a internet dos outros pode ficar lenta.
Leia também: Formalização de uma empresa: Guia Prático

2. Estrutura física

Ninguém gosta de trabalhar em um local sujo, sem organização ou conforto. Ar condicionado é algo imprescindível em qualquer lugar. Mesas e cadeiras ergonômicas também valorizam o ambiente, além de trazer conforto para quem passa muito tempo no expediente. Os empreendedores também devem tentar manter uma rotina de limpeza, como ao menos recolher lixo (copos e embalagens de comida) de cima das mesas.

3. Espaço para reuniões

Esta aqui é o coração do coworking. Muitos clientes irão passar somente por este lugar, por isso, devem ser confortáveis e organizados para poder passar uma boa impressão.

4. Telefonia

Nem tudo pode ser resolvido via internet. Alguns clientes podem achar melhor a boa e velha conversa por telefone, por isso, um sistema de telefonia de boa qualidade deve estar disponível, para atender várias pessoas com mais eficiência.

Vantagens

Por ser uma nova ideia de ambiente de trabalho, quem tem interesse em conhecer e adotar estão sempre em busca das vantagens. Por isso, listamos algumas delas!

Flexibilidade

Você não precisa ir para lá todos os dias. Muitas vezes ele pode ser uma alternativa ao home office, para quando você estiver entediado, ou pode passar no escritório em um horário diferente do habitual. Enquanto você não está lá, outros podem utilizar o espaço e assim, todos saem ganhando

Redução de gastos

Como já foi dito, no coworking você paga apenas pelo espaço e pelos recursos que realmente usa. Dessa forma, o custo operacional fica bem mais baixo que seria se você alugasse um escritório próprio.

Networking

É sempre bom conhecer pessoas novas. No espaços de coworking isso vai fazer parte da sua rotina, pois eles estão sempre cheios de profissionais de todas as áreas, o que pode ser ótimo para criar vínculos pessoais e até mesmo novas oportunidades de negócios!

Coworking: mais do que um espaço, um conceito

Por fim, é importante lembrar que, ainda que a definição de coworking esteja diretamente relacionada com esses novos formatos de espaços que abrigam diferentes profissionais, o conceito também abrange outros formatos de relações entre empresas que compartilham alguma estrutura, cliente ou serviço.
Por exemplo, se você possui um escritório de contabilidade e no escritório ao lado funciona um escritório de advocacia com o qual você mantém uma relação profissional, compartilhando o atendimento a alguns clientes e atuando de forma conjunta em alguns casos, essa pode ser considerada também uma relação de coworking, ainda que, neste caso, cada um mantenha sua própria estrutura.

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins